Protagonismos e interditos de mulheres no Novo Testamento: contribuições para o currículo do ensino religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Diane Marcy de Brito
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4866
Resumo: BRITO MARINHO, Diane Marcy de. Protagonismos e Interditos de Mulheres no Novo Testamento: contribuições para o Currículo do Ensino Religioso. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022. Esta pesquisa apresenta uma proposta para o currículo de Ensino Religioso com base na análise de textos do Novo Testamento que apresentam, simultânea e ambiguamente, mulheres como protagonistas na sociedade e na igreja, mas que também sofreram interditos socioculturais no contexto de hierarquias patriarcais de poder daquele tempo e na história interpretativa. A pesquisa bibliográfica recorre a categorias e conceitos analíticos como gênero, hermenêutica, história, ensino religioso e sua história curricular no âmbito da educação brasileira, desde os tempos coloniais até o atual momento, tomando como pressuposto para a proposta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, expõe-se, por meio de referenciais teóricos, sobre Mulheres no Novo Testamento para conhecer e reavivar histórias de mulheres protagonistas, buscando estabelecer uma leitura dos textos sagrados com uma visão hermenêutica crítica e libertadora. Ainda no primeiro capítulo, reflete-se também sobre os interditos, textos que inviabilizam o reconhecimento do protagonismo de mulheres, pois mostram o esforço de silenciar as mulheres em dois textos do Novo Testamento. No segundo capítulo, enfoca-se no Ensino Religioso e suas configurações ao longo dos tempos, no qual se abrirá uma ampla discussão sobre o assunto mediante informações de como os Estados brasileiros trabalhavam o Ensino Religioso, bem como a sua nova configuração na atualidade. No terceiro capítulo, apresenta-se uma proposta de um currículo não sexista, no qual busca-se instrumentalizar professoras e professores para se trabalhar o gênero no componente curricular do Ensino Religioso, baseado em uma pedagogia feminista libertadora e propondo a erradicação do patriarcado e qualquer mecanismo de opressão entre homens e mulheres
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Esta pesquisa apresenta uma proposta para o currículo de Ensino Religioso com base na análise de textos do Novo Testamento que apresentam, simultânea e ambiguamente, mulheres como protagonistas na sociedade e na igreja, mas que também sofreram interditos socioculturais no contexto de hierarquias patriarcais de poder daquele tempo e na história interpretativa. A pesquisa bibliográfica recorre a categorias e conceitos analíticos como gênero, hermenêutica, história, ensino religioso e sua história curricular no âmbito da educação brasileira, desde os tempos coloniais até o atual momento, tomando como pressuposto para a proposta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, expõe-se, por meio de referenciais teóricos, sobre Mulheres no Novo Testamento para conhecer e reavivar histórias de mulheres protagonistas, buscando estabelecer uma leitura dos textos sagrados com uma visão hermenêutica crítica e libertadora. Ainda no primeiro capítulo, reflete-se também sobre os interditos, textos que inviabilizam o reconhecimento do protagonismo de mulheres, pois mostram o esforço de silenciar as mulheres em dois textos do Novo Testamento. No segundo capítulo, enfoca-se no Ensino Religioso e suas configurações ao longo dos tempos, no qual se abrirá uma ampla discussão sobre o assunto mediante informações de como os Estados brasileiros trabalhavam o Ensino Religioso, bem como a sua nova configuração na atualidade. No terceiro capítulo, apresenta-se uma proposta de um currículo não sexista, no qual busca-se instrumentalizar professoras e professores para se trabalhar o gênero no componente curricular do Ensino Religioso, baseado em uma pedagogia feminista libertadora e propondo a erradicação do patriarcado e qualquer mecanismo de opressão entre homens e mulheresBRITO MARINHO, Diane Marcy de. Protagonisms and Interdictions of Women in the New Testament: Contributions to the Curriculum of Religious Teaching. Thesis (Doctorate in Sciences of Religion) – Pontifical Catholic University of Goiás, Goiânia, 2022. This research presents a proposal for the Religious Teaching curriculum based on the analysis of New Testament texts that present, simultaneously and ambiguously, women as protagonists in society and in the church. However, they also suffered sociocultural prohibitions in the patriarchal hierarchies of power context presented in that period considering the time and the interpretive history. The bibliographic research uses analytical categories and concepts such as gender, hermeneutics, history, religious education, and curricular history. All of them are based on the context of Brazilian education, from Brazil's colonial period to the present moment, taking as a presupposition for a proposal the Base Nacional Common Curricular (BNCC). The study was organized into three chapters. In the first chapter, it is exposed, through theoretical references, to Women in the New Testament in order to know and revive women protagonists' stories, seeking to establish a sacred text reading with a critical and liberating hermeneutic vision. Still, in the first chapter, it is also reflected on the interdicts, texts which make it impossible to recognize the women's role, as they show the effort to silence women in two texts of the New Testament. The second chapter focuses on Religious Education and its configurations throughout the years, in which a broad discussion is opened on the subject through information on how the Brazilian States worked with Religious Education, as well as its new configuration today. In the third chapter, a proposal for a non-sexist curriculum is presented, which seeks to equip teachers, both women, and men, to work on gender in the curricular component of Religious Education. So that bases on a liberating feminist pedagogy and proposing the eradication of patriarchy and of any mechanism which creates oppression.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoReimer, Ivoni Richterhttp://lattes.cnpq.br/2861371052102699Silva, Valmor dahttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694Ulrich, Claudete Beisehttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594Silva, Rosemary Francisca Neveshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422Souza, Carolina Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/4028771794506651Marinho, Diane Marcy de Brito2022-11-04T13:03:27Z2022-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARINHO, Diane Marcy de Brito. Protagonismos e interditos de mulheres no Novo Testamento: contribuições para o currículo do ensino religioso. 2022. 154 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4866porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-11-05T04:00:39Zoai:ambar:tede/4866Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-11-05T04:00:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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