O reggae na “Jamaica brasileira” : cidadania e política a partir de letras musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maristane de Sousa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3427
Resumo: A cidade de São Luís foi seduzida por um ritmo que conquistou a alma de grande parte da população maranhense negra de baixa renda, o reggae. Outrora nomeada de Atenas Brasileira, Cidade dos Azulejos, Ilha do Amor, a capital do Maranhão passou a receber o codinome de 'Jamaica brasileira', em menção à música do Caribe que se proliferou por todos os cantos da ilha. A cultura maranhense - amplamente reconhecida pelo tambor-de-crioula, o bumba-meuboi, o cacuriá, a Festa do Divino e os terreiros Mina - passou, assim, a ser representada pelo reggae, que veio nas ondas da indústria cultural a partir de meados da década de l970. Apesar de contestado por alguns defensores da “autenticidade cultural”, o roots jamaicano foi adotado por amplos segmentos da população e da juventude negra ludovicense, tornando-se um importante elemento de lazer e identidade étnica. Esta dissertação investiga características místicas, religiosas e políticas que denunciam desigualdades étnicas e sociais, partindo das letras musicais amplamente tocadas e conhecidas na cidade e revelando como a diáspora jeje superou problemas de construção da identidade, ao incorporar o reggae como seu patrimônio cultural. Os resultados colhidos na pesquisa de campo etnográfica indicam o amplo significado social deste patrimônio, materializado nos rituais, nas roupas coloridas com cores panafricanas e nas recorrentes imagens de lion-man que passou a configurar cenário propício para reivindicações de cidadania e direitos políticos. O fenômeno estudado fornece visibilidade ao blefe de tradições atribuídas a um restrito grupo social dominante no Maranhão e aos processos de “higienização” vivenciados historicamente pelos africanos e descendentes. Para melhor situar a complexidade social e simbólica na qual o reggae foi concebido e estabelecido como linguagem identitária, este viés interpretativo reapresenta o ritmo jamaicano, buscando no Egito Antigo as raízes estéticas para o uso dos dreadlocks e no milenar ritual de passagem do povo Masai a figura emblemática do leão.
id PUC_GO_d4583dd9fa82f1a221205926aef29979
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3427
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O reggae na “Jamaica brasileira” : cidadania e política a partir de letras musicaisIdentity and ethnic african descentReggaeCiências HumanasA cidade de São Luís foi seduzida por um ritmo que conquistou a alma de grande parte da população maranhense negra de baixa renda, o reggae. Outrora nomeada de Atenas Brasileira, Cidade dos Azulejos, Ilha do Amor, a capital do Maranhão passou a receber o codinome de 'Jamaica brasileira', em menção à música do Caribe que se proliferou por todos os cantos da ilha. A cultura maranhense - amplamente reconhecida pelo tambor-de-crioula, o bumba-meuboi, o cacuriá, a Festa do Divino e os terreiros Mina - passou, assim, a ser representada pelo reggae, que veio nas ondas da indústria cultural a partir de meados da década de l970. Apesar de contestado por alguns defensores da “autenticidade cultural”, o roots jamaicano foi adotado por amplos segmentos da população e da juventude negra ludovicense, tornando-se um importante elemento de lazer e identidade étnica. Esta dissertação investiga características místicas, religiosas e políticas que denunciam desigualdades étnicas e sociais, partindo das letras musicais amplamente tocadas e conhecidas na cidade e revelando como a diáspora jeje superou problemas de construção da identidade, ao incorporar o reggae como seu patrimônio cultural. Os resultados colhidos na pesquisa de campo etnográfica indicam o amplo significado social deste patrimônio, materializado nos rituais, nas roupas coloridas com cores panafricanas e nas recorrentes imagens de lion-man que passou a configurar cenário propício para reivindicações de cidadania e direitos políticos. O fenômeno estudado fornece visibilidade ao blefe de tradições atribuídas a um restrito grupo social dominante no Maranhão e aos processos de “higienização” vivenciados historicamente pelos africanos e descendentes. Para melhor situar a complexidade social e simbólica na qual o reggae foi concebido e estabelecido como linguagem identitária, este viés interpretativo reapresenta o ritmo jamaicano, buscando no Egito Antigo as raízes estéticas para o uso dos dreadlocks e no milenar ritual de passagem do povo Masai a figura emblemática do leão.The city of St. Louis was seduced by a rhythm that captured the soul of a large population of low income black Maranhao, the reggae. Once nominated Brazilian in Athens, City of Tiles, Island of Love, the capital of Maranhão has given the codename of 'Brazilian Jamaica', in reference to music of the Caribbean that are proliferating in every corner of the island. The Culture from Maranhão - widely recognized by the drum-to-Creole, the bumba-meu-boi, the cacuriá, the Feast of the Divine and terreiros Mine - now, therefore, to be represented by reggae, which came in waves of the cultural industry from the mid-l970. Although disputed by some advocates of "cultural authenticity", the Jamaican roots were adopted by large segments of the population and the Ludovicense black youth, becoming an important element of ethnic identity and leisure. This dissertation investigates mystical characteristics, religious and political inequalities that condemn ethnic and social differences, from the lyrics and music played widely known in the city and showing how the Jeje diaspora overcome problems of construction of identity, to incorporate the reggae as its cultural heritage. The results collected in the ethnographic field research indicate the broad social