RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NA REGIONAL DE PALMEIRAS DE GOIÁS E SUA REPERCUSSÃO NO MUNDO DO TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Kátia Pereira Coelho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1179
Resumo: A partir do surgimento da classe trabalhadora, forma-se uma nova sociedade, que tem como característica uma nova maneira de organização do trabalho a qual explora o homem. Esta nova organização política e econômica causou também uma reestruturação da categoria de professores, tendo reflexos negativos na política de sua formação, bem como na desvalorização do profissional da educação que acabou por se proletarizar de forma acrítica, principalmente após a feminilização do magistério. Diante desta realidade, após a década de 1970, inicia-se uma mudança na postura dos sindicatos e dos sindicalizados, é nítido o enfraquecimento e o não engajamento dos trabalhadores e suas categorias no processo de luta contra o capital avassalador, percebe-se o poder da ideologia dominando o pensamento e as ações dos assalariados. Mediante esta situação, observa-se que as mulheres professoras além de não se engajarem nas lutas sindicais, também não estão à frente dos postos de poder, alienando-se dos interesses de sua classe. A dominação do capital é de tamanha grandeza que a categoria de professores não conseguiu mudar esta realidade, pois é uma das categorias que mais sofre pressão dos poderes dominantes, principalmente por serem a maioria mulheres, que vem de uma luta pouco valorizada pela sociedade machista, e que não dão oportunidades verdadeiras de transformação desta sociedade. Há uma dominação explícita nas relações de gênero, no qual o trabalho da mulher é visto como prolongamento das atividades domésticas e não como função de emancipação, é predeterminado aos gêneros papel social de acordo com suas habilidades . No interior goiano, mais especificamente na Regional de Palmeiras de Goiás, tais desigualdades são mais acentuadas devido às exigências da sociedade patriarcal serem evidentes e presentes ainda hoje. Estas características induzem mais ainda as desigualdades sociais, o não engajamento da classe de professores/as nas lutas sindicais, a aceitação de uma realidade machista e principalmente a perpetuação destas posturas na sociedade do século XXI. Este campo teórico está entrelaçado com as questões sociais, uma vez que têm grande amplitude e interesse nas relações sociais de gênero.
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Diante desta realidade, após a década de 1970, inicia-se uma mudança na postura dos sindicatos e dos sindicalizados, é nítido o enfraquecimento e o não engajamento dos trabalhadores e suas categorias no processo de luta contra o capital avassalador, percebe-se o poder da ideologia dominando o pensamento e as ações dos assalariados. Mediante esta situação, observa-se que as mulheres professoras além de não se engajarem nas lutas sindicais, também não estão à frente dos postos de poder, alienando-se dos interesses de sua classe. A dominação do capital é de tamanha grandeza que a categoria de professores não conseguiu mudar esta realidade, pois é uma das categorias que mais sofre pressão dos poderes dominantes, principalmente por serem a maioria mulheres, que vem de uma luta pouco valorizada pela sociedade machista, e que não dão oportunidades verdadeiras de transformação desta sociedade. Há uma dominação explícita nas relações de gênero, no qual o trabalho da mulher é visto como prolongamento das atividades domésticas e não como função de emancipação, é predeterminado aos gêneros papel social de acordo com suas habilidades . No interior goiano, mais especificamente na Regional de Palmeiras de Goiás, tais desigualdades são mais acentuadas devido às exigências da sociedade patriarcal serem evidentes e presentes ainda hoje. Estas características induzem mais ainda as desigualdades sociais, o não engajamento da classe de professores/as nas lutas sindicais, a aceitação de uma realidade machista e principalmente a perpetuação destas posturas na sociedade do século XXI. Este campo teórico está entrelaçado com as questões sociais, uma vez que têm grande amplitude e interesse nas relações sociais de gênero.Starting from the appearance of the working class, a new society is formed, which has as characteristic a new way of work organization to explore the men. This new political and economical organization also caused a restructuring of the teachers' category, tending negative reflexes in the politics of graduation, as well as in the education professional s depreciation that came to proletarian in an uncritical way, mostly after the female tendency for teaching. Due to this reality, after the decade of 1970, a change begins in the posture of the unions and their members, it is clear the weakness and the workers' non engagement at their categories in the fight process against the overpowering capital, it is noticed the power of the ideology dominating the thought and the wage earners' actions. By this situation, it has been noticed that the women teachers besides if they do not engage in the union fights, they are not also leading the positions of power, being alienated to the interests of their class. The pro capital dominance is of such greatness that the teachers' category did not get to change this reality, because it is one of the categories that more suffer pressure, from the dominant powers. Mainly because most of them are women, that come from a fight little valued by the macho society, that do not give true opportunities of transformation for this society. There is an explicit dominance in the gender relationships, in which the women's work is seen as prolongation of the domestic activities and not as emancipation function, it is predetermined by the social role in agreement with their abilities. In the goiano country, more specifically in the Regional of Palmeiras de Goiás, such inequalities are more accentuated due to the demands of the patriarchal society are evidenced and present until today. These characteristics induce the social inequalities, the non-engagement of the teachers as class in the union fights, the acceptance of a macho reality and mainly the perpetuation of these postures in the society of the XXI century. This theorical field is interlaced to the social subjects, once they have great amplitude and interest in the social relationships of gender.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoAfonso, Lúcia Helena Rincónhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8Carneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Jonas, Elinehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792596D4Camargo, Kátia Pereira Coelho2016-07-27T13:53:55Z2007-11-202007-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMARGO, Kátia Pereira Coelho. RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NA REGIONAL DE PALMEIRAS DE GOIÁS E SUA REPERCUSSÃO NO MUNDO DO TRABALHO. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-04T22:24:24Zoai:ambar:tede/1179Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-04T22:24:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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