O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3833 |
Resumo: | Esta pesquisa se propôs a investigar a participação de Cecília Meireles na constituição do pensamento educacional brasileiro. Para tanto, foi traçada a trajetória de formação e participação intelectual da autora no cenário político-educacional-artístico brasileiro, em especial ao longo do período de 1920 a 1940, época em que ela produziu os textos que serviram como fontes primárias do presente estudo, as “Crônicas de Educação”. A partir do exame das referidas crônicas, abordamos questões relacionadas às concepções e ideias de educação defendidas por ela, às contribuições que a atuação dela, enquanto intelectual-educadora, trouxe para a mudança no modo de pensar da educação brasileira, às trajetórias percorridas e aos recursos utilizados por ela para difundir tal ideário e alcançar os objetivos propostos. Como procedimento metodológico, optamos pela História dos Intelectuais, partindo das premissas metodológicas do contextualismo linguístico e da análise do perfil de intelectual da autora, amparada no conceito de intelectual orgânico de Gramsci. O pensamento educacional da autora foi abordado a partir das seguintes categorias: convergências e divergências, entusiasmo, otimismo pedagógico e crítica, amadurecimento e proposições. A Cecília Meireles aqui abordada não é aquela conhecida por tantos como a famosa poetisa, que divulgou nossa língua por tantos países e se inscreveu no rol dos poetas mais importantes da literatura brasileira. Descortinamos, neste trabalho, a intelectual, mulher, educadora, formadora de opinião, jornalista combatente, corajosa e preocupada com os problemas educacionais do povo brasileiro, que lutava e defendia, com muita bravura e reflexão crítica, suas ideias e ideais de educação. |
id |
PUC_GO_fbe8d20d2bb174ed031f7a8f7188a356 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3833 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELESCecília Meireles, pensamento educacional.Cecilia Meireles, educational thinking.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa se propôs a investigar a participação de Cecília Meireles na constituição do pensamento educacional brasileiro. Para tanto, foi traçada a trajetória de formação e participação intelectual da autora no cenário político-educacional-artístico brasileiro, em especial ao longo do período de 1920 a 1940, época em que ela produziu os textos que serviram como fontes primárias do presente estudo, as “Crônicas de Educação”. A partir do exame das referidas crônicas, abordamos questões relacionadas às concepções e ideias de educação defendidas por ela, às contribuições que a atuação dela, enquanto intelectual-educadora, trouxe para a mudança no modo de pensar da educação brasileira, às trajetórias percorridas e aos recursos utilizados por ela para difundir tal ideário e alcançar os objetivos propostos. Como procedimento metodológico, optamos pela História dos Intelectuais, partindo das premissas metodológicas do contextualismo linguístico e da análise do perfil de intelectual da autora, amparada no conceito de intelectual orgânico de Gramsci. O pensamento educacional da autora foi abordado a partir das seguintes categorias: convergências e divergências, entusiasmo, otimismo pedagógico e crítica, amadurecimento e proposições. A Cecília Meireles aqui abordada não é aquela conhecida por tantos como a famosa poetisa, que divulgou nossa língua por tantos países e se inscreveu no rol dos poetas mais importantes da literatura brasileira. Descortinamos, neste trabalho, a intelectual, mulher, educadora, formadora de opinião, jornalista combatente, corajosa e preocupada com os problemas educacionais do povo brasileiro, que lutava e defendia, com muita bravura e reflexão crítica, suas ideias e ideais de educação.This research proposes to investigate the participation of Cecilia Meireles in the constitution of Brazilian educational thinking. The trajectory of formation and intellectual participation of the author in the Brazilian political-educational-artistic scene was traced, especially the period from 1920 to 1940, when the author produced the texts that will serve as primary sources, "Chronicles of Education ". From the examination of these chronicles, we approached questions related to the conceptions and ideas of education that she defended, the contributions that her acting as intellectual-educator offered for the change in the way of thinking of Brazilian education, the trajectories covered and the resources used by It to spread such ideas and achieve proposed goals. As a methodological procedure, we opted for the History of Intellectuals, starting from the methodological premises of linguistic contextualism and the analysis of the intellectual profile of the author supported by the concept of organic intellectual of Gramsci. The author's educational thinking was approached from the established categories: convergences and divergences, enthusiasm, pedagogical and critical optimism, maturation and propositions. Cecília Meireles here will not be the same known by many as the famous poetess, who spread our language through so many countries and enrolled in the list of the most important poets in Brazilian literature. We will discover in this work the woman, educator, opinion formator, combatant journalist, courageous and concerned with the educational problems of the Brazilian people, who fought and defended with great bravery and critical reflection their ideas and ideals of education.