Ampliando a análise da produção científica em administração: o indutivo versus o dedutivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Humberto Elias Garcia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bernardes, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/121
Resumo: Este trabalho tem por objetivo contribuir para uma ampliação das discussões acerca da produção científica em Administração. Mais especificamente, a proposta aqui é a da inclusão de um outro critério de análise, que se somaria aos demais: a contraposição entre o método indutivo e o dedutivo. Para isso, é feita primeiramente uma revisão da literatura sobre epistemologia e método aplicados à Administração. Em seguida, o artigo centra-se na pesquisa realizada no Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (Cepead). Uma amostra de 31 dissertações defendidas entre 1995 e 1999 foi analisada, possibilitando classificar este trabalhos em três categorias: indutivos, dedutivos e ambíguos. Os resultados obtidos permitem concluir que as dissertações do Cepead consideradas na pesquisa são predominantemente indutivas, principalmente aquelas pertencentes à linha de pesquisa de Organização e Recursos Humanos. Na linha de Mercadologia e Administração Estratégica, verificouse a predominância da ambigüidade, ou seja, da utilização tanto da indução como da dedução. Com base nestes resultados, o artigo conclui que, entre as dissertações analisadas, há uma forte presença do paradigma positivista e de uma visível fragmentação metodológica, evidenciada pelo caráter ambíguo de muitos dos trabalhos analisados.
id PUC_MG-1_427d43e3828b20497a5d62316ebe3e8f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/121
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Ampliando a análise da produção científica em administração: o indutivo versus o dedutivoParadigmasInduçãoDeduçãoAmbigüidadeQualidadeEste trabalho tem por objetivo contribuir para uma ampliação das discussões acerca da produção científica em Administração. Mais especificamente, a proposta aqui é a da inclusão de um outro critério de análise, que se somaria aos demais: a contraposição entre o método indutivo e o dedutivo. Para isso, é feita primeiramente uma revisão da literatura sobre epistemologia e método aplicados à Administração. Em seguida, o artigo centra-se na pesquisa realizada no Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (Cepead). Uma amostra de 31 dissertações defendidas entre 1995 e 1999 foi analisada, possibilitando classificar este trabalhos em três categorias: indutivos, dedutivos e ambíguos. Os resultados obtidos permitem concluir que as dissertações do Cepead consideradas na pesquisa são predominantemente indutivas, principalmente aquelas pertencentes à linha de pesquisa de Organização e Recursos Humanos. Na linha de Mercadologia e Administração Estratégica, verificouse a predominância da ambigüidade, ou seja, da utilização tanto da indução como da dedução. Com base nestes resultados, o artigo conclui que, entre as dissertações analisadas, há uma forte presença do paradigma positivista e de uma visível fragmentação metodológica, evidenciada pelo caráter ambíguo de muitos dos trabalhos analisados.Editora PUC Minas2008-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/121Revista Economia & Gestão; v. 1 n. 2 (2001): E&G - Jul/Dez (2001)1984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/121/112Lopes, Humberto Elias GarciaBernardes, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/121Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Ampliando a análise da produção científica em administração: o indutivo versus o dedutivo
title Ampliando a análise da produção científica em administração: o indutivo versus o dedutivo
spellingShingle Ampliando a análise da produção científica em administração: o indutivo versus o dedutivo
Lopes, Humberto Elias Garcia
Paradigmas
Indução
Dedução
Ambigüidade
Qualidade
title_short Ampliando a análise da produção científica em administração: o indutivo versus o dedutivo
title_full Ampliando a análise da produção científica em administração: o indutivo versus o dedutivo
title_fullStr Ampliando a análise da produção científica em administração: o indutivo versus o dedutivo
title_full_unstemmed Ampliando a análise da produção científica em administração: o indutivo versus o dedutivo
title_sort Ampliando a análise da produção científica em administração: o indutivo versus o dedutivo
author Lopes, Humberto Elias Garcia
author_facet Lopes, Humberto Elias Garcia
Bernardes, Patrícia
author_role author
author2 Bernardes, Patrícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Humberto Elias Garcia
Bernardes, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigmas
Indução
Dedução
Ambigüidade
Qualidade
topic Paradigmas
Indução
Dedução
Ambigüidade
Qualidade
description Este trabalho tem por objetivo contribuir para uma ampliação das discussões acerca da produção científica em Administração. Mais especificamente, a proposta aqui é a da inclusão de um outro critério de análise, que se somaria aos demais: a contraposição entre o método indutivo e o dedutivo. Para isso, é feita primeiramente uma revisão da literatura sobre epistemologia e método aplicados à Administração. Em seguida, o artigo centra-se na pesquisa realizada no Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (Cepead). Uma amostra de 31 dissertações defendidas entre 1995 e 1999 foi analisada, possibilitando classificar este trabalhos em três categorias: indutivos, dedutivos e ambíguos. Os resultados obtidos permitem concluir que as dissertações do Cepead consideradas na pesquisa são predominantemente indutivas, principalmente aquelas pertencentes à linha de pesquisa de Organização e Recursos Humanos. Na linha de Mercadologia e Administração Estratégica, verificouse a predominância da ambigüidade, ou seja, da utilização tanto da indução como da dedução. Com base nestes resultados, o artigo conclui que, entre as dissertações analisadas, há uma forte presença do paradigma positivista e de uma visível fragmentação metodológica, evidenciada pelo caráter ambíguo de muitos dos trabalhos analisados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/121
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/121/112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 1 n. 2 (2001): E&G - Jul/Dez (2001)
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124675087826944