DESENHO URBANO E A PAISAGEM DA AVENIDA ANHANGUERA DE GOIÂNIA: ENTRE A CONCEPÇÃO MODERNA E A TRADICIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Dhyogo Santis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4121
Resumo: A Avenida Anhanguera é considerada uma importante via de estruturação urbana da cidade de Goiânia, sendo também eixo de ligação com outras partes do Estado, cortando a capital no sentido leste-oeste. O desenvolvimento urbano da capital provocou mudanças em suas caraterísticas iniciais, cujo cenário é predominantemente constituído por um eixo de transporte e prevalecendo como centro de comércio popular, na região central de Goiânia. Esse trabalho tem por objetivo analisar a transformação paisagem da Avenida Anhanguera em Goiânia, notadamente no trecho localizado entre o perímetro histórico da capital e o bairro de Campinas. Para tanto, tem-se por método os estudos morfológicos, visando a análise das transformações da paisagem urbana. São utilizados conceitos e métodos da escola inglesa de morfologia urbana, tendo como principal referência a definição de regiões morfológicas, fundamentadas por M.R.G. Conzen (1907), sintetizados por Rosanelli (2011). O método foi utilizado para demonstrar o desenvolvimento histórico da área e a delimitação de regiões morfológicas, inseridas no contexto da Avenida Anhanguera. A área de análise foi manipulada por programa de Sistema de Informação Geográfica (SIG), utilizando como base cartográfica o Mapa Urbano Básico Digital de Goiânia - MUBDG v.25. Foi possível identificar, no Setor Central de Goiânia, elementos morfológicos com bases no urbanismo moderno, além de verificar as transformações desde a fundação da capital aos dias atuais. O setor Campinas mantém as particularidades em seu tecido urbano, resguardando as características de cidade tradicional. O espaço entre Goiânia e Campinas se sustenta como uma transição do urbanismo moderno e a cidade tradicional. A transformação da paisagem da Avenida Anhanguera em Campinas provocou mudança da lógica local, uma vez que permitiu a articulação entre a nova capital e o bairro, sendo esta a via de ligação em que os usos lindeiros são predominante de comércio, seja varejista e popular ou atacadista. Foram analisados fatores e agentes que levaram à condição atual do espaço, como a transição da Avenida Anhanguera em eixo de transporte em massa. A mudança nos usos do Setor Central e retirada do canteiro central da Av. Anhanguera causaram deterioração visual e econômica com a inserção de novas dinâmicas, modificando a paisagem ao longo do tempo.
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Para tanto, tem-se por método os estudos morfológicos, visando a análise das transformações da paisagem urbana. São utilizados conceitos e métodos da escola inglesa de morfologia urbana, tendo como principal referência a definição de regiões morfológicas, fundamentadas por M.R.G. Conzen (1907), sintetizados por Rosanelli (2011). O método foi utilizado para demonstrar o desenvolvimento histórico da área e a delimitação de regiões morfológicas, inseridas no contexto da Avenida Anhanguera. A área de análise foi manipulada por programa de Sistema de Informação Geográfica (SIG), utilizando como base cartográfica o Mapa Urbano Básico Digital de Goiânia - MUBDG v.25. Foi possível identificar, no Setor Central de Goiânia, elementos morfológicos com bases no urbanismo moderno, além de verificar as transformações desde a fundação da capital aos dias atuais. O setor Campinas mantém as particularidades em seu tecido urbano, resguardando as características de cidade tradicional. O espaço entre Goiânia e Campinas se sustenta como uma transição do urbanismo moderno e a cidade tradicional. A transformação da paisagem da Avenida Anhanguera em Campinas provocou mudança da lógica local, uma vez que permitiu a articulação entre a nova capital e o bairro, sendo esta a via de ligação em que os usos lindeiros são predominante de comércio, seja varejista e popular ou atacadista. Foram analisados fatores e agentes que levaram à condição atual do espaço, como a transição da Avenida Anhanguera em eixo de transporte em massa. A mudança nos usos do Setor Central e retirada do canteiro central da Av. Anhanguera causaram deterioração visual e econômica com a inserção de novas dinâmicas, modificando a paisagem ao longo do tempo.The Anhanguera Avenue, considered an important urban structuring route of the city of Goiânia, being an axis of connection with other parts of the state of Goiás, crossing the city in east-west direction. The urban development brought changes in its initial characteristics, as transport axis and center of popular commerce in central region of Goiânia. This work aims to analyze the landscape transformation in Anhanguera Avenue in Goiânia and its historical perimeter of the capital and the district of Campinas. By method the morphological studies, aiming the analysis transformations of the urban landscape. The concepts and methods used from english school of urban morphology , having as main reference the definition of morphological regions, founded by M.R.G. Conzen (1907), synthesized by Rosanelli (2011),). The applied method to identify the historical development of the area and the delimitation of morphological regions, inserted in the context of Anhanguera Avenue. The area of analysis manipulated by the Geographic Information System (GIS) program, using cartographic basis from Digital Basic Urban Map of Goiânia - MUBDG v.25. Was possible identify in Central Sector of Goiânia, morphological elements from modern urbanism, and its transformations to present days. The Campinas sector maintains peculiarities in urban fabric, preserving traditional city characteristics. The space between Goiânia and Campinas stands as transition from modern urbanism to traditional city. The landscape transformation in Anhanguera Avenue and Campinas brought changes to local logic, since it allowed the articulation between the new capital and the neighborhood, as route of connection where the predominant uses of commerce are retailer and popular. The analyzed factors and agents led the current condition of space, such as the transition from Anhanguera Avenue in a mass transport axis. The change in the uses of the Central Sector and removal of the central flowerbed of Av. Anhanguera led visual and economic deterioration with the insertion of new dynamics, modifying the landscape over time.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências EconômicasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento TerritorialBoaventura, Deusa Maria Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/4518779017675694Moraes, Lúcia Mariahttp://lattes.cnpq.br/2460294440897616Zechin, Patrick Di Almeida VieiraDelfino, Dhyogo Santis2019-02-19T13:39:19Z2018-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDelfino, Dhyogo Santis. DESENHO URBANO E A PAISAGEM DA AVENIDA ANHANGUERA DE GOIÂNIA: ENTRE A CONCEPÇÃO MODERNA E A TRADICIONAL. 2018. 115 fls. 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