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Assumpção, Albertina Vicentinihttp://lattes.cnpq.br/7943867277249847Ferreira, João Roberto Resendehttp://lattes.cnpq.br/2240778833120256Silva, Giselle Lourenço de Sousa2017-10-25T17:35:42Z2017-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Giselle Lourenço de Sousa. O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELES. 2017. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-04-23T18:10:30Zoai:ambar:tede/3833Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-04-23T18:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELES |
title |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELES |
spellingShingle |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELES Silva, Giselle Lourenço de Sousa Cecília Meireles, pensamento educacional. Cecilia Meireles, educational thinking. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELES |
title_full |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELES |
title_fullStr |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELES |
title_full_unstemmed |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELES |
title_sort |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELES |
author |
Silva, Giselle Lourenço de Sousa |
author_facet |
Silva, Giselle Lourenço de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes http://lattes.cnpq.br/1828025455687021 Assumpção, Albertina Vicentini http://lattes.cnpq.br/7943867277249847 Ferreira, João Roberto Resende http://lattes.cnpq.br/2240778833120256 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Giselle Lourenço de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cecília Meireles, pensamento educacional. Cecilia Meireles, educational thinking. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Cecília Meireles, pensamento educacional. Cecilia Meireles, educational thinking. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa se propôs a investigar a participação de Cecília Meireles na constituição do pensamento educacional brasileiro. Para tanto, foi traçada a trajetória de formação e participação intelectual da autora no cenário político-educacional-artístico brasileiro, em especial ao longo do período de 1920 a 1940, época em que ela produziu os textos que serviram como fontes primárias do presente estudo, as “Crônicas de Educação”. A partir do exame das referidas crônicas, abordamos questões relacionadas às concepções e ideias de educação defendidas por ela, às contribuições que a atuação dela, enquanto intelectual-educadora, trouxe para a mudança no modo de pensar da educação brasileira, às trajetórias percorridas e aos recursos utilizados por ela para difundir tal ideário e alcançar os objetivos propostos. Como procedimento metodológico, optamos pela História dos Intelectuais, partindo das premissas metodológicas do contextualismo linguístico e da análise do perfil de intelectual da autora, amparada no conceito de intelectual orgânico de Gramsci. O pensamento educacional da autora foi abordado a partir das seguintes categorias: convergências e divergências, entusiasmo, otimismo pedagógico e crítica, amadurecimento e proposições. A Cecília Meireles aqui abordada não é aquela conhecida por tantos como a famosa poetisa, que divulgou nossa língua por tantos países e se inscreveu no rol dos poetas mais importantes da literatura brasileira. Descortinamos, neste trabalho, a intelectual, mulher, educadora, formadora de opinião, jornalista combatente, corajosa e preocupada com os problemas educacionais do povo brasileiro, que lutava e defendia, com muita bravura e reflexão crítica, suas ideias e ideais de educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-25T17:35:42Z 2017-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Giselle Lourenço de Sousa. O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELES. 2017. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3833 |
identifier_str_mv |
Silva, Giselle Lourenço de Sousa. O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CECÍLIA MEIRELES. 2017. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202267504508928 |