Rorschach Performance Assessment System em Crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Liliane Domingos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3644
Resumo: O Rorschach Performance Assessment System – R-PAS (Sistema de Avaliação do Desempenho do Rorschach) foi desenvolvido a partir de um corpo de pesquisas empíricas recentes, buscando solucionar limitações identificadas no Método de Rorschach. A presente tese de Doutorado, organizada em quatro seções, tem como objetivo abordar questões referentes às bases psicométricas do Rorschach e do R-PAS, bem como contribuir para a adaptação do novo sistema no Brasil. Na Seção I foi analisada a produção científica nacional e internacional dos últimos onze anos (2006-2016) sobre a normatização do Rorschach para crianças nas seguintes bases de dados: Scielo, Pepsic, PsycNet, Clinical Key, Science Direct, e na plataforma on-line Taylor & Francis. Foi levantado um total de 14 artigos em cujos resultados evidenciou-se a prevalência de pesquisas internacionais sobre o desempenho padrão de crianças provenientes de diversas culturas. A Seção II consiste em uma pesquisa empírica de fidedignidade entre dois avaliadores de um mesmo grupo de pesquisa e dois de grupos diferentes considerando protocolos aplicados segundo o R-PAS. Foram selecionados aleatoriamente 86 protocolos de crianças na faixa etária de 7- 14 anos, de escolas públicas e privadas. Os resultados foram baseados no cálculo do Coeficiente de Correlação Intraclasses (ICC) de 60 variáveis do teste e do Índice de Desenvolvimento (ID). Os índices de correlação foram considerados excelentes em 100% das análises intragrupo e 86,7% das análises extragrupo. Os resultados corroboram pesquisas nas quais se constatou que a fidedignidade entre avaliadores de um mesmo grupo tende a ser maior do que entre os avaliadores de diferentes grupos. A Seção III consistiu em um artigo empírico dedicado à investigação de diferenças de desempenho em função do sexo no Rorschach por meio do R-PAS de 170 meninas e 183 meninos entre 7 e 14 anos, de escolas públicas e privadas, em 60 variáveis do novo sistema. Os resultados indicaram funcionamento semelhante entre os sexos para a maioria das variáveis, mas destacaram-se distinções nos âmbitos cognitivo, de manejo do estresse e interpessoal. As diferenças mais salientes e com tamanhos de efeito maiores foram notadas para os participantes de 13 e 14 anos. Com a mesma amostra, a Seção IV consistiu em um estudo empírico com o objetivo de apresentar o desempenho padrão de 353 crianças não-pacientes para 60 variáveis do R-PAS e o ID. 24 variáveis e o ID exibiram diferenças estatísticas significativas, com tamanhos de efeito grandes e correlações também significativas entre as crianças de diferentes faixas etárias (G1, de 7-9 anos; G2, de 10-12 anos; G3, de 13-14 anos). Notou-se que à medida que aumenta a idade cronológica ocorre a sofisticação dos processos perceptivos no âmbito da cognição, autopercepção, percepção interpessoal, afetos e manejo do estresse, e, consequentemente, aumento da maturidade psicológica. De maneira geral, as quatro seções da tese indicam importantes propriedades psicométricas do Rorschach e do R-PAS em crianças. Tal esforço avança na consolidação científica do instrumento e do sistema no Brasil, qualifica a leitura nomotética dos dados e as interpretações clínicas realizadas com esta técnica.
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spelling Rorschach Performance Assessment System em CriançasAvaliação Psicológica; Psicologia Clínica; Método de Rorschach; R-PAS; crianças.Psychological Assessment; Clinical Psychology; Rorschach Method; R-PAS; children.CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO Rorschach Performance Assessment System – R-PAS (Sistema de Avaliação do Desempenho do Rorschach) foi desenvolvido a partir de um corpo de pesquisas empíricas recentes, buscando solucionar limitações identificadas no Método de Rorschach. A presente tese de Doutorado, organizada em quatro seções, tem como objetivo abordar questões referentes às bases psicométricas do Rorschach e do R-PAS, bem como contribuir para a adaptação do novo sistema no Brasil. Na Seção I foi analisada a produção científica nacional e internacional dos últimos onze anos (2006-2016) sobre a normatização do Rorschach para crianças nas seguintes bases de dados: Scielo, Pepsic, PsycNet, Clinical Key, Science Direct, e na plataforma on-line Taylor & Francis. Foi levantado um total de 14 artigos em cujos resultados evidenciou-se a prevalência de pesquisas internacionais sobre o desempenho padrão de crianças provenientes de diversas culturas. A Seção II consiste em uma pesquisa empírica de fidedignidade entre dois avaliadores de um mesmo grupo de pesquisa e dois de grupos diferentes considerando protocolos aplicados segundo o R-PAS. Foram selecionados aleatoriamente 86 protocolos de crianças na faixa etária de 7- 14 anos, de escolas públicas e privadas. Os resultados foram baseados no cálculo do Coeficiente de Correlação Intraclasses (ICC) de 60 variáveis do teste e do Índice de Desenvolvimento (ID). Os índices de correlação foram considerados excelentes em 100% das análises intragrupo e 86,7% das análises extragrupo. Os resultados corroboram pesquisas nas quais se constatou que a fidedignidade entre avaliadores de um mesmo grupo tende a ser maior do que entre os