Escola estadual de tempo integral: análise de teses e dissertações em programas de pós-graduação em educação no Estado de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Agmélia Eterna Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4476
Resumo: Vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), esta pesquisa objetivou identificar e analisar o objeto “escola de tempo integral” nas dissertações e teses publicadas em Programas de Pós-Graduação em Educação do Estado de Goiás, no período de 2008 a 2018. Os objetivos específicos foram: identificar os objetivos das pesquisas sobre escola pública de tempo integral; identificar as bases teóricas-metodológicas que sustentam as pesquisas produzidas nos programas de pós-graduação estudados; apreender as conclusões apontadas nas pesquisas sobre escola de tempo integral. Para tratar a temática, optou-se pela pesquisa do tipo Estado do Conhecimento com vistas à identificação da constituição da temática em estudo (VOSGERAU; ROMANOWSKI, 2014; ROMANOWSKI; ENS, 2006; FERREIRA, 2002). O corpus foi organizado com base nos dados obtidos nos bancos de dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Estado de Goiás. A limitação do interstício temporal considerou os mapeamentos de Ribetto e Maurício (2009), que cobriram o período entre 1996 a 2008, e o Programa Mais Educação, implementado em 2007. As reflexões tecidas tiveram como aporte teórico, estudos e pesquisas que discutem a temática em questão (PARO, 1988; CAVALIERE, 2009; SANTOS, 2009; NUNES, 2011; SILVA, 2011, LIBÂNEO, 2012; MAURICIO, 2013; LIMONTA, 2014, entre outros). Os resultados desta pesquisa são apresentados sob duas dimensões: descritiva e analítica. Na primeira, os dados foram organizados e tabulados conforme informações obtidas no fichamento. Na segunda foi realizada a partir da constatação de aspectos que permeiam o corpus, destacando-se as tendências e as tensões. Os resultados revelam que o processo de implementação das Escolas de Tempo Integral no Estado de Goiás ocorreu de forma tumultuada, às escolas improvisaram estrutura física e recursos materiais humanos para iniciarem o funcionamento de tempo integral e tendem a sobrepor as funções da escola de integração e acolhimento social à sua missão pedagógica ligada ao conhecimento e à aprendizagem escolar
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Os objetivos específicos foram: identificar os objetivos das pesquisas sobre escola pública de tempo integral; identificar as bases teóricas-metodológicas que sustentam as pesquisas produzidas nos programas de pós-graduação estudados; apreender as conclusões apontadas nas pesquisas sobre escola de tempo integral. Para tratar a temática, optou-se pela pesquisa do tipo Estado do Conhecimento com vistas à identificação da constituição da temática em estudo (VOSGERAU; ROMANOWSKI, 2014; ROMANOWSKI; ENS, 2006; FERREIRA, 2002). O corpus foi organizado com base nos dados obtidos nos bancos de dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Estado de Goiás. A limitação do interstício temporal considerou os mapeamentos de Ribetto e Maurício (2009), que cobriram o período entre 1996 a 2008, e o Programa Mais Educação, implementado em 2007. As reflexões tecidas tiveram como aporte teórico, estudos e pesquisas que discutem a temática em questão (PARO, 1988; CAVALIERE, 2009; SANTOS, 2009; NUNES, 2011; SILVA, 2011, LIBÂNEO, 2012; MAURICIO, 2013; LIMONTA, 2014, entre outros). Os resultados desta pesquisa são apresentados sob duas dimensões: descritiva e analítica. Na primeira, os dados foram organizados e tabulados conforme informações obtidas no fichamento. Na segunda foi realizada a partir da constatação de aspectos que permeiam o corpus, destacando-se as tendências e as tensões. Os resultados revelam que o processo de implementação das Escolas de Tempo Integral no Estado de Goiás ocorreu de forma tumultuada, às escolas improvisaram estrutura física e recursos materiais humanos para iniciarem o funcionamento de tempo integral e tendem a sobrepor as funções da escola de integração e acolhimento social à sua missão pedagógica ligada ao conhecimento e à aprendizagem escolarLinked to the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes of the Graduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC-GO), this research aimed to identify and analyze the object “full-time school” in published dissertations and theses in Graduate Programs in Education in the State of Goiás, from 2008 to 2018. The specific objectives were: to identify the objectives of research on full-time public schools; identify the theoretical and methodological bases that support the research produced in the studied graduate programs; apprehend the conclusions pointed out in research on full-time school. To address the theme, we opted for the State of Knowledge type search with a view to identifying the constitution of the theme under study (VOSGERAU; ROMANOWSKI, 2014; ROMANOWSKI; ENS, 2006; FERREIRA, 2002). The corpus was organized based on the data obtained from the databases of the Graduate Programs in Education in the State of Goiás. The limitation of the temporal interstitium considered the mappings of Ribetto and Maurício (2009), which covered the period between 1996 and 2008 , and the Mais Educação Program, implemented in 2007. The reflections made had as theoretical support, studies and research that discuss the theme in question (PARO, 1988; CAVALIERE, 2009; SANTOS, 2009; NUNES, 2011; SILVA, 2011, LIBÂNEO , 2012; MAURICIO, 2013; LIMONTA, 2014, among others). The results of this research are presented in two dimensions: descriptive and analytical. In the first, the data were organized and tabulated according to information obtained in the file. In the second, it was carried out from the observation of aspects that permeate the corpus, highlighting trends and tensions. The results reveal that the process of implementing the Full-Time Schools in the State of Goiás occurred in a tumultuous way, the schools improvised physical structure and human material resources to start the full-time operation and tend to overlap the functions of the integration and reception school to its pedagogical mission linked to school knowledge and learningPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Silva, Simônia Peres dahttp://lattes.cnpq.br/0010695627511847Cardoso, Agmélia Eterna Pereira2020-09-30T19:33:36Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCardoso, Agmélia Eterna Pereira. Escola estadual de tempo integral: análise de teses e dissertações em programas de pós-graduação em educação no Estado de Goiás. 116 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4476porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-01-31T19:26:18Zoai:ambar:tede/4476Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-01-31T19:26:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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