A EFICIÊNCIA DOS GASTOS PUBLICOS COM A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n46p43 |
Resumo: | A educação no Brasil possui orçamento anual próprio, a ser utilizado no desenvolvimento educacional. A eficiência na utilização de tais recursos é um dos desafios que se faz presente e que pode ser objeto de estudo. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a eficiência dos gastos com a educação fundamental nos estados brasileiros, no ano de 2011, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). Os estados foram classificados quanto à eficiência, sendo possível realizar comparações entre os mesmos e entre as regiões brasileiras. Os resultados indicam que 25,92% dos estados brasileiros apresentaram gastos eficientes enquanto 74,08% apresentaram resultados ineficientes, apontando para a necessidade de melhorias na gestão educacional e dos recursos utilizados. Conclui-se que a educação merece especial atenção por parte do Estado, principalmente por impactar no nível de bem-estar da população, contribuir para maior produtividade e gerar desenvolvimento. |
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A EFICIÊNCIA DOS GASTOS PUBLICOS COM A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)EficiênciaAnálise envoltória de dadosEducação fundamental.A educação no Brasil possui orçamento anual próprio, a ser utilizado no desenvolvimento educacional. A eficiência na utilização de tais recursos é um dos desafios que se faz presente e que pode ser objeto de estudo. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a eficiência dos gastos com a educação fundamental nos estados brasileiros, no ano de 2011, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). Os estados foram classificados quanto à eficiência, sendo possível realizar comparações entre os mesmos e entre as regiões brasileiras. Os resultados indicam que 25,92% dos estados brasileiros apresentaram gastos eficientes enquanto 74,08% apresentaram resultados ineficientes, apontando para a necessidade de melhorias na gestão educacional e dos recursos utilizados. Conclui-se que a educação merece especial atenção por parte do Estado, principalmente por impactar no nível de bem-estar da população, contribuir para maior produtividade e gerar desenvolvimento.Editora PUC Minas2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n46p4310.5752/P.1984-6606.2017v17n46p43Revista Economia & Gestão; v. 17 n. 46 (2017): E&G JAN/ABR; 43-591984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n46p43/12048Begnini, SergioTosta, Humberto Tonaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T14:33:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8905Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T14:33:36Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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