significance of this heritage, embodied in rituals, in Pan-African colors and recurring images of lion-man who has set propitious scenario for claims of citizenship and political rights. The phenomenon studied provides visibility to the bluff of traditions attributed to a restricted social group dominant in Maranhão and processes of "cleaning" historically experienced by Africans and descendants. To better situate the complex social and symbolic in which the party was conceived and established as language identity, this interpretative bias resubmit the Jamaican rhythm, seeking the roots in Ancient Egypt to the aesthetic use of Dreadlocks and the ancient rite of passage from a Masai people emblematic figure of the lion.Universidade Católica de GoiásInstituto Goiano de Pré-História e AntropologiaBrasilUCGPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio CulturalMattos, Izabel Missagia dehttp://lattes.cnpq.br/7600355155295362Moura, Marlene Castro Ossami dehttp://lattes.cnpq.br/7376067782804492Silva, Carlos Benedito Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/6665907175030944Rosa, Maristane de Sousa2016-08-18T13:59:06Z2009-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Maristane de Sousa. O reggae na “Jamaica brasileira”: cidadania e política a partir de letras musicais. 2009. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural) -- Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-07-20T19:06:03Zoai:ambar:tede/3427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-07-20T19:06:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O reggae na “Jamaica brasileira” : cidadania e política a partir de letras musicais
title O reggae na “Jamaica brasileira” : cidadania e política a partir de letras musicais
spellingShingle O reggae na “Jamaica brasileira” : cidadania e política a partir de letras musicais
Rosa, Maristane de Sousa
Identity and ethnic african descent
Reggae
Ciências Humanas
title_short O reggae na “Jamaica brasileira” : cidadania e política a partir de letras musicais
title_full O reggae na “Jamaica brasileira” : cidadania e política a partir de letras musicais
title_fullStr O reggae na “Jamaica brasileira” : cidadania e política a partir de letras musicais
title_full_unstemmed O reggae na “Jamaica brasileira” : cidadania e política a partir de letras musicais
title_sort O reggae na “Jamaica brasileira” : cidadania e política a partir de letras musicais
author Rosa, Maristane de Sousa
author_facet Rosa, Maristane de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Izabel Missagia de
http://lattes.cnpq.br/7600355155295362
Moura, Marlene Castro Ossami de
http://lattes.cnpq.br/7376067782804492
Silva, Carlos Benedito Rodrigues da
http://lattes.cnpq.br/6665907175030944
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maristane de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Identity and ethnic african descent
Reggae
Ciências Humanas
topic Identity and ethnic african descent
Reggae
Ciências Humanas
description A cidade de São Luís foi seduzida por um ritmo que conquistou a alma de grande parte da população maranhense negra de baixa renda, o reggae. Outrora nomeada de Atenas Brasileira, Cidade dos Azulejos, Ilha do Amor, a capital do Maranhão passou a receber o codinome de 'Jamaica brasileira', em menção à música do Caribe que se proliferou por todos os cantos da ilha. A cultura maranhense - amplamente reconhecida pelo tambor-de-crioula, o bumba-meuboi, o cacuriá, a Festa do Divino e os terreiros Mina - passou, assim, a ser representada pelo reggae, que veio nas ondas da indústria cultural a partir de meados da década de l970. Apesar de contestado por alguns defensores da “autenticidade cultural”, o roots jamaicano foi adotado por amplos segmentos da população e da juventude negra ludovicense, tornando-se um importante elemento de lazer e identidade étnica. Esta dissertação investiga características místicas, religiosas e políticas que denunciam desigualdades étnicas e sociais, partindo das letras musicais amplamente tocadas e conhecidas na cidade e revelando como a diáspora jeje superou problemas de construção da identidade, ao incorporar o reggae como seu patrimônio cultural. Os resultados colhidos na pesquisa de campo etnográfica indicam o amplo significado social deste patrimônio, materializado nos rituais, nas roupas coloridas com cores panafricanas e nas recorrentes imagens de lion-man que passou a configurar cenário propício para reivindicações de cidadania e direitos políticos. O fenômeno estudado fornece visibilidade ao blefe de tradições atribuídas a um restrito grupo social dominante no Maranhão e aos processos de “higienização” vivenciados historicamente pelos africanos e descendentes. Para melhor situar a complexidade social e simbólica na qual o reggae foi concebido e estabelecido como linguagem identitária, este viés interpretativo reapresenta o ritmo jamaicano, buscando no Egito Antigo as raízes estéticas para o uso dos dreadlocks e no milenar ritual de passagem do povo Masai a figura emblemática do leão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-18
2016-08-18T13:59:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Maristane de Sousa. O reggae na “Jamaica brasileira”: cidadania e política a partir de letras musicais. 2009. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural) -- Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3427
identifier_str_mv ROSA, Maristane de Sousa. O reggae na “Jamaica brasileira”: cidadania e política a partir de letras musicais. 2009. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural) -- Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
Brasil
UCG
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
Brasil
UCG
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio Cultural
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791394851880960