Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/320 |
Resumo: | As questões metodológicas que sustentam pesquisas de aprendizagem organizacional representam um desafio a ser superado pelos pesquisadores do campo de estudo. No âmbito deste artigo, aprendizagem organizacional é tratada de forma inter-relacionada ao desenvolvimento de competências organizacionais, um desafio adicional ao campo, pois poucos estudos integram essas duas categorias e sustentam empiricamente suas proposições e conclusões. Dessa forma, o objetivo é apresentar e discutir uma proposta metodológica para explorar conceitual e empiricamente tais categorias, a fim de facilitar a investigação nesse campo e acender a discussão, ainda tímida, mas necessária, sobre caminhos de pesquisa em aprendizagem. Aspectos epistemológicos, teóricos e operacionais de pesquisa são apresentados, destacando-se as convergências com o modelo. Por fim, forças e limitações são citadas de forma a inspirar futuros trabalhos. |
id |
PUC_MG-1_4627d4bd621ce51e441a4283ac204d4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/320 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empíricaAprendizagem organizacionalCompetências organizacionaisMetodologiaAspectos teóricosPesquisa empírica.As questões metodológicas que sustentam pesquisas de aprendizagem organizacional representam um desafio a ser superado pelos pesquisadores do campo de estudo. No âmbito deste artigo, aprendizagem organizacional é tratada de forma inter-relacionada ao desenvolvimento de competências organizacionais, um desafio adicional ao campo, pois poucos estudos integram essas duas categorias e sustentam empiricamente suas proposições e conclusões. Dessa forma, o objetivo é apresentar e discutir uma proposta metodológica para explorar conceitual e empiricamente tais categorias, a fim de facilitar a investigação nesse campo e acender a discussão, ainda tímida, mas necessária, sobre caminhos de pesquisa em aprendizagem. Aspectos epistemológicos, teóricos e operacionais de pesquisa são apresentados, destacando-se as convergências com o modelo. Por fim, forças e limitações são citadas de forma a inspirar futuros trabalhos.Editora PUC Minas2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/320Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 112-1321984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/320/326Takahashi, Adriana Roseli WünschFischer, André Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/320Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica |
title |
Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica |
spellingShingle |
Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica Takahashi, Adriana Roseli Wünsch Aprendizagem organizacional Competências organizacionais Metodologia Aspectos teóricos Pesquisa empírica. |
title_short |
Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica |
title_full |
Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica |
title_fullStr |
Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica |
title_sort |
Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica |
author |
Takahashi, Adriana Roseli Wünsch |
author_facet |
Takahashi, Adriana Roseli Wünsch Fischer, André Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, André Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Takahashi, Adriana Roseli Wünsch Fischer, André Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Competências organizacionais Metodologia Aspectos teóricos Pesquisa empírica. |
topic |
Aprendizagem organizacional Competências organizacionais Metodologia Aspectos teóricos Pesquisa empírica. |
description |
As questões metodológicas que sustentam pesquisas de aprendizagem organizacional representam um desafio a ser superado pelos pesquisadores do campo de estudo. No âmbito deste artigo, aprendizagem organizacional é tratada de forma inter-relacionada ao desenvolvimento de competências organizacionais, um desafio adicional ao campo, pois poucos estudos integram essas duas categorias e sustentam empiricamente suas proposições e conclusões. Dessa forma, o objetivo é apresentar e discutir uma proposta metodológica para explorar conceitual e empiricamente tais categorias, a fim de facilitar a investigação nesse campo e acender a discussão, ainda tímida, mas necessária, sobre caminhos de pesquisa em aprendizagem. Aspectos epistemológicos, teóricos e operacionais de pesquisa são apresentados, destacando-se as convergências com o modelo. Por fim, forças e limitações são citadas de forma a inspirar futuros trabalhos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/320 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/320/326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 112-132 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124675118235648 |