A EFICIÊNCIA DOS GASTOS PUBLICOS COM A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Begnini, Sergio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tosta, Humberto Tonani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n46p43
Resumo: A educação no Brasil possui orçamento anual próprio, a ser utilizado no desenvolvimento educacional. A eficiência na utilização de tais recursos é um dos desafios que se faz presente e que pode ser objeto de estudo. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a eficiência dos gastos com a educação fundamental nos estados brasileiros, no ano de 2011, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). Os estados foram classificados quanto à eficiência, sendo possível realizar comparações entre os mesmos e entre as regiões brasileiras. Os resultados indicam que 25,92% dos estados brasileiros apresentaram gastos eficientes enquanto 74,08% apresentaram resultados ineficientes, apontando para a necessidade de melhorias na gestão educacional e dos recursos utilizados. Conclui-se que a educação merece especial atenção por parte do Estado, principalmente por impactar no nível de bem-estar da população, contribuir para maior produtividade e gerar desenvolvimento.
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