UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA A CRIAÇÃO DE UM JOGO DE EMPRESAS COMPUTADORIZADO: SIMULANDO O MERCADO AUTOMOBILÍSTICO
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/25782 |
Resumo: | No processo de ensino-aprendizagem de disciplinas de Administração e afins a compreensão da dinâmica do mercado é essencial. No entanto, o mercado de trabalho e/ou empresarial não faz parte da realidade de muitos alunos e jovens matriculados nessas disciplinas em cursos de nível técnico e superior. Nesse contexto, a construção de uma visão de mercado para esses alunos apresenta-se como um desafio aos docentes que atuam nessas áreas. Uma forma de ultrapassar esse obstáculo é a utilização da aprendizagem vivencial com o uso de jogos de empresas. Dessa forma, nesse estudo o objetivo foi desenvolver um framework teórico para apoiar a construção de um jogo de empresas, considerando-se a necessidade de formação identificada para uma realidade específica: a dos alunos do IF Sudeste MG campus Juiz de Fora. Como metodologia, utilizou-se a triangulação de dados para a coleta dos mesmos através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas, analisados por meio de análise de conteúdo. Como resultado, elaborou-se um modelo aplicado ao cenário do mercado automobilístico. Apesar de focado nesse cenário e no contexto de uma instituição específica, entende-se que muitos dos conceitos apresentados poderiam ser compatíveis com outras realidades educacionais. |
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UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA A CRIAÇÃO DE UM JOGO DE EMPRESAS COMPUTADORIZADO: SIMULANDO O MERCADO AUTOMOBILÍSTICOA PROPOSAL OF A FRAMEWORK FOR A COMPUTERIZED BUSINESS GAME: SIMULATING THE AUTOMOTIVE MARKETBusiness game. Business simulation. Entrepreneurial education. Market view. Experiential learning.Jogo de empresas. Simulação empresarial. Educação empreendedora. Visão de mercado. Aprendizagem vivencial.No processo de ensino-aprendizagem de disciplinas de Administração e afins a compreensão da dinâmica do mercado é essencial. No entanto, o mercado de trabalho e/ou empresarial não faz parte da realidade de muitos alunos e jovens matriculados nessas disciplinas em cursos de nível técnico e superior. Nesse contexto, a construção de uma visão de mercado para esses alunos apresenta-se como um desafio aos docentes que atuam nessas áreas. Uma forma de ultrapassar esse obstáculo é a utilização da aprendizagem vivencial com o uso de jogos de empresas. Dessa forma, nesse estudo o objetivo foi desenvolver um framework teórico para apoiar a construção de um jogo de empresas, considerando-se a necessidade de formação identificada para uma realidade específica: a dos alunos do IF Sudeste MG campus Juiz de Fora. Como metodologia, utilizou-se a triangulação de dados para a coleta dos mesmos através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas, analisados por meio de análise de conteúdo. Como resultado, elaborou-se um modelo aplicado ao cenário do mercado automobilístico. Apesar de focado nesse cenário e no contexto de uma instituição específica, entende-se que muitos dos conceitos apresentados poderiam ser compatíveis com outras realidades educacionais.In the teaching-learning process of Administration disciplines, it is essential to understand the market dynamics. However, the labor and/or business market is not part of the reality of many young students enrolled in technical and superior courses. So, the building of a market view to them presents a challenge to professors. To overcome this barrier, it is possible to use experimental learning with business games. This study aims to build a business games framework able to support a business game building, adapted to IF Sudeste MG Juiz de Fora campus context. It is used data triangulation as a data collect methodology through bibliographic research, documentary research and interviews, analyzed through content analysis. As result, a conceptual model applied to automotive market scenario was proposed. Although this model considers a specific institution context, it is possible that many concepts herein used could be compatibles with other educational realities.Editora PUC Minas2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/2578210.5752/P.1984-6606.2021v21n60p216-234Revista Economia & Gestão; v. 21 n. 60 (2021): E&G - SET/DEZ; 216-2341984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/25782/19397Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaab, Bárbara Santana Pinto, Izabella Ribeiro Cunha, Rodrigo de Magalhães 2022-02-08T12:23:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25782Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-02-08T12:23:45Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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