INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM ESCOLAS DO CAMPO NOS MUNICÍPIOS DE PIRES DO RIO E PORANGATU (GO).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Angelita
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2524
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar a condição de sobrevivência das escolas de educação do campo no contexto de desenvolvimento sustentável no Estado de Goiás através dos indicadores de sustentabilidade. Um dos desafios em abordar a questão, é apreender o conhecimento através do olhar de vários teóricos que caminham por temáticas como desenvolvimento sustentável, indicadores de sustentabilidade e educação do campo. Tal proposta constitui-se numa tentativa de colaborar com a construção de um quadro que apresente as condições de sustentabilidade das escolas localizadas no espaço rural, visando colaborar com soluções para uma realidade, em que diversos sujeitos estão excluídos e sem acesso ao sistema de ensino regular. O desafio da pesquisa é afirmar e religar o conhecimento através do olhar destes teóricos, no entendimento que a educação do campo reúne vários elementos delimitadores de seu campo próprio de investigação, a partir de suas experiências específicas concretizadas ao longo da formação de sua identidade social. Os eixos centrais delimitados desta pesquisa referem-se aos indicadores de sustentabilidade e educação do campo, analisados em sua interação com os modelos de desenvolvimentos e políticas educacionais adotados no estado de Goiás, por meio dos indicadores de sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), Ministério da Educação e Cultura (MEC), Superintendência de Estatística, Pesquisa e Informações Socioeconômicas (SEPIN).
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spelling INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM ESCOLAS DO CAMPO NOS MUNICÍPIOS DE PIRES DO RIO E PORANGATU (GO).Indicadores de sustentabilidadeEducação do CampoDesenvolvimento SustentávelSustainability IndicatorsRural EducationSustainable DevelopmentCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADAEsta pesquisa buscou investigar a condição de sobrevivência das escolas de educação do campo no contexto de desenvolvimento sustentável no Estado de Goiás através dos indicadores de sustentabilidade. Um dos desafios em abordar a questão, é apreender o conhecimento através do olhar de vários teóricos que caminham por temáticas como desenvolvimento sustentável, indicadores de sustentabilidade e educação do campo. Tal proposta constitui-se numa tentativa de colaborar com a construção de um quadro que apresente as condições de sustentabilidade das escolas localizadas no espaço rural, visando colaborar com soluções para uma realidade, em que diversos sujeitos estão excluídos e sem acesso ao sistema de ensino regular. O desafio da pesquisa é afirmar e religar o conhecimento através do olhar destes teóricos, no entendimento que a educação do campo reúne vários elementos delimitadores de seu campo próprio de investigação, a partir de suas experiências específicas concretizadas ao longo da formação de sua identidade social. Os eixos centrais delimitados desta pesquisa referem-se aos indicadores de sustentabilidade e educação do campo, analisados em sua interação com os modelos de desenvolvimentos e políticas educacionais adotados no estado de Goiás, por meio dos indicadores de sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), Ministério da Educação e Cultura (MEC), Superintendência de Estatística, Pesquisa e Informações Socioeconômicas (SEPIN).This research aimed to investigate the condition of the survival of rural education schools in the context of sustainable development in the State of Goiás through sustainability indicators. One of the challenges in addressing the issue, is to grasp the knowledge through the eyes of several theorists who walk by themes such as sustainable development, sustainability indicators and field education. This proposal constitutes an attempt to collaborate with the construction of a table showing the conditions of sustainability of schools located in rural areas in order to collaborate with solutions to a reality in which various persons are excluded and no access to mainstream education . The challenge of the research is to affirm and reconnect knowledge through the eyes of these theorists, on the understanding that education brings together various elements of the field delimiters of his own field of research, from their specific experiences carried over from the formation of their social identity. The central axes defined in this research relate to sustainability indicators and field education, analyzed its interaction with the models of development and educational policies adopted in the state of Goiás, through sustainability indicators of the Brazilian Institute of Geography (IBGE) Ministry of Education and Culture (MEC), Superintendent of Statistics, Research and Socioeconomic Information (SEPIN).Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Exatas e da TerraBRPUC GoiásEcologia e Produção SustentávelPietrafesa, José Paulohttp://lattes.cnpq.br/5325872034942622Alves, Amone Ináciahttp://lattes.cnpq.br/4562850692564105Silva, Marcos Antonio dahttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669Lopes, Angelita2016-08-10T10:44:28Z2015-02-032013-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Angelita. INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM ESCOLAS DO CAMPO NOS MUNICÍPIOS DE PIRES DO RIO E PORANGATU (GO).. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T19:36:46Zoai:ambar:tede/2524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T19:36:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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