avaliadores de diferentes grupos. A Seção III consistiu em um artigo empírico dedicado à investigação de diferenças de desempenho em função do sexo no Rorschach por meio do R-PAS de 170 meninas e 183 meninos entre 7 e 14 anos, de escolas públicas e privadas, em 60 variáveis do novo sistema. Os resultados indicaram funcionamento semelhante entre os sexos para a maioria das variáveis, mas destacaram-se distinções nos âmbitos cognitivo, de manejo do estresse e interpessoal. As diferenças mais salientes e com tamanhos de efeito maiores foram notadas para os participantes de 13 e 14 anos. Com a mesma amostra, a Seção IV consistiu em um estudo empírico com o objetivo de apresentar o desempenho padrão de 353 crianças não-pacientes para 60 variáveis do R-PAS e o ID. 24 variáveis e o ID exibiram diferenças estatísticas significativas, com tamanhos de efeito grandes e correlações também significativas entre as crianças de diferentes faixas etárias (G1, de 7-9 anos; G2, de 10-12 anos; G3, de 13-14 anos). Notou-se que à medida que aumenta a idade cronológica ocorre a sofisticação dos processos perceptivos no âmbito da cognição, autopercepção, percepção interpessoal, afetos e manejo do estresse, e, consequentemente, aumento da maturidade psicológica. De maneira geral, as quatro seções da tese indicam importantes propriedades psicométricas do Rorschach e do R-PAS em crianças. Tal esforço avança na consolidação científica do instrumento e do sistema no Brasil, qualifica a leitura nomotética dos dados e as interpretações clínicas realizadas com esta técnica.Rorschach Performance Assessment System – R-PAS – was developed based on recent empirical evidence, as a solution for limitations identified in the Rorscharch Method. In this Doctorate thesis, divided in four sections, it was approached the psychometric basis of Rorschach and R-PAS, and provided an adaptation of this new system for the Brazilian society. In Section I, it was analyzed national and international scientific productions from the past eleven years (2006-2016) about the norms of Rorscharch for children, from the databases Scielo, Pepsic, PsycNet, Clinical Key, Science Direct, and the online platform Taylor & Francis. It was identified a total of 14 studies which results showed a prevalence of international researchs about the standard performance in children from various cultures. Section II is an empirical reliability study between two raters from the same research group and between two different groups considering protocols applied by R-PAS. It was randomly selected 86 protocols of children aged between 7-14 years old, from public and private schools. Results were based on the calculation of the Intraclass Correlation Coefficient (ICC) for 60 variables of the test and the Development Index (DI). The correlation indexes were considered excelent for 100% of the intragrupe analysis and 86,7% for the extragrupe analysis. The results are in agreement with studies that showed that the reliability of raters of the same group are generally higher than that of raters from different groups. Section III is an empirical study dedicated to the investigation of the differences in the performance due to gender in Rorschach, using the R-PAS from 170 girls and 183 boys aged between 7-14 years old, in public and private schools, utilizing 60 variables from the new system. The results showed similar performance between the sexs, but with evident distinctions in the cognitive scope, management of stress and interpersonal area. The most prominent differences and with larger effects were noted for participants aged 13-14 years old. With the same sample, Section IV is an empiric study that aims to present standard performance of 353 non-patient children for 60 variables of R-PAS and the DI. 24 variables and the DI showed significant differences, with a big effect and significant correlations among children in different group of ages (G1, 7-9 years old; G2, 10-12 years old; G3, 13-14 years old). It was observed that as the chronological age increases there is a sophistication of the perceptive processes of cognition, autoperception, interpersonal perception, affects and stress management, thus, increasing the psychological maturity. The four sections of this thesis provide important psychometric properties of Rorschach and R-PAS in children. These represent an advance in the scientific consolidation of this instrument and of the system in Brazil, qualifies the nomothetic evaluation of the data and the clinical interpretation obtained with this technique.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaResende, Ana Cristinahttp://lattes.cnpq.br/5000386479237044Villemor-Amaral, Anna Elisa dehttp://lattes.cnpq.br/0566021147942931Pasian, Sonia Reginahttp://lattes.cnpq.br/6176372094603202Zanini, Daniela Sacramentohttp://lattes.cnpq.br/8399407321735975Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alveshttp://lattes.cnpq.br/0981056864348242Martins, Liliane Domingos2017-04-24T18:31:19Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMartins, Liliane Domingos. Rorschach Performance Assessment System em Crianças. 2016. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-04-25T04:00:23Zoai:ambar:tede/3644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-04-25T04:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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