Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4887 |
Resumo: | Esta pesquisa se propôs a investigar de que maneira o Sistema Personalizado de Ensino (PSI) (Keller, 1968), aliado a componentes de jogos, pode contribuir para a eficácia metodológica de programas de treinamento corporativo. Foi criado um treinamento interno sobre criatividade, junto a uma empresa de consultoria em gestão de pessoas e negócios em Goiânia/GO. Foi fundamentado pelas cinco características principais do PSI: (1) ritmo próprio do aluno, (2) domínio sequencial do conteúdo, (3) aulas e demonstrações como canais de motivação, (4) ênfase em textos e manuais e (5) acompanhamento e feedbacks. Foi apresentado em um ambiente híbrido de aprendizagem, com encontros presenciais e com uma plataforma digital e gamificada. Ao final do programa de treinamento, verificou-se a efetividade de um PSI gamificado adaptado e aplicado ao contexto organizacional, de modo que houve 100% de aproveitamento do programa de treinamento pelos participantes até a data sugerida para finalização, resultando, à nível organizacional, em uma ferramenta de educação corporativa fundamentada em princípios científicos da Análise do Comportamento. Embora os dados não tenham sido conclusivos para afirmar que houve aprendizagem operacional por todos os participantes, foi possível observar expansões de repertório verbal, demonstrando evidências de formação de saber declarativo |
id |
PUC_GO_ea8e4bf16bb89a5c3cccd8d21fa74a2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4887 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativoPersonalized teaching and gamification system: corporate training programsEducação corporativaSistema personalizado de ensinoGamificaçãoAnálise do comportamento aplicadaPsicologia organizacionalAprendizagemCorporate educationPersonalized system of instructionGamificationApplied behavior analysisOrganizational psychologyLearningCiências HumanasPsicologiaEsta pesquisa se propôs a investigar de que maneira o Sistema Personalizado de Ensino (PSI) (Keller, 1968), aliado a componentes de jogos, pode contribuir para a eficácia metodológica de programas de treinamento corporativo. Foi criado um treinamento interno sobre criatividade, junto a uma empresa de consultoria em gestão de pessoas e negócios em Goiânia/GO. Foi fundamentado pelas cinco características principais do PSI: (1) ritmo próprio do aluno, (2) domínio sequencial do conteúdo, (3) aulas e demonstrações como canais de motivação, (4) ênfase em textos e manuais e (5) acompanhamento e feedbacks. Foi apresentado em um ambiente híbrido de aprendizagem, com encontros presenciais e com uma plataforma digital e gamificada. Ao final do programa de treinamento, verificou-se a efetividade de um PSI gamificado adaptado e aplicado ao contexto organizacional, de modo que houve 100% de aproveitamento do programa de treinamento pelos participantes até a data sugerida para finalização, resultando, à nível organizacional, em uma ferramenta de educação corporativa fundamentada em princípios científicos da Análise do Comportamento. Embora os dados não tenham sido conclusivos para afirmar que houve aprendizagem operacional por todos os participantes, foi possível observar expansões de repertório verbal, demonstrando evidências de formação de saber declarativoThis research aimed to investigate how the Personalized System of Instruction (PSI) (Keller, 1968), combined with game elements, can contribute to the methodological effectiveness of corporate training programs. An internal training on creativity was created with a consulting company in people and business management in Goiânia/GO. It was based on the five main characteristics of PSI: (1) the student's own pace, (2) sequential mastery of the content, (3) classes and demonstrations as motivation channels, (4) emphasis on texts and manuals and (5) monitoring and feedback. It was presented in a hybrid learning environment, with face-to-face meetings and a digital and gamified platform. At the end of the training program, the effectiveness of a gamified PSI adapted and applied to the organizational context was verified, so that there was a 100% utilization of the training program by the participants until the suggested date for completion, resulting, at the organizational level, in a corporate education tool based on scientific principles of Behavior Analysis. Although the data were not conclusive to state that there was operational learning by all participants, it was possible to observe expansions of verbal repertoire, demonstrating evidence of the formation of declarative knowledgePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e da SaúdeBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaSimonassi, Lorismário Ernestohttp://lattes.cnpq.br/4405420791699259Simonassi, Lorismario ErnestoCoelho, CristianoSanabio-Heck, Elisa TavaresGuimarães, Ana Clara Aguiar2023-06-12T21:45:58Z2021-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Ana Clara Aguiar. Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-07-12T19:08:19Zoai:ambar:tede/4887Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-07-12T19:08:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo Personalized teaching and gamification system: corporate training programs |
title |
Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo |
spellingShingle |
Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo Guimarães, Ana Clara Aguiar Educação corporativa Sistema personalizado de ensino Gamificação Análise do comportamento aplicada Psicologia organizacional Aprendizagem Corporate education Personalized system of instruction Gamification Applied behavior analysis Organizational psychology Learning Ciências Humanas Psicologia |
title_short |
Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo |
title_full |
Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo |
title_fullStr |
Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo |
title_full_unstemmed |
Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo |
title_sort |
Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo |
author |
Guimarães, Ana Clara Aguiar |
author_facet |
Guimarães, Ana Clara Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simonassi, Lorismário Ernesto http://lattes.cnpq.br/4405420791699259 Simonassi, Lorismario Ernesto Coelho, Cristiano Sanabio-Heck, Elisa Tavares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Clara Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação corporativa Sistema personalizado de ensino Gamificação Análise do comportamento aplicada Psicologia organizacional Aprendizagem Corporate education Personalized system of instruction Gamification Applied behavior analysis Organizational psychology Learning Ciências Humanas Psicologia |
topic |
Educação corporativa Sistema personalizado de ensino Gamificação Análise do comportamento aplicada Psicologia organizacional Aprendizagem Corporate education Personalized system of instruction Gamification Applied behavior analysis Organizational psychology Learning Ciências Humanas Psicologia |
description |
Esta pesquisa se propôs a investigar de que maneira o Sistema Personalizado de Ensino (PSI) (Keller, 1968), aliado a componentes de jogos, pode contribuir para a eficácia metodológica de programas de treinamento corporativo. Foi criado um treinamento interno sobre criatividade, junto a uma empresa de consultoria em gestão de pessoas e negócios em Goiânia/GO. Foi fundamentado pelas cinco características principais do PSI: (1) ritmo próprio do aluno, (2) domínio sequencial do conteúdo, (3) aulas e demonstrações como canais de motivação, (4) ênfase em textos e manuais e (5) acompanhamento e feedbacks. Foi apresentado em um ambiente híbrido de aprendizagem, com encontros presenciais e com uma plataforma digital e gamificada. Ao final do programa de treinamento, verificou-se a efetividade de um PSI gamificado adaptado e aplicado ao contexto organizacional, de modo que houve 100% de aproveitamento do programa de treinamento pelos participantes até a data sugerida para finalização, resultando, à nível organizacional, em uma ferramenta de educação corporativa fundamentada em princípios científicos da Análise do Comportamento. Embora os dados não tenham sido conclusivos para afirmar que houve aprendizagem operacional por todos os participantes, foi possível observar expansões de repertório verbal, demonstrando evidências de formação de saber declarativo |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-09 2023-06-12T21:45:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUIMARÃES, Ana Clara Aguiar. Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4887 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, Ana Clara Aguiar. Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e da Saúde Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e da Saúde Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202274665234432 |