INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL EM CONTRAPOSIÇÃO À CULTURA NORMÓTICA: OS DESAFIOS DO NOVO PARADIGMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Deusilene Silva de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3839
Resumo: Esta pesquisa pretende demonstrar que o espaço acadêmico poderá se constituir num ambiente propício para a transformação das pessoas mediante a compreensão de uma espiritualidade que integre sentido e significado à vida do ser humano. É sabido que o espaço acadêmico atual está focado em uma educação normótica, isto é, baseada prioritariamente no racional, de forma fragmentada, competitiva e excludente. Diante dessa realidade, nossa hipótese é que aliar a dimensão intelectual à espiritualidade auxilia o ser humano a construir um caminho que lhe confira um propósito de vida, ou seja, que a inserção de uma perspectiva espiritual, integradora e holística no ambiente acadêmico poderá proporcionar uma transformação no modo como as pessoas veem a si, o outro e o mundo. A metodologia utilizada foi análise bibliográfica, mas também pesquisa de campo junto a discentes de graduação da disciplina Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Esta investigação demonstrou que a inteligência espiritual pode ser introduzida na grade acadêmica e que há ferramentas para esse trabalho que contribuem tanto para a transformação do ser humano quanto do espaço acadêmico, que passa a considerar o processo de ensino-aprendizagem de forma integradora.
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spelling INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL EM CONTRAPOSIÇÃO À CULTURA NORMÓTICA: OS DESAFIOS DO NOVO PARADIGMASpiritual intelligence in contrast to normotonic culture: the new paradigm's challenges. ThesisEspiritualidade, Inteligência espiritual, Espaço acadêmico, Normose.Spirituality, Spiritual intelligence, Academic space, Normotonic.CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAEsta pesquisa pretende demonstrar que o espaço acadêmico poderá se constituir num ambiente propício para a transformação das pessoas mediante a compreensão de uma espiritualidade que integre sentido e significado à vida do ser humano. É sabido que o espaço acadêmico atual está focado em uma educação normótica, isto é, baseada prioritariamente no racional, de forma fragmentada, competitiva e excludente. Diante dessa realidade, nossa hipótese é que aliar a dimensão intelectual à espiritualidade auxilia o ser humano a construir um caminho que lhe confira um propósito de vida, ou seja, que a inserção de uma perspectiva espiritual, integradora e holística no ambiente acadêmico poderá proporcionar uma transformação no modo como as pessoas veem a si, o outro e o mundo. A metodologia utilizada foi análise bibliográfica, mas também pesquisa de campo junto a discentes de graduação da disciplina Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Esta investigação demonstrou que a inteligência espiritual pode ser introduzida na grade acadêmica e que há ferramentas para esse trabalho que contribuem tanto para a transformação do ser humano quanto do espaço acadêmico, que passa a considerar o processo de ensino-aprendizagem de forma integradora.This research intends to demonstrate that academic space may constitute in a propitious environment to people's transformation through the understanding of a spirituality that integrates sense and meaning to human being's lives. It is known that the modern academic space is focused in a normotonic education, this is, based primarily in the rational, in a fragmented, competitive and excluding way. Based on this reality, our hypothesis is that allying the intellectual dimension to spirituality will help human beings to build a path that will give them a purpose in life, in other words, that the insertion of a spiritual perspective, integrative and holistic in the academic environment can provide a transformation in the way people see themselves, others and the world. The methodology used was bibliographic analysis, and also a field survey with university graduate theology students from Pontifical Catholic University of Goias. This inquiry demonstrated that spiritual intelligence can be introduced in the academic grid and that, there are tools to this work that contribute both to human being's transformation and academic space's transformation, that begins to considerate the teaching-learning process in an inclusive way.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de TeologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoOliveira, Irene Dias dehttp://lattes.cnpq.br/5592965474559311Passos, Paulo Rogerio Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/9335233678140600Freitas, Luiz Antonio Signateshttp://lattes.cnpq.br/0464596762919932Fernandes, Marcos Auréliohttp://lattes.cnpq.br/5481070831430679Gomes, Candido Albertohttp://lattes.cnpq.br/2111359646959852Leão, Deusilene Silva de2017-11-10T11:52:55Z2017-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLeão, Deusilene Silva de. INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL EM CONTRAPOSIÇÃO À CULTURA NORMÓTICA: OS DESAFIOS DO NOVO PARADIGMA. 2017. 211 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-11-11T03:00:35Zoai:ambar:tede/3839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-11-11T03:00:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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