Historicidade e práticas educativas da educação prisional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Suely Franco de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4715
Resumo: Esta dissertação, apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação, está vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O objeto de estudo desta pesquisa, a educação no sistema prisional, é um fato sócio-político-educativo distinto, novo e carente de uma proposta pedagógica específica, pois esta modalidade de ensino, no Brasil, possui como orientações normativas apenas as diretrizes gerais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, considerando o necessário recorte temático este estudo teve como objetivo geral investigar a construção da Educação Prisional no Brasil analisando, de uma perspectiva histórica, os limites e as possibilidades dessa modalidade de prática educativa. Os objetivos específicos se propuseram analisar o processo de institucionalização, de organização do espaço físico, administrativo e pedagógico, e também das práticas educativas desenvolvidas nas salas de aula do cárcere. Os dados apresentados nesta pesquisa, resultam de um estudo investigativo realizado por meio de pesquisa documental de textos legais como a Constituição Federal (CF), A Lei de Execução Penal (LEP), e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e de fontes bibliográficas relativas ao tema abordado. Para uma abordagem teórica foram consideradas as formulações de Michel Foucault que tratam da sociedade disciplinar, com vistas ao entendimento dos discursos e práticas existentes nas instituições educativas contemporâneas e também de Paulo Freire que propõe uma educação libertadora para a superação das desigualdades sociais. A conclusão deste estudo nos remete ao entendimento de que a educação nas prisões, assim como em toda modalidade de educação escolar, deve ter por finalidade a formação do sujeito de forma crítica, autônoma e criativa; uma educação cidadã que considere o reeducando em sua totalidade, procurando dar expressão à diversidade e às modalidades ampliadas de formação escolar
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O objeto de estudo desta pesquisa, a educação no sistema prisional, é um fato sócio-político-educativo distinto, novo e carente de uma proposta pedagógica específica, pois esta modalidade de ensino, no Brasil, possui como orientações normativas apenas as diretrizes gerais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, considerando o necessário recorte temático este estudo teve como objetivo geral investigar a construção da Educação Prisional no Brasil analisando, de uma perspectiva histórica, os limites e as possibilidades dessa modalidade de prática educativa. Os objetivos específicos se propuseram analisar o processo de institucionalização, de organização do espaço físico, administrativo e pedagógico, e também das práticas educativas desenvolvidas nas salas de aula do cárcere. Os dados apresentados nesta pesquisa, resultam de um estudo investigativo realizado por meio de pesquisa documental de textos legais como a Constituição Federal (CF), A Lei de Execução Penal (LEP), e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e de fontes bibliográficas relativas ao tema abordado. Para uma abordagem teórica foram consideradas as formulações de Michel Foucault que tratam da sociedade disciplinar, com vistas ao entendimento dos discursos e práticas existentes nas instituições educativas contemporâneas e também de Paulo Freire que propõe uma educação libertadora para a superação das desigualdades sociais. A conclusão deste estudo nos remete ao entendimento de que a educação nas prisões, assim como em toda modalidade de educação escolar, deve ter por finalidade a formação do sujeito de forma crítica, autônoma e criativa; uma educação cidadã que considere o reeducando em sua totalidade, procurando dar expressão à diversidade e às modalidades ampliadas de formação escolarThis dissertation, presented like a partial requirement to the acquisition of the title of master in Education, is linked to the research line of Theories of Education and Pedagogics Process of the Post graduate Program in Education, in the Pontifical Catholic University of Goiás. The object of this research, the education in the prison system, is a socio, political and educational fact which is distinct, new and lacking a specific pedagogical proposal, because this modality of teaching, in Brazil, has as normative orientation only the general guidelines of Youth and Adult Education. Considering the necessary view thematic this study has as main goal to investigate the construction of the Prison Education in Brazil analyzing, in historic perspective, the limits and the possibilities of this modality of education. The specific goals propose to analyze the processes of institutionalization, organization of the physical space, administrative and pedagogical, and also to analyze the educational practices developed in the prison classrooms. The data presented in this research result from an investigative studying accomplished through documental research in legal texts like the Brazilian Federal Constitution, The Criminal Enforcement Law, and the Law of Guidelines and Basis of National Education, and bibliographical sources related to the theme. For a theoretical approach were considered the Michel Foucault¿s formulations which treat of disciplinary society, looking at the understanding of the discourses and existing practices in the contemporary educational institutions and also about Paulo Freire who proposes a liberating education to the overcoming of the social differences. The conclusion of this studying refers to the understanding that the education in prisons, like all of the modalities of schooling, must have by finality the subject formation in a critical, autonomous and creative way; a citizen education that considers the reeducating in his entirely, looking to express the diversity and the modalities of scholar formation. Keywords: Education in prisons; Disciplinary society; Resocialization of prison prisoner; Education to libertyEsta disertación, presentada como requisito parcial para la obtención del título de Maestría en Educación, está vinculada a la Línea de Investigación Teorías de la Educación y Procesos Pedagógicos del Programa de Posgrado en Educación, de la Pontificia Universidad Católica de Goiás. El objeto de estudio de esta investigación: la educación en el sistema penitenciario, es un hecho socio-políticoeducativo, nuevo y carente de una propuesta pedagógica específica, ya que este tipo de educación en el Brasil tiene como directrices normativas sólo las directrices generales de la Educación de Jóvenes y Adultos (EPJA). Así, considerando el necesario recorte temático, el objetivo general de este estudio fue investigar la construcción de la Educación Penitenciaria en Brasil, analizando, desde una perspectiva histórica, los límites y las posibilidades de este tipo de práctica educativa. Los objetivos específicos fueron analizar el proceso de institucionalización, la organización del espacio físico, administrativo y pedagógico, así como las prácticas educativas desarrolladas en las clases de la prisión. Los datos presentados en esta investigación, resultan de un estudio investigativo realizado a través de la investigación documental de textos legales como la Constitución Federal (CF), La Ley de Ejecución Penal (LEP), y la Ley de Directivas y Bases de la Educación Nacional (LDB), y fuentes bibliográficas relacionadas con el tema abordado. Para un enfoque teórico se consideraron las formulaciones de Michel Foucault que tratan de la sociedad disciplinaria, con miras a comprender los discursos y las prácticas existentes en las instituciones educativas contemporáneas y también Paulo Freire que propone una educación liberadora para superar las desigualdades sociales. La conclusión de este estudio nos lleva a entender que la educación en las prisiones, así como en toda modalidad de educación escolar, debe tener como propósito la formación del sujeto de manera crítica, autónoma y creativa; una educación ciudadana que considere al interno en su totalidad, buscando dar expresión a la diversidad y a las modalidades ampliadas de la educación escolarPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Tiballi, Elianda Figueiredo ArantesFilho, Ronaldo ManziCavalcante, Cláudia ValenteOliveira, Suely Franco de2021-10-27T19:30:07Z2021-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, Suely Franco de. Historicidade e práticas educativas da educação prisional no Brasil. 2021. 110 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-10-28T04:00:37Zoai:ambar:tede/4715Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-10-28T04:00:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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