A satisfação do cliente como fator estratégico em uma escola de idiomas DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n26p110 |
Resumo: | O objetivo do trabalho foi o de testar a validade da medição da satisfação e de sua cadeia nomológica de construtos, expectativa, valor e qualidade percebida, reclamação e lealdade dos alunos de um curso de inglês em uma escola de idiomas em Belo Horizonte. Utilizando-se o modelo o ACSI, e com a aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais, foi feita a análise de plausibilidade dos achados a partir da interpretação dos resultados obtidos com dados de 260 respondentes. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: na primeira foi feito um pré-teste para identificar a percepção de atributos do construto satisfação dos alunos do curso escolhido para este estudo. Na segunda fase, foi realizado um surveycom os casos validos. O estudo verificou o significativo impacto da satisfação na propensão à lealdade nessa escola e importantes aspectos das relações entre os antecedentes e conseqüentes do construto satisfação geral. |
id |
PUC_MG-1_85b1b7cefd4203de9d6b8d7630ee2d1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2343 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
A satisfação do cliente como fator estratégico em uma escola de idiomas DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110Satisfação do clienteACSImarketing de relacionamentoO objetivo do trabalho foi o de testar a validade da medição da satisfação e de sua cadeia nomológica de construtos, expectativa, valor e qualidade percebida, reclamação e lealdade dos alunos de um curso de inglês em uma escola de idiomas em Belo Horizonte. Utilizando-se o modelo o ACSI, e com a aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais, foi feita a análise de plausibilidade dos achados a partir da interpretação dos resultados obtidos com dados de 260 respondentes. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: na primeira foi feito um pré-teste para identificar a percepção de atributos do construto satisfação dos alunos do curso escolhido para este estudo. Na segunda fase, foi realizado um surveycom os casos validos. O estudo verificou o significativo impacto da satisfação na propensão à lealdade nessa escola e importantes aspectos das relações entre os antecedentes e conseqüentes do construto satisfação geral.Editora PUC Minas2011-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n26p11010.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110Revista Economia & Gestão; v. 11 n. 26 (2011): E&G Maio/Ago (2011); 110-1281984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n26p110/2695Fernandes, Julius Cesar Siqueira OtheroTeixeira, Dalton JorgeLopes, Humberto Elias Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2343Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:03Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A satisfação do cliente como fator estratégico em uma escola de idiomas DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110 |
title |
A satisfação do cliente como fator estratégico em uma escola de idiomas DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110 |
spellingShingle |
A satisfação do cliente como fator estratégico em uma escola de idiomas DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110 Fernandes, Julius Cesar Siqueira Othero Satisfação do cliente ACSI marketing de relacionamento |
title_short |
A satisfação do cliente como fator estratégico em uma escola de idiomas DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110 |
title_full |
A satisfação do cliente como fator estratégico em uma escola de idiomas DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110 |
title_fullStr |
A satisfação do cliente como fator estratégico em uma escola de idiomas DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110 |
title_full_unstemmed |
A satisfação do cliente como fator estratégico em uma escola de idiomas DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110 |
title_sort |
A satisfação do cliente como fator estratégico em uma escola de idiomas DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110 |
author |
Fernandes, Julius Cesar Siqueira Othero |
author_facet |
Fernandes, Julius Cesar Siqueira Othero Teixeira, Dalton Jorge Lopes, Humberto Elias Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Dalton Jorge Lopes, Humberto Elias Garcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Julius Cesar Siqueira Othero Teixeira, Dalton Jorge Lopes, Humberto Elias Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do cliente ACSI marketing de relacionamento |
topic |
Satisfação do cliente ACSI marketing de relacionamento |
description |
O objetivo do trabalho foi o de testar a validade da medição da satisfação e de sua cadeia nomológica de construtos, expectativa, valor e qualidade percebida, reclamação e lealdade dos alunos de um curso de inglês em uma escola de idiomas em Belo Horizonte. Utilizando-se o modelo o ACSI, e com a aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais, foi feita a análise de plausibilidade dos achados a partir da interpretação dos resultados obtidos com dados de 260 respondentes. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: na primeira foi feito um pré-teste para identificar a percepção de atributos do construto satisfação dos alunos do curso escolhido para este estudo. Na segunda fase, foi realizado um surveycom os casos validos. O estudo verificou o significativo impacto da satisfação na propensão à lealdade nessa escola e importantes aspectos das relações entre os antecedentes e conseqüentes do construto satisfação geral. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n26p110 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n26p110 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n26p110/2695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 11 n. 26 (2011): E&G Maio/Ago (2011); 110-128 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124676173103104 |