Intervenções positivas com adolescentes em contexto escolar: comparação entre modelos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4330 |
Resumo: | A psicologia positiva é um movimento recente dentro da psicologia, que surge com o objetivo de estudar os aspectos saudáveis dos indivíduos e como eles atuam na promoção de saúde e no desenvolvimento saudável do ser humano. As intervenções dentro desse movimento têm o objetivo de promover nos indivíduos o engajamento, a felicidade e o sentido de vida. Intervenções que promovem saúde e bem-estar são importantes em todas as fases da vida. Contudo, a adolescência tem se mostrado uma fase do desenvolvimento importante para a construção de adultos saudáveis. Devido às mudanças biológicas, comportamentais e cognitivas os adolescentes podem apresentar vulnerabilidades ou se envolverem em situações de risco, tais como exporem-se a situações de violência. Neste trabalho, foram estudadas intervenções positivas no contexto escolar com adolescentes. No primeiro artigo são apresentados os resultados de uma revisão sistemática sobre intervenções com base em psicologia positiva em adolescentes, sem limitação de tempo e idioma. Os resultados apontam que os estudos de intervenções com adolescentes ainda não são numerosos devido ao início recente da psicologia positiva. Devido a esse fato, muitos estudos são replicações adaptadas do estudo realizado por Seligman (2005). Entretanto, os resultados de tais estudos indicam a eficácia dessas intervenções para o aumento de fatores positivos que auxiliam o desenvolvimento de tal população. No segundo artigo são apresentados os resultados dos estudos de eficácia de dois modelos de intervenções psicológicas positivas com adolescentes entre 13 e 17 anos (intervenção psicológica convencional e intervenção corporal). Foram realizadas 8 sessões com duração média de 1 hora cada. Os resultados dos estudos indicam que as intervenções em psicologia positiva têm se mostrado eficazes para aumentar os fatores que promovem saúde mental e bem-estar. Quanto aos fatores considerados de risco, não existe uma tendência clara que as intervenções diminuam os sintomas. Contudo, os fatores de proteção e de risco podem ser variáveis independentes e o fator de proteção pode atuar como moderador do risco. De uma forma geral a intervenção corporal teve um melhor resultado quando comparado a intervenção psicológica positiva no aumento de fatores de proteção e diminuição dos afetos negativos. Estudos futuros podem testar o modelo empírico de mediação ou moderação das variáveis de risco e proteção, bem como fomentar mais estudos de comparação entre modelos. |
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Intervenções positivas com adolescentes em contexto escolar: comparação entre modelospsicologia positiva, adolescente, intervenção psicológica, psicologia positiva, violência, prevenção e saúde.positive psychology, adolescent, psychological intervention, positive psychology, violence, prevention and health.CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA psicologia positiva é um movimento recente dentro da psicologia, que surge com o objetivo de estudar os aspectos saudáveis dos indivíduos e como eles atuam na promoção de saúde e no desenvolvimento saudável do ser humano. As intervenções dentro desse movimento têm o objetivo de promover nos indivíduos o engajamento, a felicidade e o sentido de vida. Intervenções que promovem saúde e bem-estar são importantes em todas as fases da vida. Contudo, a adolescência tem se mostrado uma fase do desenvolvimento importante para a construção de adultos saudáveis. Devido às mudanças biológicas, comportamentais e cognitivas os adolescentes podem apresentar vulnerabilidades ou se envolverem em situações de risco, tais como exporem-se a situações de violência. Neste trabalho, foram estudadas intervenções positivas no contexto escolar com adolescentes. No primeiro artigo são apresentados os resultados de uma revisão sistemática sobre intervenções com base em psicologia positiva em adolescentes, sem limitação de tempo e idioma. Os resultados apontam que os estudos de intervenções com adolescentes ainda não são numerosos devido ao início recente da psicologia positiva. Devido a esse fato, muitos estudos são replicações adaptadas do estudo realizado por Seligman (2005). Entretanto, os resultados de tais estudos indicam a eficácia dessas intervenções para o aumento de fatores positivos que auxiliam o desenvolvimento de tal população. No segundo artigo são apresentados os resultados dos estudos de eficácia de dois modelos de intervenções psicológicas positivas com adolescentes entre 13 e 17 anos (intervenção psicológica convencional e intervenção corporal). Foram realizadas 8 sessões com duração média de 1 hora cada. Os resultados dos estudos indicam que as intervenções em psicologia positiva têm se mostrado eficazes para aumentar os fatores que promovem saúde mental e bem-estar. Quanto aos fatores considerados de risco, não existe uma tendência clara que as intervenções diminuam os sintomas. Contudo, os fatores de proteção e de risco podem ser variáveis independentes e o fator de proteção pode atuar como moderador do risco. De uma forma geral a intervenção corporal teve um melhor resultado quando comparado a intervenção psicológica positiva no aumento de fatores de proteção e diminuição dos afetos negativos. Estudos futuros podem testar o modelo empírico de mediação ou moderação das variáveis de risco e proteção, bem como fomentar mais estudos de comparação entre modelos.Positive psychology is a recent movement within psychology that emerges with the goal of studying the healthy aspects of individuals and how they act in promoting health and in the healthy development of the human being. Interventions within this movement aim to promote engagement, happiness and a sense of life in individuals. Interventions that promote health and well-being are important in all stages of life. However, adolescence has been shown to be an important developmental phase for building healthy adults. Due to biological, behavioral and cognitive changes, adolescents may present vulnerabilities or become involved in situations of risk, such as exposing themselves to situations of violence. In this study, positive interventions were studied in the school context with adolescents. The first article presents the results of a systematic review of interventions based on positive psychology with adolescents, without limitation of time and language. The results indicate that the studies of interventions with adolescents are not yet numerous due to the recent beginning of positive psychology. Due to this fact, many studies are adapted replications of the study realized by Seligman (2005). However, the results of such studies indicate the effectiveness of these interventions to increase positive factors that help the development of such population. The second article presents the results of the efficacy studies of two models of positive psychological interventions with adolescents between 13 and 17 years old (conventional psychological intervention and body intervention). Eight sessions were performed, with an average duration of 1 hour each. The results of the studies indicate that interventions in positive psychology have been shown to be effective in increasing the factors that promote mental health and wellbeing. As for factors considered at risk, there is no clear tendency for interventions to reduce symptoms. However, protection and risk factors can be independent variables and the protection factor can act as a risk moderator. In general, the corporal intervention had a better result when compared to the positive psychological intervention in the increase of protective factors and decrease of the negative affections. Future studies can test the empirical model of mediation or moderation of risk and protection variables. In addition, more studies comparing models.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaZanini, Daniela Sacramentohttp://lattes.cnpq.br/8399407321735975Fernandes, Iorhana Almeida2019-08-13T14:43:23Z2019-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFernandes, Iorhana Almeida. Intervenções positivas com adolescentes em contexto escolar: comparação entre modelos. 2019. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-08-14T04:00:19Zoai:ambar:tede/4330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-08-14T04:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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