ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neri, Anna Sofia Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira, Novaretti, Márcia Cristina Zago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/14171
Resumo: A clínica foco deste relato foi criada para atender a crescente demanda em busca de serviços médicos e de diagnóstico em uma estrutura confortável e a preços populares. Alguns consultórios mostravam-se ociosos enquanto outros setores, como a ultrassonografia, apresentavam sobrecarga no volume de atendimentos. Tal situação sugeriu a aplicação de um estudo de capacidade efetiva para identificar a causa desta deficiência e propor soluções corretivas. Após o reconhecimento da estrutura física da clínica, foram calculadas suas capacidades instalada, disponível e efetiva. Em seguida, avaliou-se capacidade realizada por meio dos mapas de salas. Por fim, calculou-se a relação das capacidades efetiva e realizada para obtenção do índice de eficiência por sala, o que permitiu mensurar a utilização de cada sala, levando-se em consideração a ocupação. Identificou-se que capacidade efetiva da clínica era de 2.438 horas atendimento/mês, das quais apenas 1.112 horas/mês eram efetivamente utilizadas, resultando em baixo índice de eficiência (46%). Serviços como psicologia e fonoaudiologia eram subutilizados, enquanto outros como ultrassonografia estavam sobrecarregados. Após a reestruturação e reorganização dos serviços, a ocupação passou para 1.713 horas/mês, refletindo um novo índice de eficiência, que passou a ser de 70%. A implantação da proposta apresentada neste relato técnico possibilitou à clínica estudada a visualização da subutilização de suas instalações e a reorganização de serviços. As ações de intervenção para correção dos problemas incluíram desde a substituição de alguns serviços ociosos até a criação de novos departamentos e reorganização dos serviços oferecidos, com aumento do índice de eficiência e dos lucros da empresa.
id PUC_MG-1_050ac725a8495dc978f269a6533c5680
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14171
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINARGestão em Saúde. Capacidade Instalada. Capacidade Efetiva. Produtividade.A clínica foco deste relato foi criada para atender a crescente demanda em busca de serviços médicos e de diagnóstico em uma estrutura confortável e a preços populares. Alguns consultórios mostravam-se ociosos enquanto outros setores, como a ultrassonografia, apresentavam sobrecarga no volume de atendimentos. Tal situação sugeriu a aplicação de um estudo de capacidade efetiva para identificar a causa desta deficiência e propor soluções corretivas. Após o reconhecimento da estrutura física da clínica, foram calculadas suas capacidades instalada, disponível e efetiva. Em seguida, avaliou-se capacidade realizada por meio dos mapas de salas. Por fim, calculou-se a relação das capacidades efetiva e realizada para obtenção do índice de eficiência por sala, o que permitiu mensurar a utilização de cada sala, levando-se em consideração a ocupação. Identificou-se que capacidade efetiva da clínica era de 2.438 horas atendimento/mês, das quais apenas 1.112 horas/mês eram efetivamente utilizadas, resultando em baixo índice de eficiência (46%). Serviços como psicologia e fonoaudiologia eram subutilizados, enquanto outros como ultrassonografia estavam sobrecarregados. Após a reestruturação e reorganização dos serviços, a ocupação passou para 1.713 horas/mês, refletindo um novo índice de eficiência, que passou a ser de 70%. A implantação da proposta apresentada neste relato técnico possibilitou à clínica estudada a visualização da subutilização de suas instalações e a reorganização de serviços. As ações de intervenção para correção dos problemas incluíram desde a substituição de alguns serviços ociosos até a criação de novos departamentos e reorganização dos serviços oferecidos, com aumento do índice de eficiência e dos lucros da empresa.Editora PUC Minas2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1417110.5752/P.1984-6606.2020v20n56p172-181Revista Economia & Gestão; v. 20 n. 56 (2020): E&G - MAIO/AGO; 172-1811984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/14171/17326Copyright (c) 2020 Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeri, Anna Sofia CostaFerraz, Renato Ribeiro NogueiraNovaretti, Márcia Cristina Zago2021-04-07T14:50:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14171Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2021-04-07T14:50:55Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR
title ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR
spellingShingle ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR
Neri, Anna Sofia Costa
Gestão em Saúde. Capacidade Instalada. Capacidade Efetiva. Produtividade.
title_short ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR
title_full ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR
title_fullStr ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR
title_full_unstemmed ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR
title_sort ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR
author Neri, Anna Sofia Costa
author_facet Neri, Anna Sofia Costa
Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira
Novaretti, Márcia Cristina Zago
author_role author
author2 Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira
Novaretti, Márcia Cristina Zago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neri, Anna Sofia Costa
Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira
Novaretti, Márcia Cristina Zago
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão em Saúde. Capacidade Instalada. Capacidade Efetiva. Produtividade.
topic Gestão em Saúde. Capacidade Instalada. Capacidade Efetiva. Produtividade.
description A clínica foco deste relato foi criada para atender a crescente demanda em busca de serviços médicos e de diagnóstico em uma estrutura confortável e a preços populares. Alguns consultórios mostravam-se ociosos enquanto outros setores, como a ultrassonografia, apresentavam sobrecarga no volume de atendimentos. Tal situação sugeriu a aplicação de um estudo de capacidade efetiva para identificar a causa desta deficiência e propor soluções corretivas. Após o reconhecimento da estrutura física da clínica, foram calculadas suas capacidades instalada, disponível e efetiva. Em seguida, avaliou-se capacidade realizada por meio dos mapas de salas. Por fim, calculou-se a relação das capacidades efetiva e realizada para obtenção do índice de eficiência por sala, o que permitiu mensurar a utilização de cada sala, levando-se em consideração a ocupação. Identificou-se que capacidade efetiva da clínica era de 2.438 horas atendimento/mês, das quais apenas 1.112 horas/mês eram efetivamente utilizadas, resultando em baixo índice de eficiência (46%). Serviços como psicologia e fonoaudiologia eram subutilizados, enquanto outros como ultrassonografia estavam sobrecarregados. Após a reestruturação e reorganização dos serviços, a ocupação passou para 1.713 horas/mês, refletindo um novo índice de eficiência, que passou a ser de 70%. A implantação da proposta apresentada neste relato técnico possibilitou à clínica estudada a visualização da subutilização de suas instalações e a reorganização de serviços. As ações de intervenção para correção dos problemas incluíram desde a substituição de alguns serviços ociosos até a criação de novos departamentos e reorganização dos serviços oferecidos, com aumento do índice de eficiência e dos lucros da empresa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/14171
10.5752/P.1984-6606.2020v20n56p172-181
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/14171
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2020v20n56p172-181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/14171/17326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 20 n. 56 (2020): E&G - MAIO/AGO; 172-181
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124679742455808