AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE NAMORO E CASAMENTO EM ADOLESCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwetter, Thais
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1941
Resumo: Este trabalho procura identificar as representações sociais das relações amorosas em adolescentes. A partir da constituição de processos identitários contextualizados no mundo contemporâneo, cuja influência delineia-se sob o prisma do consumismo, da tecnologia e da força midiática, os adolescentes constroem suas representações do namoro, da variante deste o ficar e do casamento. A pesquisa empírica procedeu-se através de entrevistas semidiretivas individuais em um grupo de 26 adolescentes, situados na faixa etária entre quinze e dezessete anos, de ambos os sexos, que cursam o ensino médio em escola da rede particular de ensino. A análise dos dados foi obtida através da leitura dos mesmos pelo programa de análise de dados textuais ALCESTE (Analyse Lexicale par Context d um Ensemble de Segments de Texte), incluindo dois níveis de análise: identificação do campo comum das representações sociais e da posição dos participantes face ao campo comum das representações sociais. Os resultados evidenciaram significativas diferenças nas percepções do objeto representado entre os participantes dos sexos masculino e feminino e ainda no que concernem às representações elaboradas pelos adolescentes mais jovens e mais velhos. Para as meninas o ficar aparece como uma prática evasiva e sem sentido, mas concordam que é um importante caminho para iniciar o namoro, que pode ocorrer com ou sem relações sexuais, o que não é admitido no ficar. Os meninos buscam o ficar em detrimento ao namoro, almejam uma relação passageira, fortuita, pois, no discurso deles, não se interessam por compromissos sérios, ficando o namoro, adiado para o futuro. Tanto o ficar como o namoro, para os meninos, devem ocorrer preferencialmente com relações sexuais. Quanto ao casamento, meninos e meninas tecem suas representações de maneira muito semelhante, como uma prática que desejam para o futuro, após terem atingido os objetivos acadêmicos e profissionais.
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A análise dos dados foi obtida através da leitura dos mesmos pelo programa de análise de dados textuais ALCESTE (Analyse Lexicale par Context d um Ensemble de Segments de Texte), incluindo dois níveis de análise: identificação do campo comum das representações sociais e da posição dos participantes face ao campo comum das representações sociais. Os resultados evidenciaram significativas diferenças nas percepções do objeto representado entre os participantes dos sexos masculino e feminino e ainda no que concernem às representações elaboradas pelos adolescentes mais jovens e mais velhos. Para as meninas o ficar aparece como uma prática evasiva e sem sentido, mas concordam que é um importante caminho para iniciar o namoro, que pode ocorrer com ou sem relações sexuais, o que não é admitido no ficar. Os meninos buscam o ficar em detrimento ao namoro, almejam uma relação passageira, fortuita, pois, no discurso deles, não se interessam por compromissos sérios, ficando o namoro, adiado para o futuro. Tanto o ficar como o namoro, para os meninos, devem ocorrer preferencialmente com relações sexuais. Quanto ao casamento, meninos e meninas tecem suas representações de maneira muito semelhante, como uma prática que desejam para o futuro, após terem atingido os objetivos acadêmicos e profissionais.The presented project has the objective to identify the social representations of affectionate relationships between teenagers. Observing some elements of the contemporary society, of which the act of consuming, the high-technology and the power of the media are its main characteristics, the teenagers make their performance of a passionate attachment, a romantic relation without any compromise or even about a marriage. The empirical research through the interview of twenty-six teenagers. Their ages varied between fifteen and seventeen years old, of both type of sex and they were attending school according to the Brazilian system of education in private schools. The analysis of the data was gotten by the reading of the same ones through the program of analysis about the literal data ALCESTE (Analyse Lexicale par Context d um Ensemble de Segments de Text), comprehending two levels of analysis: identification about the common side of the social representation and about the position of the participants facing the common side of the social representation. The results evidenced significant differences about the perceptions of the represented object between participants related to the masculine and feminine sex and still more between younger and older teenagers. For the girls the act of ficar , comes out as a nonsense practice but they agree of being an important way to start a love relationship which may occur with or without sexual relations, not being accepted during the ficar . The boys search for ficar instead of dating, looking for ephemera relations since, according to them, they are not interested in serious compromises being a love affair postponed to the future. Both ficar and a dating may preferable include sexual relations. As for the marriage, boys and girls create their representations in such a similar thought as a practice for the future, after achieving their academic and professional target.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaCampos, Pedro Humberto FariaCampos, Denise Teles Freirehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792571U2Oliveira, Denize Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/0539303957929668Schwetter, Thais2016-07-27T14:21:12Z2007-01-152006-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSCHWETTER, Thais. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE NAMORO E CASAMENTO EM ADOLESCENTES. 2006. 111 f. 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