PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO FATOR PARA A TOMADA DE DECISÃO NOS RELACIONAMENTOS DE GRANDES EMPRESAS COM STARTUPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campregher, Matheus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cario, Silvio Antonio Ferraz, Nau, Sebastião Lauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/23403
Resumo: Atualmente as grandes empresas estão cada vez mais próximas das startups. Para reduzir o risco do relacionamento e aumentar a segurança jurídica, entende-se que a propriedade intelectual necessita ser incorporada à tomada de decisão da empresa. Desta forma, buscou-se analisar junto às empresas de grande porte brasileiras associadas à ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) se a propriedade intelectual é um fator relevante em suas estratégias de relacionamento com startups. Para tanto, uma pesquisa exploratória mista (quantitativa e qualitativa) intencional foi realizada utilizando um questionário enviado para 100% das empresas qualificadas (73) como respondentes pela associação supracitada. Com uma taxa de 26% de resposta (19), obteve-se uma amostra satisfatória neste tipo de abordagem. Os resultados mostraram que as empresas brasileiras entrevistadas consideram “Tecnologia e Inovação”, “Alinhamento entre a empresa e startup” e “Qualidade e capacidade da equipe” como os fatores mais relevantes para a tomada de decisão para firmar um relacionamento. A propriedade intelectual é caracterizada como relevante nas decisões estratégicas para um relacionamento com startup, pois é citada por 58% das empresas respondentes.
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