UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Bruno Leonardo Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Senna, Valter de, Sampaio, Renelson Ribeiro, Miura, Marcio Nakayama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n37p80
Resumo: Uma multinacional do setor automotivo anunciou oficialmente que se instalará no estado da Bahia. O empreendimento, que prevê investimentos de aproximadamente R$20 milhões, tem potencial para atrair cerca de quatrocentas novas indústrias de autopeças. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP) como suporte a um modelo de decisão de escolha de localização de fábricas de autopeças no estado da Bahia, com a chegada de uma nova montadora de veículos na região de Camaçari, valendo considerar que cada cidade apresenta características que modificam a importância relativa de cada fator de localização no tempo. A análise por especialistas envolve considerar um grande número de fatores, sendo o método AHP eficiente para determinar a importância de cada aspecto e reduzir a subjetividade neste processo. A localização ótima deste conjunto de organizações, utilizando um método confiável, pode reduzir gastos em toda a cadeia de suprimentos e, consequentemente, aumentar a vantagem competitiva e os benefícios econômicos e sociais.
id PUC_MG-1_0367d14bdd81adbe8388a7978875570b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6061
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80Teoria da localização. Analytic Hierarchy Process. Setor automotivoUma multinacional do setor automotivo anunciou oficialmente que se instalará no estado da Bahia. O empreendimento, que prevê investimentos de aproximadamente R$20 milhões, tem potencial para atrair cerca de quatrocentas novas indústrias de autopeças. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP) como suporte a um modelo de decisão de escolha de localização de fábricas de autopeças no estado da Bahia, com a chegada de uma nova montadora de veículos na região de Camaçari, valendo considerar que cada cidade apresenta características que modificam a importância relativa de cada fator de localização no tempo. A análise por especialistas envolve considerar um grande número de fatores, sendo o método AHP eficiente para determinar a importância de cada aspecto e reduzir a subjetividade neste processo. A localização ótima deste conjunto de organizações, utilizando um método confiável, pode reduzir gastos em toda a cadeia de suprimentos e, consequentemente, aumentar a vantagem competitiva e os benefícios econômicos e sociais.Editora PUC Minas2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n37p8010.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 37 (2014): E&G OUT/DEZ; 80-1031984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n37p80/7459Menezes, Bruno Leonardo SantosSenna, Valter deSampaio, Renelson RibeiroMiura, Marcio Nakayamainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6061Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:11Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80
title UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80
spellingShingle UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80
Menezes, Bruno Leonardo Santos
Teoria da localização. Analytic Hierarchy Process. Setor automotivo
title_short UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80
title_full UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80
title_fullStr UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80
title_full_unstemmed UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80
title_sort UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80
author Menezes, Bruno Leonardo Santos
author_facet Menezes, Bruno Leonardo Santos
Senna, Valter de
Sampaio, Renelson Ribeiro
Miura, Marcio Nakayama
author_role author
author2 Senna, Valter de
Sampaio, Renelson Ribeiro
Miura, Marcio Nakayama
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Bruno Leonardo Santos
Senna, Valter de
Sampaio, Renelson Ribeiro
Miura, Marcio Nakayama
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da localização. Analytic Hierarchy Process. Setor automotivo
topic Teoria da localização. Analytic Hierarchy Process. Setor automotivo
description Uma multinacional do setor automotivo anunciou oficialmente que se instalará no estado da Bahia. O empreendimento, que prevê investimentos de aproximadamente R$20 milhões, tem potencial para atrair cerca de quatrocentas novas indústrias de autopeças. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP) como suporte a um modelo de decisão de escolha de localização de fábricas de autopeças no estado da Bahia, com a chegada de uma nova montadora de veículos na região de Camaçari, valendo considerar que cada cidade apresenta características que modificam a importância relativa de cada fator de localização no tempo. A análise por especialistas envolve considerar um grande número de fatores, sendo o método AHP eficiente para determinar a importância de cada aspecto e reduzir a subjetividade neste processo. A localização ótima deste conjunto de organizações, utilizando um método confiável, pode reduzir gastos em toda a cadeia de suprimentos e, consequentemente, aumentar a vantagem competitiva e os benefícios econômicos e sociais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n37p80
10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n37p80
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n37p80/7459
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 37 (2014): E&G OUT/DEZ; 80-103
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124678368821248