PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO FATOR PARA A TOMADA DE DECISÃO NOS RELACIONAMENTOS DE GRANDES EMPRESAS COM STARTUPS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/23403 |
Resumo: | Atualmente as grandes empresas estão cada vez mais próximas das startups. Para reduzir o risco do relacionamento e aumentar a segurança jurídica, entende-se que a propriedade intelectual necessita ser incorporada à tomada de decisão da empresa. Desta forma, buscou-se analisar junto às empresas de grande porte brasileiras associadas à ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) se a propriedade intelectual é um fator relevante em suas estratégias de relacionamento com startups. Para tanto, uma pesquisa exploratória mista (quantitativa e qualitativa) intencional foi realizada utilizando um questionário enviado para 100% das empresas qualificadas (73) como respondentes pela associação supracitada. Com uma taxa de 26% de resposta (19), obteve-se uma amostra satisfatória neste tipo de abordagem. Os resultados mostraram que as empresas brasileiras entrevistadas consideram “Tecnologia e Inovação”, “Alinhamento entre a empresa e startup” e “Qualidade e capacidade da equipe” como os fatores mais relevantes para a tomada de decisão para firmar um relacionamento. A propriedade intelectual é caracterizada como relevante nas decisões estratégicas para um relacionamento com startup, pois é citada por 58% das empresas respondentes. |
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PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO FATOR PARA A TOMADA DE DECISÃO NOS RELACIONAMENTOS DE GRANDES EMPRESAS COM STARTUPSINTELLECTUAL PROPERTY AS A DECISION MAKING FACTOR IN CORPORATE STARTUPS ENGAGEMENTSDecision Making, Corporation, Startup, Engagement, Intellectual Property.Tomada de decisão, Empresa, Startup, Relacionamento, Propriedade Intelectual.Atualmente as grandes empresas estão cada vez mais próximas das startups. Para reduzir o risco do relacionamento e aumentar a segurança jurídica, entende-se que a propriedade intelectual necessita ser incorporada à tomada de decisão da empresa. Desta forma, buscou-se analisar junto às empresas de grande porte brasileiras associadas à ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) se a propriedade intelectual é um fator relevante em suas estratégias de relacionamento com startups. Para tanto, uma pesquisa exploratória mista (quantitativa e qualitativa) intencional foi realizada utilizando um questionário enviado para 100% das empresas qualificadas (73) como respondentes pela associação supracitada. Com uma taxa de 26% de resposta (19), obteve-se uma amostra satisfatória neste tipo de abordagem. Os resultados mostraram que as empresas brasileiras entrevistadas consideram “Tecnologia e Inovação”, “Alinhamento entre a empresa e startup” e “Qualidade e capacidade da equipe” como os fatores mais relevantes para a tomada de decisão para firmar um relacionamento. A propriedade intelectual é caracterizada como relevante nas decisões estratégicas para um relacionamento com startup, pois é citada por 58% das empresas respondentes.Nowadays, corporations are getting closer to startups. To reduce the risk of a relationship and increase legal certainty, the intellectual property needs to be included into the decision making process. In this way, the Brazilian large corporations associated to ANPEI (National Association of Research and Development of Innovative Companies) were asked if the intellectual property is a relevant factor in its strategies of relationship with startups. For this purpose, an intentional quantitative and qualitative exploratory research was performed using a questionnaire sent to 100% of the companies qualified as respondents (73) by the aforementioned association. A response rate of 26% was obtained (19), being considered as highly satisfactory sample in this type of approach. The results showed that the Brazilian companies interviewed considered "Technology and Innovation", "Alignment between the company and startup" and "Quality and capacity of the startup team" as the most relevant factors for decision making before to establish a relationship. In general, Intellectual Property was characterized as relevant in strategic decisions for a relationship with startup, being cited by 58% of respondent corporations.Editora PUC Minas2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/2340310.5752/P.1984-6606.2020v20n57p4-24Revista Economia & Gestão; v. 20 n. 57 (2020): E&G - SET/DEZ; 4-241984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/23403/17657Copyright (c) 2020 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampregher, MatheusCario, Silvio Antonio FerrazNau, Sebastião Lauro2021-04-07T15:23:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23403Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2021-04-07T15:23:10Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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