A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Versiani, Ângela França
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Fischer, André Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/315
Resumo: O presente ensaio tem por objetivo identificar as âncoras teóricas que definem a especificidade da aprendizagem organizacional no campo dos estudos organizacionais. A sua principal contribuição está em refletir sobre os fundamentos que a caracterizam como uma escola específica de pensamento sobre as organizações. Para essa caracterização, o debate sobre se podem realmente as organizações aprender é contrastado com a perspectiva racional, natural e sistêmica em que os estudos organizacionais são classificados. Tal reflexão é desenvolvida em três momentos. O primeiro mostra a dificuldade de se pensar a aprendizagem como um objeto claramente definido. No segundo momento, aprecia-se como o debate sobre aprendizagem cria um discurso específico e distinto das perspectivas racional, natural e sistêmica. Dentre essas especificidades destacam-se as mudanças cognitivas, o ambiente seletivamente percebido, a racionalidade múltipla e processual e a dinâmica do autodesenvolvimento. Finalmente conclui-se que estudos sobre aprendizagem organizacional tendem a preencher o vazio entre condições ambientais e ação estratégica, concebendo as organizações como fluxos de conhecimento.
id PUC_MG-1_cf21104a8eae9f5ebcfa173c049ec13c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/315
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionaisAprendizado organizacionalEstudos organizacionaisTeorias da organização.O presente ensaio tem por objetivo identificar as âncoras teóricas que definem a especificidade da aprendizagem organizacional no campo dos estudos organizacionais. A sua principal contribuição está em refletir sobre os fundamentos que a caracterizam como uma escola específica de pensamento sobre as organizações. Para essa caracterização, o debate sobre se podem realmente as organizações aprender é contrastado com a perspectiva racional, natural e sistêmica em que os estudos organizacionais são classificados. Tal reflexão é desenvolvida em três momentos. O primeiro mostra a dificuldade de se pensar a aprendizagem como um objeto claramente definido. No segundo momento, aprecia-se como o debate sobre aprendizagem cria um discurso específico e distinto das perspectivas racional, natural e sistêmica. Dentre essas especificidades destacam-se as mudanças cognitivas, o ambiente seletivamente percebido, a racionalidade múltipla e processual e a dinâmica do autodesenvolvimento. Finalmente conclui-se que estudos sobre aprendizagem organizacional tendem a preencher o vazio entre condições ambientais e ação estratégica, concebendo as organizações como fluxos de conhecimento.Editora PUC Minas2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/315Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 10-311984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/315/321Versiani, Ângela FrançaFischer, André Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/315Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais
title A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais
spellingShingle A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais
Versiani, Ângela França
Aprendizado organizacional
Estudos organizacionais
Teorias da organização.
title_short A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais
title_full A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais
title_fullStr A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais
title_full_unstemmed A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais
title_sort A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais
author Versiani, Ângela França
author_facet Versiani, Ângela França
Fischer, André Luiz
author_role author
author2 Fischer, André Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Versiani, Ângela França
Fischer, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado organizacional
Estudos organizacionais
Teorias da organização.
topic Aprendizado organizacional
Estudos organizacionais
Teorias da organização.
description O presente ensaio tem por objetivo identificar as âncoras teóricas que definem a especificidade da aprendizagem organizacional no campo dos estudos organizacionais. A sua principal contribuição está em refletir sobre os fundamentos que a caracterizam como uma escola específica de pensamento sobre as organizações. Para essa caracterização, o debate sobre se podem realmente as organizações aprender é contrastado com a perspectiva racional, natural e sistêmica em que os estudos organizacionais são classificados. Tal reflexão é desenvolvida em três momentos. O primeiro mostra a dificuldade de se pensar a aprendizagem como um objeto claramente definido. No segundo momento, aprecia-se como o debate sobre aprendizagem cria um discurso específico e distinto das perspectivas racional, natural e sistêmica. Dentre essas especificidades destacam-se as mudanças cognitivas, o ambiente seletivamente percebido, a racionalidade múltipla e processual e a dinâmica do autodesenvolvimento. Finalmente conclui-se que estudos sobre aprendizagem organizacional tendem a preencher o vazio entre condições ambientais e ação estratégica, concebendo as organizações como fluxos de conhecimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/315
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/315/321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 10-31
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124675111944192