Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Neto, Manoel Barbosa dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5066
Resumo: O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) é um mecanismo de financiamento da educação básica pública, que foi instituído em 2007 e renovado em 2020, com novas regras e parâmetros. O novo Fundeb ampliou a participação da União no fundo, criou critérios de distribuição dos recursos e estabeleceu novas condicionalidades para o recebimento da complementação federal. O presente trabalho tem como objetivo geral apreender e analisar o novo Fundeb, enquanto política de financiamento da educação básica pública e seus efeitos nos municípios de Goiás. Os objetivos específicos são: (a) apresentar as novas complementações da União ao Fundeb (VAAF, VAAT, VAAR) e seus desdobramentos para a educação básica em Goiás; (b) identificar os municípios que foram contemplados pelas complementações da União no Fundeb e os que não foram, e analisar as razões dessa ação; (c) discutir os desafios e as perspectivas para a equidade da educação básica nos municípios de Goiás, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e educacionais. A metodologia de pesquisa adotada é a abordagem materialista histórica dialética, que busca compreender a realidade a partir das contradições, das relações e das transformações sociais. A pesquisa é de natureza qualitativa, com base em dados oficiais, legislação, documentos, artigos e livros sobre o tema. Os resultados indicam que o novo Fundeb e suas complementações representam um avanço para o financiamento da educação básica pública em Goiás, mas também apresenta limitações e desafios em sua operacionalização, que exigem uma ação integrada e articulada entre os entes federados, para garantir a qualidade e a equidade da educação nos municípios de Goiás. Este trabalho faz parte do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-GO na linha de pesquisa de Estado, Políticas e Instituições Educacionais recebeu auxílio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
id PUC_GO_ef9da2e367022ce5f555541a918fbc50
oai_identifier_str oai:ambar:tede/5066
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de GoiásReflections on the effect of the new Fundeb on the equity of basic education in the municipalities of GoiásFinanciamentoEducação básicaPolítica educacionalFUNDEBGoiásCiências HumanasEducaçãoO Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) é um mecanismo de financiamento da educação básica pública, que foi instituído em 2007 e renovado em 2020, com novas regras e parâmetros. O novo Fundeb ampliou a participação da União no fundo, criou critérios de distribuição dos recursos e estabeleceu novas condicionalidades para o recebimento da complementação federal. O presente trabalho tem como objetivo geral apreender e analisar o novo Fundeb, enquanto política de financiamento da educação básica pública e seus efeitos nos municípios de Goiás. Os objetivos específicos são: (a) apresentar as novas complementações da União ao Fundeb (VAAF, VAAT, VAAR) e seus desdobramentos para a educação básica em Goiás; (b) identificar os municípios que foram contemplados pelas complementações da União no Fundeb e os que não foram, e analisar as razões dessa ação; (c) discutir os desafios e as perspectivas para a equidade da educação básica nos municípios de Goiás, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e educacionais. A metodologia de pesquisa adotada é a abordagem materialista histórica dialética, que busca compreender a realidade a partir das contradições, das relações e das transformações sociais. A pesquisa é de natureza qualitativa, com base em dados oficiais, legislação, documentos, artigos e livros sobre o tema. Os resultados indicam que o novo Fundeb e suas complementações representam um avanço para o financiamento da educação básica pública em Goiás, mas também apresenta limitações e desafios em sua operacionalização, que exigem uma ação integrada e articulada entre os entes federados, para garantir a qualidade e a equidade da educação nos municípios de Goiás. Este trabalho faz parte do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-GO na linha de pesquisa de Estado, Políticas e Instituições Educacionais recebeu auxílio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)The Basic Education Maintenance and Development Fund and Education Professionals Valuation (FUNDEB) is a financing mechanism of public basic education, which was established in 2007 and renewed in 2020, with new rules and parameters. The new Fundeb increased the Union's participation in the fund, it has created resource distribution discretion and established new conditionalities to receive federal supplementation. The general objective of this work is to learn and analyze the new Fundeb, as a public basic education financing policy and its effects in Goiás counties. The specific objectives are: (a) present the new Union supplements to Fundeb (VAAF, VAAT, VAAR) and its implications for basic education in Goiás; (b) identify the counties that were covered by the Union's supplements into Fundeb and those who were not and analyze this action's reasons; (c) discuss challenges and perspectives for equity in basic education in Goiás counties, considering