UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n37p80 |
Resumo: | Uma multinacional do setor automotivo anunciou oficialmente que se instalará no estado da Bahia. O empreendimento, que prevê investimentos de aproximadamente R$20 milhões, tem potencial para atrair cerca de quatrocentas novas indústrias de autopeças. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP) como suporte a um modelo de decisão de escolha de localização de fábricas de autopeças no estado da Bahia, com a chegada de uma nova montadora de veículos na região de Camaçari, valendo considerar que cada cidade apresenta características que modificam a importância relativa de cada fator de localização no tempo. A análise por especialistas envolve considerar um grande número de fatores, sendo o método AHP eficiente para determinar a importância de cada aspecto e reduzir a subjetividade neste processo. A localização ótima deste conjunto de organizações, utilizando um método confiável, pode reduzir gastos em toda a cadeia de suprimentos e, consequentemente, aumentar a vantagem competitiva e os benefícios econômicos e sociais. |
id |
PUC_MG-1_0367d14bdd81adbe8388a7978875570b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6061 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80Teoria da localização. Analytic Hierarchy Process. Setor automotivoUma multinacional do setor automotivo anunciou oficialmente que se instalará no estado da Bahia. O empreendimento, que prevê investimentos de aproximadamente R$20 milhões, tem potencial para atrair cerca de quatrocentas novas indústrias de autopeças. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP) como suporte a um modelo de decisão de escolha de localização de fábricas de autopeças no estado da Bahia, com a chegada de uma nova montadora de veículos na região de Camaçari, valendo considerar que cada cidade apresenta características que modificam a importância relativa de cada fator de localização no tempo. A análise por especialistas envolve considerar um grande número de fatores, sendo o método AHP eficiente para determinar a importância de cada aspecto e reduzir a subjetividade neste processo. A localização ótima deste conjunto de organizações, utilizando um método confiável, pode reduzir gastos em toda a cadeia de suprimentos e, consequentemente, aumentar a vantagem competitiva e os benefícios econômicos e sociais.Editora PUC Minas2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n37p8010.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 37 (2014): E&G OUT/DEZ; 80-1031984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n37p80/7459Menezes, Bruno Leonardo SantosSenna, Valter deSampaio, Renelson RibeiroMiura, Marcio Nakayamainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6061Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:11Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80 |
title |
UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80 |
spellingShingle |
UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80 Menezes, Bruno Leonardo Santos Teoria da localização. Analytic Hierarchy Process. Setor automotivo |
title_short |
UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80 |
title_full |
UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80 |
title_fullStr |
UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80 |
title_full_unstemmed |
UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80 |
title_sort |
UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80 |
author |
Menezes, Bruno Leonardo Santos |
author_facet |
Menezes, Bruno Leonardo Santos Senna, Valter de Sampaio, Renelson Ribeiro Miura, Marcio Nakayama |
author_role |
author |
author2 |
Senna, Valter de Sampaio, Renelson Ribeiro Miura, Marcio Nakayama |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Bruno Leonardo Santos Senna, Valter de Sampaio, Renelson Ribeiro Miura, Marcio Nakayama |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da localização. Analytic Hierarchy Process. Setor automotivo |
topic |
Teoria da localização. Analytic Hierarchy Process. Setor automotivo |
description |
Uma multinacional do setor automotivo anunciou oficialmente que se instalará no estado da Bahia. O empreendimento, que prevê investimentos de aproximadamente R$20 milhões, tem potencial para atrair cerca de quatrocentas novas indústrias de autopeças. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP) como suporte a um modelo de decisão de escolha de localização de fábricas de autopeças no estado da Bahia, com a chegada de uma nova montadora de veículos na região de Camaçari, valendo considerar que cada cidade apresenta características que modificam a importância relativa de cada fator de localização no tempo. A análise por especialistas envolve considerar um grande número de fatores, sendo o método AHP eficiente para determinar a importância de cada aspecto e reduzir a subjetividade neste processo. A localização ótima deste conjunto de organizações, utilizando um método confiável, pode reduzir gastos em toda a cadeia de suprimentos e, consequentemente, aumentar a vantagem competitiva e os benefícios econômicos e sociais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n37p80 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n37p80 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n37p80/7459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 37 (2014): E&G OUT/DEZ; 80-103 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124678368821248 |