A GESTÃO AMBIENTAL ENTRE O DISCURSO LEGITIMADOR E PRÁTICAS INSTRUMENTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alberto de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1967
Resumo: O presente estudo objetivou levantar dados sobre o modo como os gestores ambientais percebem a gestão ambiental. Buscou-se embasamento teórico em gestão ambiental, perpassando pelo seu histórico; desenvolvimento do movimento ambientalista no mundo e no Brasil, fatores e evoluções no contexto globalizado e utilização de modelos de gestão ambiental com base no sistema de gestão ambiental (SGA). Trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo e exploratório que procurou apreender as percepções dos gestores ambientais formados em três turmas do curso de pós-graduação lato sensu denominado Gestão Ambiental - Processos Gerenciais e a interface de suas práticas em seus respectivos campos de trabalho. Foram realizados dois estudos. O primeiro visou apresentar o curso que formou os gestores, e o segundo, a percepção dos gestores acerca da gestão ambiental e suas interfaces com as organizações, como egressos do curso. Para coleta de dados, foram utilizados a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Para o estudo 1 escolheu-se intencionalmente uma das coordenadoras do curso e seis professores, em razão de suas influências na formação dos referidos gestores, desde a seleção dos candidatos até a conclusão do trabalho final de curso e observaram-se as categorias percepções da coordenadora/professores acerca da gestão ambiental. No estudo 2, também de forma intencional, foram escolhidos nove gestores considerando suas formações acadêmicas, e o fato de trabalharem e residirem no local de realização do curso e foram observadas as categorias percepções acerca da gestão ambiental; suporte das organizações aos gestores e aplicabilidade do conteúdo aprendido em suas formações . Após a catalogação e análise dos resultados, verificou-se que a educação ambiental, conduzida por uma entidade representativa dos empresários industriais em Goiás, está imersa em inúmeras contradições, pois a preservação ambiental é incompatível com interesses de lucratividade do modo de produção capitalista/econômico. Além do mais, o modelo mecanicista utilizado na educação formal não interpreta a complexidade ambiental que entrelaça natureza, cultura, sociedade, e a dimensão política não é contemplada pela maioria dos educadores. Os resultados desses estudos indicam que a priorização dos lucros pelas organizações leva a uma insensibilidade em relação ao meio ambiente e os egressos do curso não têm poder para intervir nas empresas que apenas cumprem os dispositivos legais e investem mais na sua imagem perante os consumidores, sobretudo se forem exportadoras. O curso realizado pelos gestores foi preponderante para que se estruturassem tecnicamente no mercado de trabalho, mas ficou distante em sua formação a visão crítica de seu papel na organização. Se fortalecida por um modelo educacional crítico e transformador, a sociedade civil, consciente de seu papel participante, pode tornar uma alternativa viável para pressionar o poder hegemônico constituído pelos empresários, políticos do executivo, do legislativo e do judiciário, incitando ministério público a efetivamente cumprir seu papel social.
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Foram realizados dois estudos. O primeiro visou apresentar o curso que formou os gestores, e o segundo, a percepção dos gestores acerca da gestão ambiental e suas interfaces com as organizações, como egressos do curso. Para coleta de dados, foram utilizados a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Para o estudo 1 escolheu-se intencionalmente uma das coordenadoras do curso e seis professores, em razão de suas influências na formação dos referidos gestores, desde a seleção dos candidatos até a conclusão do trabalho final de curso e observaram-se as categorias percepções da coordenadora/professores acerca da gestão ambiental. No estudo 2, também de forma intencional, foram escolhidos nove gestores considerando suas formações acadêmicas, e o fato de trabalharem e residirem no local de realização do curso e foram observadas as categorias percepções acerca da gestão ambiental; suporte das organizações aos gestores e aplicabilidade do conteúdo aprendido em suas formações . Após a catalogação e análise dos resultados, verificou-se que a educação ambiental, conduzida por uma entidade representativa dos empresários industriais em Goiás, está imersa em inúmeras contradições, pois a preservação ambiental é incompatível com interesses de lucratividade do modo de produção capitalista/econômico. Além do mais, o modelo mecanicista utilizado na educação formal não interpreta a complexidade ambiental que entrelaça natureza, cultura, sociedade, e a dimensão política não é contemplada pela maioria dos educadores. Os resultados desses estudos indicam que a priorização dos lucros pelas organizações leva a uma insensibilidade em relação ao meio ambiente e os egressos do curso não têm poder para intervir nas empresas que apenas cumprem os dispositivos legais e investem mais na sua imagem perante os consumidores, sobretudo se forem exportadoras. O curso realizado pelos gestores foi preponderante para que se estruturassem tecnicamente no mercado de trabalho, mas ficou distante em sua formação a visão crítica de seu papel na organização. Se fortalecida por um modelo educacional crítico e transformador, a sociedade civil, consciente de seu papel participante, pode tornar uma alternativa viável para pressionar o poder hegemônico constituído pelos empresários, políticos do executivo, do legislativo e do judiciário, incitando ministério público a efetivamente cumprir seu papel social.The scope of this study was to gather data on the how environment managers perceive their activity. Theoretical basis on environment managing was sought, observing its history; the development of environmental organizations in Brazil and abroad; factors and progresses in the global context, and samples of environmental managing from the Environment Management System (EMS). It consists of a case study of both descriptive and exploratory character focusing on the perceptions of environment managers graduated from three classes of lato sensu post-graduation course in Environment management management processes and on the interface of their praxis on their field of work. Two studies were carried out. The first aimed to present the course taken, and the second raised their perception on environment management and their interfaces with organizations, as graduated from the course. Data were collected from documental analysis and semistructured interview. In study 1 one of the coordinators of the course was intentionally chosen, as well as six other professors. Such choices were made due to their influence on forming the referred professionals, from candidate selection to the final monograph of the course. On this study the categories of the perceptions (of the coordinator/professors) on Environment Management . On study 2, also intentionally, nine managers were chosen based on their academic background and the fact of living and working in the same town of the course. On this study he categories of perceptions on Environment Management; support from organization towards managers and applicability of what was learned on their formation . After tabulation and analysis of data it was possible to conclude that environmental education, conducted by an organization representing industry businessmen in Goiás, is submerged in several contradictions, for environment preservation is incompatible with profit interests of the capitalistic production system. Also, the mechanicist model of formal education does not interpret the environmental complexity, which embraces nature, culture, society and politic dimension. The results of this study point that the priority to profits, given by the organizations, leads to insensitivity concerning the environment, whilst the graduated professionals lack the power to intervene on the industries. Such industries especially those of exporting goods only follow legal policies and invest on their image among consumers. The course on the professionals lives was vital on their technical establishment on the field of work; however it seemed distant in forming a critical sight of their role on the organization. If strengthened by a critical educational model, civil society, aware of its active role, may become a viable alternative to put pressure into the hegemonic power constituted by businessmen, politicians of executive, legislative and judiciary powers, forcing the Public Ministers to actually perform their social role.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaMacêdo, Kátia Barbosahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781842A0Abbad, Gardênia da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6225924782510184Resende, Anita Cristina Azevedohttp://lattes.cnpq.br/9367144408359249Oliveira, Alberto de2016-07-27T14:21:26Z2007-11-132007-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Alberto de. A GESTÃO AMBIENTAL ENTRE O DISCURSO LEGITIMADOR E PRÁTICAS INSTRUMENTAIS. 2007. 134 f. 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