Ver, sentir, vivenciar e crer: os estudos sobre consumo pelos trilhos da consumer culture theory (CCT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaquim, Adriano de Mendonça
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andrade, Helena da Gama Cerqueira, Resende, Sara Pimenta, Pinto, Marcelo de Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
DOI: 10.5752/P.1984-6606.2019v19n53p136-153
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18537
Resumo: É notório o aumento do interesse dos pesquisadores de marketing sobre questões envolvendo a Consumer Culture Theory (CCT) no Brasil. Assim, este artigo, de cunho ensaístico, tem por objetivo oferecer à comunidade de marketing um compêndio demonstrando como esta abordagem teorética e metodológica estruturou-se epistemologicamente, como foi historicamente construída, consolidou-se como uma marca e, também, como aqueles que ajudaram em sua construção pensam que esta poderia contribuir para que compreendamos os fenômenos do consumo por meio dos seus aspectos culturais e simbólicos. Para isso, estruturou-se em tópicos em que se apresenta a relação entre consumo e a perspectiva interpretativista, discutidos os antecedentes do lançamento da marca CCT e expostas as questões que permearam o lançamento e as contribuições teóricas e empíricas da CCT. Os comentários conclusivos sobre a temática, ao final, motivam os pesquisadores interessados a investir esforços para ampliar esse promissor campo de estudos no Brasil.
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