VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cirlene Maria da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2160
Resumo: Esta dissertação é um estudo sobre a relação violência e escola. Esta relação é aqui entendida numa perspectiva de totalidade como uma manifestação da questão social, gestada na relação capital e trabalho. A apreensão da violência no contexto da escola pressupôs a análise da política social de educação, das concepções à cerca de violência, valores e escola, bem como, do contexto da região noroeste de Goiânia onde se localiza a escola. Apresentam-se as proposições da escola (alunos, professores e gestores) para o enfretamento da violência no contexto escolar, bem como, os programas desenvolvidos na escola que visam seu enfrentamento. Tais proposições e programas suscitaram na discussão sobre o legado da segurança e sua prevalência na escola, bem como, na possibilidade da constituição dos estudantes como sujeitos de sua história. Tem-se como objetivo contribuir para os estudos a respeito das relações que se estabelecem entre violência e escola, compreendendo-as em suas ambiguidades.
id PUC_GO_d7b9c28b37db99669cdedec10473d3b6
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2160
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.ViolênciaEscolaQuestão socialPolítica socialViolenceSchoolSocial questionSocial politicCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALEsta dissertação é um estudo sobre a relação violência e escola. Esta relação é aqui entendida numa perspectiva de totalidade como uma manifestação da questão social, gestada na relação capital e trabalho. A apreensão da violência no contexto da escola pressupôs a análise da política social de educação, das concepções à cerca de violência, valores e escola, bem como, do contexto da região noroeste de Goiânia onde se localiza a escola. Apresentam-se as proposições da escola (alunos, professores e gestores) para o enfretamento da violência no contexto escolar, bem como, os programas desenvolvidos na escola que visam seu enfrentamento. Tais proposições e programas suscitaram na discussão sobre o legado da segurança e sua prevalência na escola, bem como, na possibilidade da constituição dos estudantes como sujeitos de sua história. Tem-se como objetivo contribuir para os estudos a respeito das relações que se estabelecem entre violência e escola, compreendendo-as em suas ambiguidades.This dissertation is a study on the relation between violence and school. This relationship is understood here in a perspective of wholeness as a manifestation of social issues, conceived in the relationship between capital and labor. The apprehension of violence in the context of the school assumed the analysis of social policy education, the conceptions about the violence, values and school, as well as the context of the northwest region of the Goiania, where the school is located. They present the propositions of the school (students, teachers and administrators) for the confrontation of violence in schools, as well as programs developed in schools aimed at coping. These propositions and programs raised in the discussion about the legacy of safety and its prevalence in school, as well, in the possibility of formation of students as subjects of their history has been designed to contribute to studies on the relationship established between violence and school, understanding them in their ambiguity.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásServiço SocialRibeiro, Eleusa Bilemjianhttp://lattes.cnpq.br/7401490936692419Faria, Sandra dehttp://lattes.cnpq.br/6164952256319056Pinheiro, Veralúciahttp://lattes.cnpq.br/8080898661942973Silva, Cirlene Maria da2016-08-10T10:32:05Z2013-09-252012-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Cirlene Maria da. VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-20T22:21:21Zoai:ambar:tede/2160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-20T22:21:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
title VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
spellingShingle VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
Silva, Cirlene Maria da
Violência
Escola
Questão social
Política social
Violence
School
Social question
Social politic
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
title_short VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
title_full VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
title_fullStr VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
title_full_unstemmed VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
title_sort VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
author Silva, Cirlene Maria da
author_facet Silva, Cirlene Maria da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Eleusa Bilemjian
http://lattes.cnpq.br/7401490936692419
Faria, Sandra de
http://lattes.cnpq.br/6164952256319056
Pinheiro, Veralúcia
http://lattes.cnpq.br/8080898661942973
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cirlene Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Escola
Questão social
Política social
Violence
School
Social question
Social politic
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
topic Violência
Escola
Questão social
Política social
Violence
School
Social question
Social politic
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
description Esta dissertação é um estudo sobre a relação violência e escola. Esta relação é aqui entendida numa perspectiva de totalidade como uma manifestação da questão social, gestada na relação capital e trabalho. A apreensão da violência no contexto da escola pressupôs a análise da política social de educação, das concepções à cerca de violência, valores e escola, bem como, do contexto da região noroeste de Goiânia onde se localiza a escola. Apresentam-se as proposições da escola (alunos, professores e gestores) para o enfretamento da violência no contexto escolar, bem como, os programas desenvolvidos na escola que visam seu enfrentamento. Tais proposições e programas suscitaram na discussão sobre o legado da segurança e sua prevalência na escola, bem como, na possibilidade da constituição dos estudantes como sujeitos de sua história. Tem-se como objetivo contribuir para os estudos a respeito das relações que se estabelecem entre violência e escola, compreendendo-as em suas ambiguidades.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-30
2013-09-25
2016-08-10T10:32:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Cirlene Maria da. VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2160
identifier_str_mv SILVA, Cirlene Maria da. VIOLÊNCIA E ESCOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Serviço Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202256708370432