A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4387 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo expor a respeito do estudo realizado sobre a mediação no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos cursos de formação de professores a distância. É sabido que as TDICs passaram a ser inseridas amplamente na sociedade, porém no ambiente escolar, essas tecnologias ainda parecem ter um certo distanciamento da sala de aula. Esta investigação caracterizou-se como pesquisa bibliográfica documental, buscando aprofundar nos estudos de diversos autores, como:Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D’Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013), Peixoto (2011) e Toschi (2010). A aplicação dessa pesquisa foi de cunho qualitativo. Inicialmente viu-se a necessidade de um levantamento histórico sobre a formação de professores no Brasil, bem como a legislação que rege e estabelece as diretrizes a respeito dos cursos de formação de professores, especificamente o curso de Pedagogia na modalidade EaD – Educação a Distância. Em seguida verificou-se a necessidade de conceituar tecnologias fazendo um breve caminho histórico até chegar a terminologia TDICs, conhecendo assim as ferramentas disponíveis e sua aplicabilidade no processo ensino aprendizagem. Por se tratar de uma pesquisa voltada para a formação de professores, era de se esperar um momento de discussão a respeito do uso dessas ferramentas digitais nos ambientes virtuais de aprendizagem, principalmente nos cursos oferecidos na modalidade EaD. Essa pesquisa foi finalizada com o conceito de mediação pedagógica e sua contribuição nos ambientes virtuais de aprendizagem. |
id |
PUC_GO_d9a64fd1303de7067eec842ae3f83738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4387 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distânciaMediation in the use of digital information and communication technologies in distance teacher education coursesFormação de professores, Tecnologias digitais; EaD - Educação a Distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Mediação pedagógica;teacher education; Digital Technologies; DE; Virtual learning environment; Pedagogical mediation.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa tem como objetivo expor a respeito do estudo realizado sobre a mediação no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos cursos de formação de professores a distância. É sabido que as TDICs passaram a ser inseridas amplamente na sociedade, porém no ambiente escolar, essas tecnologias ainda parecem ter um certo distanciamento da sala de aula. Esta investigação caracterizou-se como pesquisa bibliográfica documental, buscando aprofundar nos estudos de diversos autores, como:Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D’Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013), Peixoto (2011) e Toschi (2010). A aplicação dessa pesquisa foi de cunho qualitativo. Inicialmente viu-se a necessidade de um levantamento histórico sobre a formação de professores no Brasil, bem como a legislação que rege e estabelece as diretrizes a respeito dos cursos de formação de professores, especificamente o curso de Pedagogia na modalidade EaD – Educação a Distância. Em seguida verificou-se a necessidade de conceituar tecnologias fazendo um breve caminho histórico até chegar a terminologia TDICs, conhecendo assim as ferramentas disponíveis e sua aplicabilidade no processo ensino aprendizagem. Por se tratar de uma pesquisa voltada para a formação de professores, era de se esperar um momento de discussão a respeito do uso dessas ferramentas digitais nos ambientes virtuais de aprendizagem, principalmente nos cursos oferecidos na modalidade EaD. Essa pesquisa foi finalizada com o conceito de mediação pedagógica e sua contribuição nos ambientes virtuais de aprendizagem.This research aims to expose about the study on mediation in the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in distance learning teacher education courses. It is well known that TDICs are now widely inserted in society, but in the school environment, these technologies still seem to have a certain distance from the classroom. This research was characterized as documentary bibliographic research, seeking to deepen the studies of several authors, such as: Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D'Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013) , Peixoto (2011) and Toschi (2010). The application of this research was qualitative. Initially, there was the need for a historical survey on teacher training in Brazil, as well as the legislation that governs and establishes the guidelines regarding teacher training courses, specifically the Distance Education Pedagogy course. Then there was the need to conceptualize technologies taking a brief historical path to reach the terminology TDICs, thus knowing the available tools and their applicability in the teaching-learning process. As it is a research focused on teacher education, it was expected a moment of discussion about the use of these digital tools in virtual learning environments, especially in the courses offered in the distance learning modality. This research was concluded with the concept of pedagogical mediation and its contribution in virtual learning environments.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoSiqueira, Teresa Cristina Barbohttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004Peixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Lima, Daniela da Costa Britto Pereirahttp://lattes.cnpq.br/2278807353455371Bernades, Carla Mendonça Lisboa2019-11-20T22:46:34Z2019-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBernades, Carla Mendonça Lisboa. A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância. 2019. 107 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-04T20:51:00Zoai:ambar:tede/4387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-04T20:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância Mediation in the use of digital information and communication technologies in distance teacher education courses |
title |
A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância |
spellingShingle |
A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância Bernades, Carla Mendonça Lisboa Formação de professores, Tecnologias digitais; EaD - Educação a Distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Mediação pedagógica; teacher education; Digital Technologies; DE; Virtual learning environment; Pedagogical mediation. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância |
title_full |
A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância |
title_fullStr |
A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância |
title_full_unstemmed |
A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância |
title_sort |
A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância |
author |
Bernades, Carla Mendonça Lisboa |
author_facet |
Bernades, Carla Mendonça Lisboa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siqueira, Teresa Cristina Barbo http://lattes.cnpq.br/7957583668480004 Peixoto, Joana http://lattes.cnpq.br/5636200472384576 Lima, Daniela da Costa Britto Pereira http://lattes.cnpq.br/2278807353455371 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernades, Carla Mendonça Lisboa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores, Tecnologias digitais; EaD - Educação a Distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Mediação pedagógica; teacher education; Digital Technologies; DE; Virtual learning environment; Pedagogical mediation. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Formação de professores, Tecnologias digitais; EaD - Educação a Distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Mediação pedagógica; teacher education; Digital Technologies; DE; Virtual learning environment; Pedagogical mediation. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo expor a respeito do estudo realizado sobre a mediação no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos cursos de formação de professores a distância. É sabido que as TDICs passaram a ser inseridas amplamente na sociedade, porém no ambiente escolar, essas tecnologias ainda parecem ter um certo distanciamento da sala de aula. Esta investigação caracterizou-se como pesquisa bibliográfica documental, buscando aprofundar nos estudos de diversos autores, como:Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D’Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013), Peixoto (2011) e Toschi (2010). A aplicação dessa pesquisa foi de cunho qualitativo. Inicialmente viu-se a necessidade de um levantamento histórico sobre a formação de professores no Brasil, bem como a legislação que rege e estabelece as diretrizes a respeito dos cursos de formação de professores, especificamente o curso de Pedagogia na modalidade EaD – Educação a Distância. Em seguida verificou-se a necessidade de conceituar tecnologias fazendo um breve caminho histórico até chegar a terminologia TDICs, conhecendo assim as ferramentas disponíveis e sua aplicabilidade no processo ensino aprendizagem. Por se tratar de uma pesquisa voltada para a formação de professores, era de se esperar um momento de discussão a respeito do uso dessas ferramentas digitais nos ambientes virtuais de aprendizagem, principalmente nos cursos oferecidos na modalidade EaD. Essa pesquisa foi finalizada com o conceito de mediação pedagógica e sua contribuição nos ambientes virtuais de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20T22:46:34Z 2019-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Bernades, Carla Mendonça Lisboa. A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância. 2019. 107 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4387 |
identifier_str_mv |
Bernades, Carla Mendonça Lisboa. A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância. 2019. 107 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202271085395968 |