A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/315 |
Resumo: | O presente ensaio tem por objetivo identificar as âncoras teóricas que definem a especificidade da aprendizagem organizacional no campo dos estudos organizacionais. A sua principal contribuição está em refletir sobre os fundamentos que a caracterizam como uma escola específica de pensamento sobre as organizações. Para essa caracterização, o debate sobre se podem realmente as organizações aprender é contrastado com a perspectiva racional, natural e sistêmica em que os estudos organizacionais são classificados. Tal reflexão é desenvolvida em três momentos. O primeiro mostra a dificuldade de se pensar a aprendizagem como um objeto claramente definido. No segundo momento, aprecia-se como o debate sobre aprendizagem cria um discurso específico e distinto das perspectivas racional, natural e sistêmica. Dentre essas especificidades destacam-se as mudanças cognitivas, o ambiente seletivamente percebido, a racionalidade múltipla e processual e a dinâmica do autodesenvolvimento. Finalmente conclui-se que estudos sobre aprendizagem organizacional tendem a preencher o vazio entre condições ambientais e ação estratégica, concebendo as organizações como fluxos de conhecimento. |
id |
PUC_MG-1_cf21104a8eae9f5ebcfa173c049ec13c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/315 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionaisAprendizado organizacionalEstudos organizacionaisTeorias da organização.O presente ensaio tem por objetivo identificar as âncoras teóricas que definem a especificidade da aprendizagem organizacional no campo dos estudos organizacionais. A sua principal contribuição está em refletir sobre os fundamentos que a caracterizam como uma escola específica de pensamento sobre as organizações. Para essa caracterização, o debate sobre se podem realmente as organizações aprender é contrastado com a perspectiva racional, natural e sistêmica em que os estudos organizacionais são classificados. Tal reflexão é desenvolvida em três momentos. O primeiro mostra a dificuldade de se pensar a aprendizagem como um objeto claramente definido. No segundo momento, aprecia-se como o debate sobre aprendizagem cria um discurso específico e distinto das perspectivas racional, natural e sistêmica. Dentre essas especificidades destacam-se as mudanças cognitivas, o ambiente seletivamente percebido, a racionalidade múltipla e processual e a dinâmica do autodesenvolvimento. Finalmente conclui-se que estudos sobre aprendizagem organizacional tendem a preencher o vazio entre condições ambientais e ação estratégica, concebendo as organizações como fluxos de conhecimento.Editora PUC Minas2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/315Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 10-311984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/315/321Versiani, Ângela FrançaFischer, André Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/315Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais |
title |
A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais |
spellingShingle |
A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais Versiani, Ângela França Aprendizado organizacional Estudos organizacionais Teorias da organização. |
title_short |
A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais |
title_full |
A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais |
title_fullStr |
A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais |
title_sort |
A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais |
author |
Versiani, Ângela França |
author_facet |
Versiani, Ângela França Fischer, André Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, André Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Versiani, Ângela França Fischer, André Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizado organizacional Estudos organizacionais Teorias da organização. |
topic |
Aprendizado organizacional Estudos organizacionais Teorias da organização. |
description |
O presente ensaio tem por objetivo identificar as âncoras teóricas que definem a especificidade da aprendizagem organizacional no campo dos estudos organizacionais. A sua principal contribuição está em refletir sobre os fundamentos que a caracterizam como uma escola específica de pensamento sobre as organizações. Para essa caracterização, o debate sobre se podem realmente as organizações aprender é contrastado com a perspectiva racional, natural e sistêmica em que os estudos organizacionais são classificados. Tal reflexão é desenvolvida em três momentos. O primeiro mostra a dificuldade de se pensar a aprendizagem como um objeto claramente definido. No segundo momento, aprecia-se como o debate sobre aprendizagem cria um discurso específico e distinto das perspectivas racional, natural e sistêmica. Dentre essas especificidades destacam-se as mudanças cognitivas, o ambiente seletivamente percebido, a racionalidade múltipla e processual e a dinâmica do autodesenvolvimento. Finalmente conclui-se que estudos sobre aprendizagem organizacional tendem a preencher o vazio entre condições ambientais e ação estratégica, concebendo as organizações como fluxos de conhecimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/315 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/315/321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 10-31 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124675111944192 |