VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p123 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre valores pessoais, atitude empreendedora e intenção empreendedora em estudantes universitários brasileiros, comparando o modelo norte-americano proposto por Watchravesringkan et. al. (2013). Tomando como ponto de partida o estudo norte-americano, foi realizada uma pesquisa, quantitativa e descritiva, com estudantes de graduação em Administração (n=204) de duas instituições de ensino brasileiras, no Rio Grande do Sul (uma pública e outra privada). A modelagem de equações estruturais foi utilizada para validar e testar as hipóteses do modelo. Os resultados foram que os valores pessoais influenciaram positivamente a atitude empreendedora (R=0,152) e que a atitude empreendedora impactou fortemente na intenção empreendedora (R=0,773) dos estudantes investigados. O modelo cognitivo de tomada de decisão inicialmente proposto e testado nos Estados Unidos, e posteriormente adaptado e aplicado em estudantes brasileiros por meio desta pesquisa, contribui para a validação empírica de instrumentos que medem valores, atitude e intenção empreendedora, e pode ser uma alternativa efetiva para predizer intenções em seguir uma carreira empreendedora em universitários. |
id |
PUC_MG-1_6b22852baff8e9aa90dd2f24c259ff98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15216 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOvalores pessoaisatitudesintenção empreendedoraestudantes universitáriosO objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre valores pessoais, atitude empreendedora e intenção empreendedora em estudantes universitários brasileiros, comparando o modelo norte-americano proposto por Watchravesringkan et. al. (2013). Tomando como ponto de partida o estudo norte-americano, foi realizada uma pesquisa, quantitativa e descritiva, com estudantes de graduação em Administração (n=204) de duas instituições de ensino brasileiras, no Rio Grande do Sul (uma pública e outra privada). A modelagem de equações estruturais foi utilizada para validar e testar as hipóteses do modelo. Os resultados foram que os valores pessoais influenciaram positivamente a atitude empreendedora (R=0,152) e que a atitude empreendedora impactou fortemente na intenção empreendedora (R=0,773) dos estudantes investigados. O modelo cognitivo de tomada de decisão inicialmente proposto e testado nos Estados Unidos, e posteriormente adaptado e aplicado em estudantes brasileiros por meio desta pesquisa, contribui para a validação empírica de instrumentos que medem valores, atitude e intenção empreendedora, e pode ser uma alternativa efetiva para predizer intenções em seguir uma carreira empreendedora em universitários.Editora PUC Minas2018-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p12310.5752/P.1984-6606.2017v17n47p123Revista Economia & Gestão; v. 17 n. 47 (2017): E&G - MAIO/AGO; 123-1431984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p123/12904Copyright (c) 2018 Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchaefer, RicardoNishi, Juliana MayumiGrohmann, Márcia ZampieriLöbler, Mauri LeodirMinello, Ítalo Fernando2018-08-14T15:34:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15216Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-08-14T15:34:38Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title |
VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
spellingShingle |
VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Schaefer, Ricardo valores pessoais atitudes intenção empreendedora estudantes universitários |
title_short |
VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_full |
VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_fullStr |
VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_full_unstemmed |
VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_sort |
VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
author |
Schaefer, Ricardo |
author_facet |
Schaefer, Ricardo Nishi, Juliana Mayumi Grohmann, Márcia Zampieri Löbler, Mauri Leodir Minello, Ítalo Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Nishi, Juliana Mayumi Grohmann, Márcia Zampieri Löbler, Mauri Leodir Minello, Ítalo Fernando |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schaefer, Ricardo Nishi, Juliana Mayumi Grohmann, Márcia Zampieri Löbler, Mauri Leodir Minello, Ítalo Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
valores pessoais atitudes intenção empreendedora estudantes universitários |
topic |
valores pessoais atitudes intenção empreendedora estudantes universitários |
description |
O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre valores pessoais, atitude empreendedora e intenção empreendedora em estudantes universitários brasileiros, comparando o modelo norte-americano proposto por Watchravesringkan et. al. (2013). Tomando como ponto de partida o estudo norte-americano, foi realizada uma pesquisa, quantitativa e descritiva, com estudantes de graduação em Administração (n=204) de duas instituições de ensino brasileiras, no Rio Grande do Sul (uma pública e outra privada). A modelagem de equações estruturais foi utilizada para validar e testar as hipóteses do modelo. Os resultados foram que os valores pessoais influenciaram positivamente a atitude empreendedora (R=0,152) e que a atitude empreendedora impactou fortemente na intenção empreendedora (R=0,773) dos estudantes investigados. O modelo cognitivo de tomada de decisão inicialmente proposto e testado nos Estados Unidos, e posteriormente adaptado e aplicado em estudantes brasileiros por meio desta pesquisa, contribui para a validação empírica de instrumentos que medem valores, atitude e intenção empreendedora, e pode ser uma alternativa efetiva para predizer intenções em seguir uma carreira empreendedora em universitários. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p123 10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p123 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p123 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p123/12904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Economia & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Economia & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 17 n. 47 (2017): E&G - MAIO/AGO; 123-143 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124679748747264 |