ANÁLISE DO NÍVEL DE EDUCAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccoli, Marcio Roberto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Tarcisio Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/7249
Resumo: Este estudo objetivou identificar o nível de educação em gestão financeira dos funcionários de uma instituição de ensino do Meio Oeste de Santa Catarina. A pesquisa é do tipo descritiva desenvolvida a partir de um questionário estruturado, segregado em dois blocos: o primeiro bloco aborda questões a fim de caracterizar o perfil sócio econômico dos respondentes, e o segundo busca identificar o nível de educação financeira e gestão financeira pessoal; enviado à uma população de 273 funcionários, dos quais foram respondidos 103 questionários. Os resultados apontam que os agentes sociais da pesquisa estão agrupados em uma faixa etária entre 21 e 40 anos, sendo representada por 83% dos respondentes, a maioria do gênero feminino (76%) com estado civil casado/união estável (51%). A investigação permitiu identificar um conhecimento, na educação financeira, sobre o tema liquidez e o efeito dos juros, com utilização de algum tipo de planejamento e/ou controle financeiro, responsável pelo baixo índice de endividamento e administração dos recursos. 
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