Reino de Deus em Lucas 6,20-26, na teologia da libertação e nas comunidades eclesiais de base

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Cirone Rodrigues de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4951
Resumo: Esta pesquisa analisa o conceito de Reino de Deus em Lucas (6,20-26), na Teologia da Libertação e nas Comunidades Eclesiais de Base. O interesse incide na compreensão do conceito de Reino de Deus nessas vertentes teológicas como construto de uma sociedade alicerçada nos ensinamentos bíblicos para a superação das desigualdades sociais. O objetivo desta dissertação visa aprofundar no conhecimento por meio dos estudos a partir da perícope e dos teóricos a possibilidade da concretização deste anúncio de Jesus na atualidade. O cenário em que se encontram os Bem-aventurados da comunidade lucana por si só revela os pobres, famintos, perseguidos e pessoas chorando como fato recorrente. No outro lado desta realidade social encontram-se os ricos com suas mesas fartas de alimentos, sorridentes, rodeados de falsos profetas e bajuladores. Este recorte bíblico serve de lupa para a Teologia da Libertação ler e interpretar a situação dos pobres na América Latina e no Brasil. O método histórico crítico de interpretação da Bíblia possibilita enxergar as injustiças como causas que levaram os Bem-aventurados padecerem nas periferias. É com a Teologia da Liberação e as Comunidades Eclesiais de Base que os Bem-aventurados latino-americanos têm a oportunidade de vivenciarem os valores do Reino de Deus em comunidade. De solidariedade as CEBs compreendem bem, pois faz parte de sua essência. Por meio dos movimentos sociais e ação comunitária são respostas assertivas para uma sociedade mais justa e fraterna. Os círculos bíblicos e os mutirões solidários expressam claramente as palavras de Jesus que permanecem vivas e atuantes. Finalmente, o conceito de Reino de Deus, nas três vertentes teológicas, simboliza a justiça de Deus que promove os injustiçados dando-lhes condições e dignidades de filhos e filhas de Deus
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O cenário em que se encontram os Bem-aventurados da comunidade lucana por si só revela os pobres, famintos, perseguidos e pessoas chorando como fato recorrente. No outro lado desta realidade social encontram-se os ricos com suas mesas fartas de alimentos, sorridentes, rodeados de falsos profetas e bajuladores. Este recorte bíblico serve de lupa para a Teologia da Libertação ler e interpretar a situação dos pobres na América Latina e no Brasil. O método histórico crítico de interpretação da Bíblia possibilita enxergar as injustiças como causas que levaram os Bem-aventurados padecerem nas periferias. É com a Teologia da Liberação e as Comunidades Eclesiais de Base que os Bem-aventurados latino-americanos têm a oportunidade de vivenciarem os valores do Reino de Deus em comunidade. De solidariedade as CEBs compreendem bem, pois faz parte de sua essência. Por meio dos movimentos sociais e ação comunitária são respostas assertivas para uma sociedade mais justa e fraterna. Os círculos bíblicos e os mutirões solidários expressam claramente as palavras de Jesus que permanecem vivas e atuantes. Finalmente, o conceito de Reino de Deus, nas três vertentes teológicas, simboliza a justiça de Deus que promove os injustiçados dando-lhes condições e dignidades de filhos e filhas de DeusThis research analyzes the concept of the Kingdom of God in Luke (6,20-26), in Liberation Theology and in the Basic Ecclesial Communities. The interest is to focus on understanding the concept of the Kingdom of God in these theological aspects as a construct of a society based on biblical teachings to overcome social inequalities. The aim of this dissertation is to deepen knowledge through studies based on the pericope and theorists on the existence of the possibility of realizing this proclamation of Jesus today. The scenario in which the blessed are found in the Lukan community reveals the poor, hungry, persecuted and people crying as a recurring fact. On the other side of this social reality are the rich with their tables full of food, smiling, surrounded by false prophets and flatterers. This biblical cutout serves as a magnifying glass for Liberation Theology to read and interpret the situation of the poor in Latin America and Brazil. The critical historical method of interpreting the Bible makes it possible to see injustices as causes that led the Blessed to suffer in the slums. It is with Liberation Theology and Base Ecclesial Communities (BECs) that the Blessed Latin Americans have the opportunity to experience the values of the Kingdom of God in unity. The BECs understand solidarity well, as it is part of their essence. Through social movements and community action, they are assertive responses to a more just and fraternal society. Biblical circles and solidarity efforts clearly express the words of Jesus that remain alive and active. Finally, the concept of the Kingdom of God, in the three theological aspects, symbolizes the justice of God that promotes the wronged, giving them conditions and dignities of children of GodPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoSilva, Valmor dahttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694Ferreira, Joel Antôniohttp://lattes.cnpq.br/7610590480120003Perondi, IIdohttp://lattes.cnpq.br/3305694370404556Almeida, Cirone Rodrigues de2023-10-05T18:27:55Z2023-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Cirone Rodrigues de. Reino de Deus em Lucas 6,20-26, na teologia da libertação e nas comunidades eclesiais de base. 2023. 114 f. 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