ORIENTAÇÃO DE PAIS E SEU EFEITO SOBRE OS COMPORTAMENTOS SOCIAIS DOS FILHOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lana Augusta Menezes
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3890
Resumo: O presente estudo partiu do pressuposto de que a orientação de Pais tem efeito sobre os comportamentos sociais inadequados de seus filhos. Várias pesquisas confirmam o uso eficaz da Análise Aplicada do Comportamento na modificação do comportamento de pais para mudar o comportamento dos filhos. Durante a infância, as práticas parentais pobres em termos de disciplina e de monitoramento das crianças propiciam as condições iniciais ao surgimento de problemas de conduta. O objetivo do presente estudo foi usar a Orientação de Pais para mudar essas práticas parentais, ensinandoos como reduzir comportamentos sociais inadequados. Utilizou-se um Delineamento de Linha de Base Múltipla entre Sujeitos para demonstrar a eficácia dos procedimentos utilizados. Foram realizados encontros com as mães de cada criança semanalmente por períodos de 1 hora, nos quais foi enfatizada a necessidade do uso de reforçadores positivos contingentes a comportamentos adequados e uso de estratégias não coercivas com relação à disciplina dos filhos. Materiais didáticos com textos e gravuras foram utilizados durante as reuniões de orientação com os pais. Pôde-se observar que o uso eficaz das práticas parentais resultou em alterações na freqüência dos comportamentos inadequados observados no lar, demonstrando a influência da orientação dada às mães sobre a freqüência dos comportamentos das crianças. Também foram realizadas observações de comportamentos sociais inadequados das crianças em sala de aula na escola que freqüentavam. Essas observações foram feitas por 4 dias antes e 4 dias após a intervenção, tendo sido constatado que a freqüência dos comportamentos sociais inadequados das crianças permaneceu mais ou menos a mesma, mostrando que não houve generalização dos efeitos observados no ambiente do lar. É sugerido que futuros estudos programem essa generalização.
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Foram realizados encontros com as mães de cada criança semanalmente por períodos de 1 hora, nos quais foi enfatizada a necessidade do uso de reforçadores positivos contingentes a comportamentos adequados e uso de estratégias não coercivas com relação à disciplina dos filhos. Materiais didáticos com textos e gravuras foram utilizados durante as reuniões de orientação com os pais. Pôde-se observar que o uso eficaz das práticas parentais resultou em alterações na freqüência dos comportamentos inadequados observados no lar, demonstrando a influência da orientação dada às mães sobre a freqüência dos comportamentos das crianças. Também foram realizadas observações de comportamentos sociais inadequados das crianças em sala de aula na escola que freqüentavam. Essas observações foram feitas por 4 dias antes e 4 dias após a intervenção, tendo sido constatado que a freqüência dos comportamentos sociais inadequados das crianças permaneceu mais ou menos a mesma, mostrando que não houve generalização dos efeitos observados no ambiente do lar. É sugerido que futuros estudos programem essa generalização.The present study came out of the premise that Parent Orientation has an effect on inadequate social behaviors of their children. Several researches have confirmed the efficient use of the Applied Analysis of the Behavior in the modification of parents’ behavior to change the behavior of their children. In the period of childhood, parental practices that are poor in terms of discipline and monitoring of children propitiate the initial conditions to the development of problem behaviors. The goal of the present study was to use Parent Orientation to change parental practice, teaching them how to reduce inadequate social behaviors. A Multiple Baseline Design between Subjects was used to demonstrate the efficacy of the procedures used. The meetings with the parents of each child happened for 1 hour once a week and emphasized the need of the use of positive reinforcers contingent on appropriate behaviors and the use of non-coercive strategies in relation to their children’s discipline. Teaching materials with texts and pictures were used during the orientation meetings with parents. It could be observed that the adequate parental practice led to alterations in the frequency of inadequate behaviors observed in the home environment, demonstrating the influence of the orientation given to the mothers in the frequency of the children’s behavior. Observations of the children’s inappropriate social behavior were conducted also in the classroom of the school they attended. These observations were carried out during 4 days before and 4 days after the intervention and it was found that their frequency remained about the same, showing that there was no generalization of the effects observed in the home environment. Future studies should program for generalization.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaDuarte, Ângela Maria Menezeshttp://lattes.cnpq.br/3083679946547043Banaco, Roberto Alveshttp://lattes.cnpq.br/3273490233134293Britto, Ilma A Goulart de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0602507472745269Ferreira, Lana Augusta Menezes2018-02-09T16:20:44Z2003-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, Lana Augusta Menezes. ORIENTAÇÃO DE PAIS E SEU EFEITO SOBRE OS COMPORTAMENTOS SOCIAIS DOS FILHOS. 2003. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-02-10T03:00:13Zoai:ambar:tede/3890Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-02-10T03:00:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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