O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Josivânia Silva
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Santos, Danielle Andrade dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/27
Resumo: O presente artigo destina-se a pesquisar – à luz dos modelos da Universidade de Uppsala e do Inovation Related Model – o processo de internacionalização de empresas estabelecidas no estado de Sergipe. Tais estudos, desenvolvidos em fins das décadas de 70, partiram de um pressuposto básico: o grau de inserção de uma empresa no mercado internacional estaria condicionado ao nível de conhecimento que esta deteria do mesmo. A intensificação da globalização, a evolução tecnológica e o avanço dos estudos organizacionais revelaram outras variáveis importantes na análise do modo de internacionalização. Tendo em vista o objetivo de apresentar as etapas realizadas pelas empresas sergipanas em sua entrada em mercados estrangeiros, o estudo caracteriza-se como descritivo, sendo o levantamento o método adotado para a coleta de dados, que abrangeu uma amostra, não probabilística, de 18 empresas. Como resultado verificou-se que as empresas sergipanas que iniciaram suas exportações há pouco mais de cinco anos se encontram em um estado inicial de comprometimento, onde o investimento de recursos financeiros e físicos não apresenta, ainda, muita expressividade. Para essas empresas o mercado externo configura-se como uma alternativa acessória, aquém de uma estratégia consolidada de crescimento firmada na busca de mercados estrangeiros e preparada para a concorrência internacional. Porém, percebeu-se que a tendência, tanto relacionada à aquisição de experiência por essas organizações, quanto à dinâmica do mercado, cujos últimos resultados têm estimulado a atividade exportadora brasileira, é aumentar os esforços dedicados ao mercado internacional.
id PUC_MG-1_2fccf6f8ca0743f61d4636cf74a98e0e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de SergipeO presente artigo destina-se a pesquisar – à luz dos modelos da Universidade de Uppsala e do Inovation Related Model – o processo de internacionalização de empresas estabelecidas no estado de Sergipe. Tais estudos, desenvolvidos em fins das décadas de 70, partiram de um pressuposto básico: o grau de inserção de uma empresa no mercado internacional estaria condicionado ao nível de conhecimento que esta deteria do mesmo. A intensificação da globalização, a evolução tecnológica e o avanço dos estudos organizacionais revelaram outras variáveis importantes na análise do modo de internacionalização. Tendo em vista o objetivo de apresentar as etapas realizadas pelas empresas sergipanas em sua entrada em mercados estrangeiros, o estudo caracteriza-se como descritivo, sendo o levantamento o método adotado para a coleta de dados, que abrangeu uma amostra, não probabilística, de 18 empresas. Como resultado verificou-se que as empresas sergipanas que iniciaram suas exportações há pouco mais de cinco anos se encontram em um estado inicial de comprometimento, onde o investimento de recursos financeiros e físicos não apresenta, ainda, muita expressividade. Para essas empresas o mercado externo configura-se como uma alternativa acessória, aquém de uma estratégia consolidada de crescimento firmada na busca de mercados estrangeiros e preparada para a concorrência internacional. Porém, percebeu-se que a tendência, tanto relacionada à aquisição de experiência por essas organizações, quanto à dinâmica do mercado, cujos últimos resultados têm estimulado a atividade exportadora brasileira, é aumentar os esforços dedicados ao mercado internacional.Editora PUC Minas2008-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/27Revista Economia & Gestão; v. 6 n. 13 (2006): E&G - Mai (2006)1984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/27/24Farias, Josivânia SilvaSantos, Danielle Andrade dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:48Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de Sergipe
title O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de Sergipe
spellingShingle O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de Sergipe
Farias, Josivânia Silva
title_short O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de Sergipe
title_full O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de Sergipe
title_fullStr O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de Sergipe
title_full_unstemmed O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de Sergipe
title_sort O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de Sergipe
author Farias, Josivânia Silva
author_facet Farias, Josivânia Silva
Santos, Danielle Andrade dos
author_role author
author2 Santos, Danielle Andrade dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Josivânia Silva
Santos, Danielle Andrade dos
description O presente artigo destina-se a pesquisar – à luz dos modelos da Universidade de Uppsala e do Inovation Related Model – o processo de internacionalização de empresas estabelecidas no estado de Sergipe. Tais estudos, desenvolvidos em fins das décadas de 70, partiram de um pressuposto básico: o grau de inserção de uma empresa no mercado internacional estaria condicionado ao nível de conhecimento que esta deteria do mesmo. A intensificação da globalização, a evolução tecnológica e o avanço dos estudos organizacionais revelaram outras variáveis importantes na análise do modo de internacionalização. Tendo em vista o objetivo de apresentar as etapas realizadas pelas empresas sergipanas em sua entrada em mercados estrangeiros, o estudo caracteriza-se como descritivo, sendo o levantamento o método adotado para a coleta de dados, que abrangeu uma amostra, não probabilística, de 18 empresas. Como resultado verificou-se que as empresas sergipanas que iniciaram suas exportações há pouco mais de cinco anos se encontram em um estado inicial de comprometimento, onde o investimento de recursos financeiros e físicos não apresenta, ainda, muita expressividade. Para essas empresas o mercado externo configura-se como uma alternativa acessória, aquém de uma estratégia consolidada de crescimento firmada na busca de mercados estrangeiros e preparada para a concorrência internacional. Porém, percebeu-se que a tendência, tanto relacionada à aquisição de experiência por essas organizações, quanto à dinâmica do mercado, cujos últimos resultados têm estimulado a atividade exportadora brasileira, é aumentar os esforços dedicados ao mercado internacional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/27
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/27/24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 6 n. 13 (2006): E&G - Mai (2006)
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124673889304576