ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/14171 |
Resumo: | A clínica foco deste relato foi criada para atender a crescente demanda em busca de serviços médicos e de diagnóstico em uma estrutura confortável e a preços populares. Alguns consultórios mostravam-se ociosos enquanto outros setores, como a ultrassonografia, apresentavam sobrecarga no volume de atendimentos. Tal situação sugeriu a aplicação de um estudo de capacidade efetiva para identificar a causa desta deficiência e propor soluções corretivas. Após o reconhecimento da estrutura física da clínica, foram calculadas suas capacidades instalada, disponível e efetiva. Em seguida, avaliou-se capacidade realizada por meio dos mapas de salas. Por fim, calculou-se a relação das capacidades efetiva e realizada para obtenção do índice de eficiência por sala, o que permitiu mensurar a utilização de cada sala, levando-se em consideração a ocupação. Identificou-se que capacidade efetiva da clínica era de 2.438 horas atendimento/mês, das quais apenas 1.112 horas/mês eram efetivamente utilizadas, resultando em baixo índice de eficiência (46%). Serviços como psicologia e fonoaudiologia eram subutilizados, enquanto outros como ultrassonografia estavam sobrecarregados. Após a reestruturação e reorganização dos serviços, a ocupação passou para 1.713 horas/mês, refletindo um novo índice de eficiência, que passou a ser de 70%. A implantação da proposta apresentada neste relato técnico possibilitou à clínica estudada a visualização da subutilização de suas instalações e a reorganização de serviços. As ações de intervenção para correção dos problemas incluíram desde a substituição de alguns serviços ociosos até a criação de novos departamentos e reorganização dos serviços oferecidos, com aumento do índice de eficiência e dos lucros da empresa. |
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ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINARGestão em Saúde. Capacidade Instalada. Capacidade Efetiva. Produtividade.A clínica foco deste relato foi criada para atender a crescente demanda em busca de serviços médicos e de diagnóstico em uma estrutura confortável e a preços populares. Alguns consultórios mostravam-se ociosos enquanto outros setores, como a ultrassonografia, apresentavam sobrecarga no volume de atendimentos. Tal situação sugeriu a aplicação de um estudo de capacidade efetiva para identificar a causa desta deficiência e propor soluções corretivas. Após o reconhecimento da estrutura física da clínica, foram calculadas suas capacidades instalada, disponível e efetiva. Em seguida, avaliou-se capacidade realizada por meio dos mapas de salas. Por fim, calculou-se a relação das capacidades efetiva e realizada para obtenção do índice de eficiência por sala, o que permitiu mensurar a utilização de cada sala, levando-se em consideração a ocupação. Identificou-se que capacidade efetiva da clínica era de 2.438 horas atendimento/mês, das quais apenas 1.112 horas/mês eram efetivamente utilizadas, resultando em baixo índice de eficiência (46%). Serviços como psicologia e fonoaudiologia eram subutilizados, enquanto outros como ultrassonografia estavam sobrecarregados. Após a reestruturação e reorganização dos serviços, a ocupação passou para 1.713 horas/mês, refletindo um novo índice de eficiência, que passou a ser de 70%. A implantação da proposta apresentada neste relato técnico possibilitou à clínica estudada a visualização da subutilização de suas instalações e a reorganização de serviços. As ações de intervenção para correção dos problemas incluíram desde a substituição de alguns serviços ociosos até a criação de novos departamentos e reorganização dos serviços oferecidos, com aumento do índice de eficiência e dos lucros da empresa.Editora PUC Minas2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1417110.5752/P.1984-6606.2020v20n56p172-181Revista Economia & Gestão; v. 20 n. 56 (2020): E&G - MAIO/AGO; 172-1811984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/14171/17326Copyright (c) 2020 Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeri, Anna Sofia CostaFerraz, Renato Ribeiro NogueiraNovaretti, Márcia Cristina Zago2021-04-07T14:50:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14171Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2021-04-07T14:50:55Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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