Sem Deus, somos nada: representações religiosas na educação infantil de Itaberaí-go

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scolaro, Silvia Alves Tavares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4475
Resumo: Este estudo, inscrito na linha de pesquisa Cultura e Sistema Simbólico, busca apreender a visão religiosa apresentada na educação infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e uma escola municipal no município de Itaberaí-GO. A proposta é investigar, por meio de uma análise do habitus (BOURDIEU, 1983), como a atuação das educadoras e educadores é orientada por elementos religiosos no ambiente escolar e orientam suas ações pedagógicas no processo de formação e desenvolvimento das crianças de educação infantil. A hipótese é de que os conhecimentos apreendidos durante o processo de formação dos docentes em nível superior podem não ser suficientes para substituir aquelas práticas (religiosas) vivenciadas no início da vida das professoras, e que passaram a constituir seus habitus. Isso significa, que, embora aprendendo a lógica da pedagogia, as didáticas de ensino e a noção de laicidade, o habitus religioso que as constituiu identitariamente, ao longo de sua trajetória de vida, não foi substituído pelo habitus da pedagogia, pelo menos não integralmente. Logo, a religião se faz presente no processo educacional como componente de um “currículo oculto”. Este estudo foi balizado nos pressupostos de Pierre Félix Bourdieu (1983) que busca superar tanto o objetivismo quanto o subjetivismo, a partir de um estruturalismo construtivista. Desse modo, metodologicamente os dados foram coletados por meio da História de Vida e observação participante, para conhecer as trajetórias individuais e profissionais dos professores e professoras das referidas escolas, utilizou-se a análise do discurso para interpretar as narrativas atribuídas pelos agentes da pesquisa às representações sociais vinculadas ao fenômeno religioso e sua relação com o processo educacional, além disso, foi feito o levantamento histórico, por meio de revisão da literatura, do processo de secularização e laicização da educação, a fim de compreender como se estrutura o campo educacional brasileiro, tanto no âmbito de formação de professores, quanto no tocante às diretrizes da educação infantil.
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A hipótese é de que os conhecimentos apreendidos durante o processo de formação dos docentes em nível superior podem não ser suficientes para substituir aquelas práticas (religiosas) vivenciadas no início da vida das professoras, e que passaram a constituir seus habitus. Isso significa, que, embora aprendendo a lógica da pedagogia, as didáticas de ensino e a noção de laicidade, o habitus religioso que as constituiu identitariamente, ao longo de sua trajetória de vida, não foi substituído pelo habitus da pedagogia, pelo menos não integralmente. Logo, a religião se faz presente no processo educacional como componente de um “currículo oculto”. Este estudo foi balizado nos pressupostos de Pierre Félix Bourdieu (1983) que busca superar tanto o objetivismo quanto o subjetivismo, a partir de um estruturalismo construtivista. Desse modo, metodologicamente os dados foram coletados por meio da História de Vida e observação participante, para conhecer as trajetórias individuais e profissionais dos professores e professoras das referidas escolas, utilizou-se a análise do discurso para interpretar as narrativas atribuídas pelos agentes da pesquisa às representações sociais vinculadas ao fenômeno religioso e sua relação com o processo educacional, além disso, foi feito o levantamento histórico, por meio de revisão da literatura, do processo de secularização e laicização da educação, a fim de compreender como se estrutura o campo educacional brasileiro, tanto no âmbito de formação de professores, quanto no tocante às diretrizes da educação infantil.This study, enrolled in the line of research Culture and Symbolic System, seeks to apprehend the religious vision presented in early childhood education, in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) and a municipal school in the municipality of Itaberaí-GO. The proposal is to investigate, through an analysis of habitus (BOURDIEU, 1983), how the performance of educators and educators is guided by religious elements in the school environment and guide their pedagogical actions in the process of formation and development of children in early childhood education. The hypothesis is that the knowledge learned during the process of training teachers at a higher level may not be enough to replace those (religious) practices experienced at the beginning of the teachers' lives, which have become their habitus. This means that, while learning the logic of pedagogy, teaching didactics and the notion of secularism, the religious habitus that constituted them identitatively, throughout their life trajectory, has not been replaced by the habitus of pedagogy, at least not entirely. Therefore, religion is present in the educational process as a component of a “hidden curriculum”. This study was based on the assumptions of Pierre Félix Bourdieu (1983) who seeks to overcome both objectivism and subjectivism, based on constructivist structuralism. In this way, methodologically the data were collected through Life History and participant observation, in order to know the individual and professional trajectories of the teachers of the referred schools, the discourse analysis was used to interpret the narratives attributed by the research agents to the social representations linked to the religious phenomenon and its relationship with the educational process, in addition, a historical survey was carried out, through a literature review, of the secularization and secularization process of education, in order to understand how the Brazilian educational field is structured , both in the area of teacher training and in terms of early childhood education guidelinesPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de TeologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoMarinho, Thais Alveshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241Avelar, Rezende Bruno dehttp://lattes.cnpq.br/2398335130010152Silva, Rosemary Francisca Neveshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422Scolaro, Silvia Alves Tavares2020-09-30T19:00:17Z2020-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfScolaro, Silvia Alves Tavares. Sem Deus, somos nada: representações religiosas na educação infantil de Itaberaí-go. 2020. 103 fls. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-10-01T04:00:25Zoai:ambar:tede/4475Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-10-01T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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