Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takahashi, Adriana Roseli Wünsch
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Fischer, André Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/320
Resumo: As questões metodológicas que sustentam pesquisas de aprendizagem organizacional representam um desafio a ser superado pelos pesquisadores do campo de estudo. No âmbito deste artigo, aprendizagem organizacional é tratada de forma inter-relacionada ao desenvolvimento de competências organizacionais, um desafio adicional ao campo, pois poucos estudos integram essas duas categorias e sustentam empiricamente suas proposições e conclusões. Dessa forma, o objetivo é apresentar e discutir uma proposta metodológica para explorar conceitual e empiricamente tais categorias, a fim de facilitar a investigação nesse campo e acender a discussão, ainda tímida, mas necessária, sobre caminhos de pesquisa em aprendizagem. Aspectos epistemológicos, teóricos e operacionais de pesquisa são apresentados, destacando-se as convergências com o modelo. Por fim, forças e limitações são citadas de forma a inspirar futuros trabalhos.
id PUC_MG-1_4627d4bd621ce51e441a4283ac204d4c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/320
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empíricaAprendizagem organizacionalCompetências organizacionaisMetodologiaAspectos teóricosPesquisa empírica.As questões metodológicas que sustentam pesquisas de aprendizagem organizacional representam um desafio a ser superado pelos pesquisadores do campo de estudo. No âmbito deste artigo, aprendizagem organizacional é tratada de forma inter-relacionada ao desenvolvimento de competências organizacionais, um desafio adicional ao campo, pois poucos estudos integram essas duas categorias e sustentam empiricamente suas proposições e conclusões. Dessa forma, o objetivo é apresentar e discutir uma proposta metodológica para explorar conceitual e empiricamente tais categorias, a fim de facilitar a investigação nesse campo e acender a discussão, ainda tímida, mas necessária, sobre caminhos de pesquisa em aprendizagem. Aspectos epistemológicos, teóricos e operacionais de pesquisa são apresentados, destacando-se as convergências com o modelo. Por fim, forças e limitações são citadas de forma a inspirar futuros trabalhos.Editora PUC Minas2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/320Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 112-1321984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/320/326Takahashi, Adriana Roseli WünschFischer, André Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/320Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica
title Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica
spellingShingle Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica
Takahashi, Adriana Roseli Wünsch
Aprendizagem organizacional
Competências organizacionais
Metodologia
Aspectos teóricos
Pesquisa empírica.
title_short Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica
title_full Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica
title_fullStr Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica
title_full_unstemmed Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica
title_sort Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica
author Takahashi, Adriana Roseli Wünsch
author_facet Takahashi, Adriana Roseli Wünsch
Fischer, André Luiz
author_role author
author2 Fischer, André Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Takahashi, Adriana Roseli Wünsch
Fischer, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Competências organizacionais
Metodologia
Aspectos teóricos
Pesquisa empírica.
topic Aprendizagem organizacional
Competências organizacionais
Metodologia
Aspectos teóricos
Pesquisa empírica.
description As questões metodológicas que sustentam pesquisas de aprendizagem organizacional representam um desafio a ser superado pelos pesquisadores do campo de estudo. No âmbito deste artigo, aprendizagem organizacional é tratada de forma inter-relacionada ao desenvolvimento de competências organizacionais, um desafio adicional ao campo, pois poucos estudos integram essas duas categorias e sustentam empiricamente suas proposições e conclusões. Dessa forma, o objetivo é apresentar e discutir uma proposta metodológica para explorar conceitual e empiricamente tais categorias, a fim de facilitar a investigação nesse campo e acender a discussão, ainda tímida, mas necessária, sobre caminhos de pesquisa em aprendizagem. Aspectos epistemológicos, teóricos e operacionais de pesquisa são apresentados, destacando-se as convergências com o modelo. Por fim, forças e limitações são citadas de forma a inspirar futuros trabalhos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/320
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/320/326
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 112-132
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124675118235648