A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE POSICIONAMENTO DO PRODUTO NA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA COMPRA DE EMBALAGENS DO SAG DO FRANGO DE CORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Daniel Teixeira dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, José Paulo de, Martino, Gaetano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/26325
Resumo: This article deals with the influence of strategic positioning on the governance structure in transactions between packaging suppliers and meat product processors, in the poultry Agroindustrial System (AGS). It aims to understand how the search for efficiency in the transaction with the packaging supplier segment is influenced by the strategic positioning of the processor segment, in the broiler chicken AGS. The main theories used are: TCE and Competitive Strategy. In parallel, aspects of the competitive strategic positioning theory are used. Methodologically the study has a qualitative nature, interviews are conducted with semi-structured scripts, where a content analysis is made with categories previously conceived by the theory. The main results are as follows: When the competitive strategy of the processor is oriented towards differentiation, the studied transaction requires the hybrid structure, closer to the hierarchy, to remain efficient. Likewise, when the competitive strategy is oriented towards costs or focus, this influence should direct the governance structure towards the hybrid form that tends to the market.
id PUC_MG-1_1d176a8d8d74a422f849602c70f0089c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26325
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE POSICIONAMENTO DO PRODUTO NA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA COMPRA DE EMBALAGENS DO SAG DO FRANGO DE CORTE Governance structureNew Institutional EconomicsStrategic positioningEstrutura de governançaNova Economia InstitucionalPosicionamento estratégicoThis article deals with the influence of strategic positioning on the governance structure in transactions between packaging suppliers and meat product processors, in the poultry Agroindustrial System (AGS). It aims to understand how the search for efficiency in the transaction with the packaging supplier segment is influenced by the strategic positioning of the processor segment, in the broiler chicken AGS. The main theories used are: TCE and Competitive Strategy. In parallel, aspects of the competitive strategic positioning theory are used. Methodologically the study has a qualitative nature, interviews are conducted with semi-structured scripts, where a content analysis is made with categories previously conceived by the theory. The main results are as follows: When the competitive strategy of the processor is oriented towards differentiation, the studied transaction requires the hybrid structure, closer to the hierarchy, to remain efficient. Likewise, when the competitive strategy is oriented towards costs or focus, this influence should direct the governance structure towards the hybrid form that tends to the market.Este artigo trata da influência do posicionamento estratégico na estrutura de governança nas transações entre fornecedores de embalagens e processadores de produtos cárneos, no Sistema Agroindustrial (SAG) de aves. Tem o objetivo de compreender como a busca de eficiência na transação com o segmento fornecedor de embalagem é influenciado pelo posicionamento estratégico do segmento processador, no SAG de frango de corte. As principais teorias utilizadas são: ECT e Estratégia Competitiva. Paralelamente são utilizados aspectos da teoria de posicionamento estratégico competitivo. Metodologicamente o estudo tem natureza qualitativa, são realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados, onde se faz uma análise de conteúdo com categorias concebidas previamente pela teoria. Os principais resultados são os seguintes: Quando a estratégia competitiva do processador é orientada para a diferenciação a transação estudada exige a estrutura híbrida, mais próximo da hierarquia, para se manter eficiente. Da mesma forma, quando a estratégia competitiva é orientada para custos ou enfoque, essa influência deve direcionar a estrutura de governança para a forma híbrida que tende ao mercado.Editora PUC Minas2021-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/2632510.5752/P.1984-6606.2021v21n59p46-63Revista Economia & Gestão; v. 21 n. 59 (2021): E&G - MAIO/AGO; 46-631984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/26325/18806Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraz, Daniel Teixeira dos SantosSouza, José Paulo deMartino, Gaetano2022-02-08T11:04:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26325Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-02-08T11:04:54Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE POSICIONAMENTO DO PRODUTO NA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA COMPRA DE EMBALAGENS DO SAG DO FRANGO DE CORTE
title A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE POSICIONAMENTO DO PRODUTO NA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA COMPRA DE EMBALAGENS DO SAG DO FRANGO DE CORTE
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE POSICIONAMENTO DO PRODUTO NA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA COMPRA DE EMBALAGENS DO SAG DO FRANGO DE CORTE
Braz, Daniel Teixeira dos Santos
Governance structure
New Institutional Economics
Strategic positioning
Estrutura de governança
Nova Economia Institucional
Posicionamento estratégico
title_short A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE POSICIONAMENTO DO PRODUTO NA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA COMPRA DE EMBALAGENS DO SAG DO FRANGO DE CORTE
title_full A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE POSICIONAMENTO DO PRODUTO NA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA COMPRA DE EMBALAGENS DO SAG DO FRANGO DE CORTE
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE POSICIONAMENTO DO PRODUTO NA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA COMPRA DE EMBALAGENS DO SAG DO FRANGO DE CORTE
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE POSICIONAMENTO DO PRODUTO NA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA COMPRA DE EMBALAGENS DO SAG DO FRANGO DE CORTE
title_sort A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE POSICIONAMENTO DO PRODUTO NA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA COMPRA DE EMBALAGENS DO SAG DO FRANGO DE CORTE
author Braz, Daniel Teixeira dos Santos
author_facet Braz, Daniel Teixeira dos Santos
Souza, José Paulo de
Martino, Gaetano
author_role author
author2 Souza, José Paulo de
Martino, Gaetano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Daniel Teixeira dos Santos
Souza, José Paulo de
Martino, Gaetano
dc.subject.por.fl_str_mv Governance structure
New Institutional Economics
Strategic positioning
Estrutura de governança
Nova Economia Institucional
Posicionamento estratégico
topic Governance structure
New Institutional Economics
Strategic positioning
Estrutura de governança
Nova Economia Institucional
Posicionamento estratégico
description This article deals with the influence of strategic positioning on the governance structure in transactions between packaging suppliers and meat product processors, in the poultry Agroindustrial System (AGS). It aims to understand how the search for efficiency in the transaction with the packaging supplier segment is influenced by the strategic positioning of the processor segment, in the broiler chicken AGS. The main theories used are: TCE and Competitive Strategy. In parallel, aspects of the competitive strategic positioning theory are used. Methodologically the study has a qualitative nature, interviews are conducted with semi-structured scripts, where a content analysis is made with categories previously conceived by the theory. The main results are as follows: When the competitive strategy of the processor is oriented towards differentiation, the studied transaction requires the hybrid structure, closer to the hierarchy, to remain efficient. Likewise, when the competitive strategy is oriented towards costs or focus, this influence should direct the governance structure towards the hybrid form that tends to the market.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/26325
10.5752/P.1984-6606.2021v21n59p46-63
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/26325
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2021v21n59p46-63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/26325/18806
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 21 n. 59 (2021): E&G - MAIO/AGO; 46-63
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124680711340032