A REPRESENTAÇÃO DE OBJETOS RELIGIOSOS COMO MITIGADORA DA DOR E CATALISADORA DA ESPERANÇA PARA OS PAIS E FAMILIARES DE CRIANÇAS EM TRATAMENTO CLÍNICO NA PEDIATRIA DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DE GOIÁS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Aldemario Alves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3725
Resumo: A representação de objetos religiosos como mitigadores da dor e catalisadores da esperança para os pais e familiares de crianças em tratamento clínico tem a importância de retratar a necessidade da manutenção de práticas que traspassaram os séculos, as quais caracterizaram o ethos de certas comunidade. Esse estudo teve por objetivo identificar o sentido do objeto sagrado e a religiosidade dos cuidadores de pacientes internados em ambiente hospitalar. O problema central foi compreender quais são as representações frente aos objetos considerados sagrados. Os dados revelaram a prática de uma ética social, integrada em regras de convívio, de difícil compreensão na pós-modernidade. Constatou-se a desigualdade social e a dependência de benefícios públicos. A prevalência de uma cultura tradicional relativa ao sentido da vida nos momentos de dor e de eminência da morte foram recorrentes à figura da mulher e o apego à representatividade da segurança na religiosidade e a busca por melhores condições diante as suas aflições. Confirmou-se a manutenção de práticas que traspassaram os séculos, as quais caracterizaram o ethos de certas comunidade. A fragilidade emocional influenciou na busca pelo conforto, esperança, força, via religiosidade: solicitação da oração, uso de imagens, objetos, bíblias, lenços, terços e óleo benzido. Devido o acúmulo da responsabilidade do cuidado pela mãe sugere-se divulgação dos benefícios sócio-assistenciais aos cuidadores do sexo masculino, o que promoverá a sensibilização sobre a importância do seu papel perante o paciente. Torna-se urgente a capacitação para o cuidado aos filhos para essa clientela e concomitantemente o redimensionamento da unidade física hospitalar para que possam colocar seus pertences e sala de integração e multimídia. Para o apoio psicossocial indica-se a disponibilização de bolsa de apoio financeiro durante a hospitalização, para pagamento a terceiros e aumento do quadro de funcionários habilitados ao apoio à cuidadora. Concluiu-se sobre a necessidade da capacitação profissional sobre o processo da assistência psicoespiritual para a compreensão das expressões religiosas, a ser viabilizada mediante o planejamento de estratégias de intervenção, roda de discussão, palestras, implantação e implementação de espaço físico apropriado para a prática individual da religiosidade nos ambientes hospitalares, como medida de prevenção de conflitos e distúrbios de comportamento frente às crianças hospitalizadas, tais como cenas de desespero, aflição, preces repetidas e comportamentos similares, que possam provocar alterações significativas no quadro clínico dos pacientes e acompanhantes.
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Os dados revelaram a prática de uma ética social, integrada em regras de convívio, de difícil compreensão na pós-modernidade. Constatou-se a desigualdade social e a dependência de benefícios públicos. A prevalência de uma cultura tradicional relativa ao sentido da vida nos momentos de dor e de eminência da morte foram recorrentes à figura da mulher e o apego à representatividade da segurança na religiosidade e a busca por melhores condições diante as suas aflições. Confirmou-se a manutenção de práticas que traspassaram os séculos, as quais caracterizaram o ethos de certas comunidade. A fragilidade emocional influenciou na busca pelo conforto, esperança, força, via religiosidade: solicitação da oração, uso de imagens, objetos, bíblias, lenços, terços e óleo benzido. Devido o acúmulo da responsabilidade do cuidado pela mãe sugere-se divulgação dos benefícios sócio-assistenciais aos cuidadores do sexo masculino, o que promoverá a sensibilização sobre a importância do seu papel perante o paciente. Torna-se urgente a capacitação para o cuidado aos filhos para essa clientela e concomitantemente o redimensionamento da unidade física hospitalar para que possam colocar seus pertences e sala de integração e multimídia. Para o apoio psicossocial indica-se a disponibilização de bolsa de apoio financeiro durante a hospitalização, para pagamento a terceiros e aumento do quadro de funcionários habilitados ao apoio à cuidadora. Concluiu-se sobre a necessidade da capacitação profissional sobre o processo da assistência psicoespiritual para a compreensão das expressões religiosas, a ser viabilizada mediante o planejamento de estratégias de intervenção, roda de discussão, palestras, implantação e implementação de espaço físico apropriado para a prática individual da religiosidade nos ambientes hospitalares, como medida de prevenção de conflitos e distúrbios de comportamento frente às crianças hospitalizadas, tais como cenas de desespero, aflição, preces repetidas e comportamentos similares, que possam provocar alterações significativas no quadro clínico dos pacientes e acompanhantes.The representation of religious objects as pain mitigators and hope catalyzers for parents and relatives of children in clinical treatment has the importance of portraying the necessity of maintaining practises that ran through centuries, those that characterize the ethos of certain communities. This study had its aim on identifying the signification of the sacred object and the religiousness of the caretakers of internship patients in hospital environment. The central problem was to understand what was the representations in face of the objects considered as sacrede.The data revealed the practice of a social ethics, integrated in rules of living together, difficult to understand in post-modernity. It was verified the social inequality and dependancy of public benefits. The prevalence of a traditional culture about he life meaning in moments of pain and death proximity were recurrent to the woman figure and the attachment to the security representativeness in religiousness and the search por better conditions facing afflictions. The maintenance of practices that ran through centuries, that confirmed the ethos of certain communities. The emotional fragility influenced on the search for comfort, hpe, strength, through religiousness: asking for prayers, using imagens, objects, bibles, handkerchiefs, chaplets and blessed oils. Due to the amount of responsibility over the mother figure, it is suggested the divulging of the social and assistencial benefits to the masculine caretakers, that would promote sensibilization about the importance of their roles in face of children. It is urgent the training to the caretaking of children to these and at the same time, the resizing of the physical unit of the hospital to receive them and a multimedia and welcome room. To the social and psychological support it is indicated to make available a special fund to support them during hospitalization, and the same to pay other services, including increase the number of employees able to support caretakers. This is to conclude that there is a necessity of training professionals to support caretakers psychologically and spiritually to the comprehension of religiousness expressions, made possible by planning intervention strategies, discussions, lectures and creating and reshaping appropriate physical spaces to religious practeses in hospital environment, as a prevent measure against conflicts and behaviour disturbs in front of internship children, such as despair scenes, affliction, repeated prayers and similar behaviour that would cause significative alteration on the inpatient and companions.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de TeologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoPassos, Paulo Rogerio Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/9335233678140600Quadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Junqueira, Marciclene de Freitas Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/0244674475704439Souza, Aldemario Alves de2017-08-09T19:03:28Z2017-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Aldemario Alves de. A REPRESENTAÇÃO DE OBJETOS RELIGIOSOS COMO MITIGADORA DA DOR E CATALISADORA DA ESPERANÇA PARA OS PAIS E FAMILIARES DE CRIANÇAS EM TRATAMENTO CLÍNICO NA PEDIATRIA DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DE GOIÁS. 2017. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-08-10T04:00:28Zoai:ambar:tede/3725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-08-10T04:00:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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