the political, economic, social and educational aspects. The research methodology adopted is the dialectical historical materialist approach, which seeks to understand reality based on contradictions, of relations and social transformations. The research has a qualitative nature, based on official data, legislation, documents, articles and books about the subject. The results indicate that the new Fundeb and its complements represent an advance for the public basic education financing in Goiás, but also presents limitations and challenges in its operationalization, that require integrated and articulated action, between federated entities, to ensure education quality and equity in Goiás counties. This work received support from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes)Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoMesquita, Maria Cristina Dutrahttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627Mohn, Rodrigo Fideles Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/3964764329397271Rocha, Carlos Antôniohttp://lattes.cnpq.br/1156914809617244Santos Neto, Manoel Barbosa dos2024-06-20T23:34:12Z2023-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS NETO, Manoel Barbosa dos. Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de Goiás. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-06-21T04:00:16Zoai:ambar:tede/5066Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-06-21T04:00:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de Goiás
Reflections on the effect of the new Fundeb on the equity of basic education in the municipalities of Goiás
title Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de Goiás
spellingShingle Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de Goiás
Santos Neto, Manoel Barbosa dos
Financiamento
Educação básica
Política educacional
FUNDEB
Goiás
Ciências Humanas
Educação
title_short Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de Goiás
title_full Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de Goiás
title_fullStr Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de Goiás
title_full_unstemmed Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de Goiás
title_sort Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de Goiás
author Santos Neto, Manoel Barbosa dos
author_facet Santos Neto, Manoel Barbosa dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Maria Cristina Dutra
http://lattes.cnpq.br/4681160650808627
Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
http://lattes.cnpq.br/3964764329397271
Rocha, Carlos Antônio
http://lattes.cnpq.br/1156914809617244
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Neto, Manoel Barbosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Financiamento
Educação básica
Política educacional
FUNDEB
Goiás
Ciências Humanas
Educação
topic Financiamento
Educação básica
Política educacional
FUNDEB
Goiás
Ciências Humanas
Educação
description O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) é um mecanismo de financiamento da educação básica pública, que foi instituído em 2007 e renovado em 2020, com novas regras e parâmetros. O novo Fundeb ampliou a participação da União no fundo, criou critérios de distribuição dos recursos e estabeleceu novas condicionalidades para o recebimento da complementação federal. O presente trabalho tem como objetivo geral apreender e analisar o novo Fundeb, enquanto política de financiamento da educação básica pública e seus efeitos nos municípios de Goiás. Os objetivos específicos são: (a) apresentar as novas complementações da União ao Fundeb (VAAF, VAAT, VAAR) e seus desdobramentos para a educação básica em Goiás; (b) identificar os municípios que foram contemplados pelas complementações da União no Fundeb e os que não foram, e analisar as razões dessa ação; (c) discutir os desafios e as perspectivas para a equidade da educação básica nos municípios de Goiás, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e educacionais. A metodologia de pesquisa adotada é a abordagem materialista histórica dialética, que busca compreender a realidade a partir das contradições, das relações e das transformações sociais. A pesquisa é de natureza qualitativa, com base em dados oficiais, legislação, documentos, artigos e livros sobre o tema. Os resultados indicam que o novo Fundeb e suas complementações representam um avanço para o financiamento da educação básica pública em Goiás, mas também apresenta limitações e desafios em sua operacionalização, que exigem uma ação integrada e articulada entre os entes federados, para garantir a qualidade e a equidade da educação nos municípios de Goiás. Este trabalho faz parte do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-GO na linha de pesquisa de Estado, Políticas e Instituições Educacionais recebeu auxílio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
2024-06-20T23:34:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS NETO, Manoel Barbosa dos. Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de Goiás. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5066
identifier_str_mv SANTOS NETO, Manoel Barbosa dos. Reflexões sobre o efeito do novo Fundeb na equidade da educação básica nos municípios de Goiás. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202275787210752