Clubes de Futebol x Televisão: como Bourdieu pode contribuir para a virada deste jogo de poder DOI – 10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p130

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Diego César Terra de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Dênis de, Passador, João Luiz, Brito, Mozar José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2013v13n32p130
Resumo: O futebol, esporte mais popular do mundo, possui papel fundamental na sociedade capitalista, aumenta a atenção da mídia, o interesse das pessoas e movimenta trilhões de dólares por ano. Embora haja um cenário favorável em nível mundial, no Brasil, os donos do "produto", os clubes, passam por dificuldades, reflexo de sua posição de inferioridade na rede. Nesse sentido, o presente ensaio teórico possui como objetivo discutir a questão da diminuição do poderio dos clubes de futebol brasileiro dentro da perspectiva de redes interorganizacionais, levando em consideração o contexto histórico e a explicação sociológica de Pierre Bourdieu para o fenômeno. Em uma perspectiva estratégica, pode-se considerar a configuração em “redes horizontais” como um meio para alcançar determinados fins, logrando certos objetivos que dificilmente seriam alcançados de forma individualizada. Embora as motivações econômicas (configuração estrutural de redes) sejam a principal dimensão no que se refere à sua constituição, é necessária uma atenção especial para os processos e para as contingências que determinam as conexões, laços ou vínculos sociais entre os parceiros (configuração funcionalista de redes).
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