Transformações das religiosidades negras no Brasil : a contribuição da umbanda iniciática em Francisco Rivas Neto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Guilherme de Sá
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4838
Resumo: Parte-se da hipótese de que a chamada umbanda iniciática é uma nova experiência religiosa desenvolvida a partir de uma releitura da umbanda esotérica realizada por Francisco Rivas Neto, discípulo de Woodrow Wilson da Matta e Silva e fundador da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU). A umbanda seria um fenômeno religioso de origem angolana e que teria se apresentado de múltiplas formas a partir de processos sincréticos. Elegeu-se, como principal referencial teórico para esta pesquisa fenomenológica da religião, José Severino Croatto e Sidnei Nogueira. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que contemplou a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos e materiais audiovisuais. A partir de uma abordagem histórica e antropológica, buscou-se resgatar a origem da umbanda a partir da constituição das religiões afro-brasileiras, em um complexo processo sincrético que evidencia o racismo estrutural secular existente, até a releitura da umbanda esotérica, que resultaria na umbanda iniciática. A discussão se deu a partir de quatro temas centrais, que deram condições para verificar a hipótese da dissertação: religiões afro-brasileiras, eurocentrismo, racismo religioso e sincretismo. Para a leitura e análise dos textos estabeleceu-se previamente alguns marcadores: conceituação de religiões afro-brasileiras e ensaio de abordagem de suas expressões; introdução das matrizes formadoras das religiões afro-brasileiras; sincretismo e racismo religioso; nascimento da umbanda brasileira a partir do projeto nacional eugenista; umbanda branca; umbanda esotérica; umbanda iniciática. Ao final, confirmou-se a hipótese proposta, esclarecendo o contexto em que a experiência religiosa da umbanda iniciática surgiu a partir da necessidade de rever anacronismos nos mitos e ritos da umbanda esotérica, escoimando do seu seio o machismo, o racismo, a LGBTfobia, a intolerância religiosa e a misoginia existentes para apresentar uma vivência religiosa inclusiva, verdadeiramente universalista, que atenda aos anseios da sociedade contemporânea
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A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que contemplou a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos e materiais audiovisuais. A partir de uma abordagem histórica e antropológica, buscou-se resgatar a origem da umbanda a partir da constituição das religiões afro-brasileiras, em um complexo processo sincrético que evidencia o racismo estrutural secular existente, até a releitura da umbanda esotérica, que resultaria na umbanda iniciática. A discussão se deu a partir de quatro temas centrais, que deram condições para verificar a hipótese da dissertação: religiões afro-brasileiras, eurocentrismo, racismo religioso e sincretismo. Para a leitura e análise dos textos estabeleceu-se previamente alguns marcadores: conceituação de religiões afro-brasileiras e ensaio de abordagem de suas expressões; introdução das matrizes formadoras das religiões afro-brasileiras; sincretismo e racismo religioso; nascimento da umbanda brasileira a partir do projeto nacional eugenista; umbanda branca; umbanda esotérica; umbanda iniciática. Ao final, confirmou-se a hipótese proposta, esclarecendo o contexto em que a experiência religiosa da umbanda iniciática surgiu a partir da necessidade de rever anacronismos nos mitos e ritos da umbanda esotérica, escoimando do seu seio o machismo, o racismo, a LGBTfobia, a intolerância religiosa e a misoginia existentes para apresentar uma vivência religiosa inclusiva, verdadeiramente universalista, que atenda aos anseios da sociedade contemporâneaWe start from the hypothesis that the so-called initiatory umbanda is a new religious experience developed from a reinterpretation of esoteric umbanda carried out by Francisco Rivas Neto, disciple of Woodrow Wilson da Matta e Silva and founder of the Faculty of Umbanda Theology (FTU). Umbanda would be a religious phenomenon of Angolan origin and that would have presented itself in multiple ways from syncretic processes. This phenomenological research on religion chose José Severino Croatto and Sidnei Nogueira as the main theoretical reference. The methodology used was the bibliographic review that included the reading, analysis and interpretation of books, periodicals and audiovisual materials. From a historical and anthropological approach, we sought to rescue the origin of Umbanda from the constitution of Afro-Brazilian religions in a complex syncretic process that evidences the secular structural racism that existed until the reinterpretation of the esoteric Umbanda that would result in the initiatory Umbanda. This method raised the discussion of four central themes that give conditions to verify the hypothesis of the dissertation: Afro-Brazilian religions, Eurocentrism, religious racism and syncretism. For the reading and analysis of the texts, we previously established some markers: conceptualization of Afro-Brazilian religions and an attempt to approach their expressions; introduction of the formative matrices of Afro-Brazilian religions; syncretism and religious racism; birth of umbanda; white umbanda; esoteric umbanda; initiation umbanda. The conclusion confirmed the hypothesis, clarifying the context in which the religious experience of initiatory umbanda emerged from the need to review anachronisms in the myths and rites of esoteric umbanda, draining from its bosom machismo, racism, LGBTphobia, religious intolerance and misogyny to present an inclusive, truly universalistic religious experience that meets the aspirations of contemporary societyPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoFreitas, Luiz Antônio Signateshttp://lattes.cnpq.br/0464596762919932Moraes, Ângela Teixeira dehttp://lattes.cnpq.br/5759623883813822Ecco, Clóvishttp://lattes.cnpq.br/4282485443095712Martins Filho, José Reinaldo Felipehttp://lattes.cnpq.br/0301627479389830Gismair Martins, Teixeirahttp://buscatextual.cnpq.br/ 27/11/2014Pontes, Guilherme de Sá2022-08-19T12:55:38Z2022-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPontes, Guilherme de Sá. Transformações das religiosidades negras no Brasil: a contribuição da umbanda iniciática em Francisco Rivas Neto. 2022. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-08-20T04:00:33Zoai:ambar:tede/4838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-08-20T04:00:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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