FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: a experiência emergencial da Licenciatura Plena Parcelada da Universidade Estadual de Goiás LPP/UEG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1031 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a formação de professores de educação física no Brasil a partir da LDBen de 1996, em face das várias políticas públicas de formação docente induzidas pelo MEC com vistas a ampliar a qualidade de ensino. Optou-se por estudar a experiência da Universidade Estadual de Goiás UEG denominada de Licenciatura Plena Parcelada em caráter emergencial, destinada aos professores considerados leigos . A base teórica fundamentou-se em autores brasileiros do campo da educação que têm discutido a temática da formação de professores e as contribuições de pensadores críticos da educação física. A base empírica foi construída a partir de informações advindas de três procedimentos de pesquisa: a) análise de documentos normativos oficiais alusivos a temática; b) - questionário dirigido aos atuais coordenadores dos cursos e c) - observação não participante. Optou-se por uma metodologia qualitativa tendo como hipótese orientadora que a partir do primeiro convênio assinado com a Secretaria Estadual de Educação de Goiás os sete convênios subsequentes foram celebrados com parceiros diferenciados; o projeto sofreu uma flexibilização, movida por demandas, especialmente jovens que buscavam uma diplomação de nível superior. Procurou-se verificar se o projeto acadêmico do curso reconheceu os saberes e práticas que os universitários / professores em exercício traziam como capital cultural. A análise de conteúdo (Bardin e Franco) se desenvolveu a partir de quatro categorias construídas a posteriori: 1) Os Pólos, seus Coordenadores e o balanço geral das certificações; 2) Os Universitários: juvenilização, desafios e futuro profissional; 3) O Papel Emergencial em questão: professor em exercício ou leigo?; 4) O Projeto Curricular: limites e desafios. Várias aproximações analíticas foram passíveis de elaboração tanto em âmbito das proposições de caráter mais crítico como também como as de natureza propositiva por intermédio dos pontos fortes / fracos e sugestões de aprimoramentos. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: a experiência emergencial da Licenciatura Plena Parcelada da Universidade Estadual de Goiás LPP/UEGEducação FísicaFormação de ProfessoresLicenciaturaUniversidade Estadual de GoiásPhysical EducationTeacher TrainingGraduationUniversity State of GoiasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa investiga a formação de professores de educação física no Brasil a partir da LDBen de 1996, em face das várias políticas públicas de formação docente induzidas pelo MEC com vistas a ampliar a qualidade de ensino. Optou-se por estudar a experiência da Universidade Estadual de Goiás UEG denominada de Licenciatura Plena Parcelada em caráter emergencial, destinada aos professores considerados leigos . A base teórica fundamentou-se em autores brasileiros do campo da educação que têm discutido a temática da formação de professores e as contribuições de pensadores críticos da educação física. A base empírica foi construída a partir de informações advindas de três procedimentos de pesquisa: a) análise de documentos normativos oficiais alusivos a temática; b) - questionário dirigido aos atuais coordenadores dos cursos e c) - observação não participante. Optou-se por uma metodologia qualitativa tendo como hipótese orientadora que a partir do primeiro convênio assinado com a Secretaria Estadual de Educação de Goiás os sete convênios subsequentes foram celebrados com parceiros diferenciados; o projeto sofreu uma flexibilização, movida por demandas, especialmente jovens que buscavam uma diplomação de nível superior. Procurou-se verificar se o projeto acadêmico do curso reconheceu os saberes e práticas que os universitários / professores em exercício traziam como capital cultural. A análise de conteúdo (Bardin e Franco) se desenvolveu a partir de quatro categorias construídas a posteriori: 1) Os Pólos, seus Coordenadores e o balanço geral das certificações; 2) Os Universitários: juvenilização, desafios e futuro profissional; 3) O Papel Emergencial em questão: professor em exercício ou leigo?; 4) O Projeto Curricular: limites e desafios. Várias aproximações analíticas foram passíveis de elaboração tanto em âmbito das proposições de caráter mais crítico como também como as de natureza propositiva por intermédio dos pontos fortes / fracos e sugestões de aprimoramentos.This research investigates the formation of physical education teachers in Brazil from LDBEN 1996 in the face of various public policies on teacher education induced by the MEC with a view to enhance the quality of education. We chose to study the experience of the University State of Goias - UEG full degree parceled called on an emergency basis, for teachers as "lay". The theory was based on Brazilian authors in the field of education who have discussed the issue of teacher education and the contributions of thinkers critical of physical education. The main variable was constructed from information derived from three research procedures: a) - analysis of official regulatory documents depicting the theme, b) - questionnaire to current coordinators of the courses and c) - non-participant observation. We chose a qualitative methodology with the hypothesis that guidance from the first agreement signed with the state Department of Education of Goias seven subsequent agreements were signed with different partners, the project suffered a flexible, driven by demand, especially young people seeking graduation from a higher level. We sought to determine whether the project's academic course recognized the knowledge and practices that the students / practicing teachers brought as cultural capital. The content analysis (Bardin and Franco) has been developed from four categories constructed retrospectively: 1) The Poles, Coordinators and their overall balance of certificates, 2) The University: juvenilization, challenges and future career; 3) The Role of Emergency concerned: teacher in exercise or a layman?, 4) Curriculum Project: limits and challenges. Several analytical approaches were available both in the preparation of proposals for a more critical as well as the nature of purposeful through the strengths / weaknesses and suggestions for improvements.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoBaldino, José Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvMascarenhas, Fernandohttp://lattes.cnpq.br/0192944139535494Araújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Resende, Leonardo ângelo Stacciarini de2016-07-27T13:52:23Z2012-03-232010-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRESENDE, Leonardo ângelo Stacciarini de. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: a experiência emergencial da Licenciatura Plena Parcelada da Universidade Estadual de Goiás LPP/UEG. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-02-21T16:58:46Zoai:ambar:tede/1031Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-02-21T16:58:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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