Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
DOI: | 10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p44 |
Resumo: | O ciclo de vida das roupas torna-se mais curto à medida que surgem novas tendências a preços mais baixos, podendo ocasionar o aumento do consumo e, consequentemente, de peças descartadas com mais facilidade. A escolha dos meios de descarte - vender, doar, customizar e jogar no lixo - depende de atributos e motivações. O objetivo dessa pesquisa é identificar as motivações e os atributos que influenciam no descarte de roupas. Foram aplicados questionários on-line com 257 respondentes, sendo as respostas analisadas por meio de teste de médias e ANACOR. Encontrou-se que a motivação socioambiental está associada ao descarte de roupas |
id |
PUC_MG-1_e12fc0cc2eab5bee549df05b84f166e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9442 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
spelling |
Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas UsadasRoupas. Descarte. Doação. Motivações Socialmente Orientadas. Atributos do Produto.O ciclo de vida das roupas torna-se mais curto à medida que surgem novas tendências a preços mais baixos, podendo ocasionar o aumento do consumo e, consequentemente, de peças descartadas com mais facilidade. A escolha dos meios de descarte - vender, doar, customizar e jogar no lixo - depende de atributos e motivações. O objetivo dessa pesquisa é identificar as motivações e os atributos que influenciam no descarte de roupas. Foram aplicados questionários on-line com 257 respondentes, sendo as respostas analisadas por meio de teste de médias e ANACOR. Encontrou-se que a motivação socioambiental está associada ao descarte de roupasEditora PUC Minas2018-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p4410.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44Revista Economia & Gestão; v. 17 n. 47 (2017): E&G - MAIO/AGO; 44-641984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p44/12901Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalíope, Thalita SilvaParis, Ilze EneidaLeocádio, Áurio Lúcio2018-08-14T15:34:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9442Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-08-14T15:34:38Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas |
title |
Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas |
spellingShingle |
Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas Calíope, Thalita Silva Roupas. Descarte. Doação. Motivações Socialmente Orientadas. Atributos do Produto. Calíope, Thalita Silva Roupas. Descarte. Doação. Motivações Socialmente Orientadas. Atributos do Produto. |
title_short |
Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas |
title_full |
Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas |
title_fullStr |
Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas |
title_full_unstemmed |
Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas |
title_sort |
Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas |
author |
Calíope, Thalita Silva |
author_facet |
Calíope, Thalita Silva Calíope, Thalita Silva Paris, Ilze Eneida Leocádio, Áurio Lúcio Paris, Ilze Eneida Leocádio, Áurio Lúcio |
author_role |
author |
author2 |
Paris, Ilze Eneida Leocádio, Áurio Lúcio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calíope, Thalita Silva Paris, Ilze Eneida Leocádio, Áurio Lúcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Roupas. Descarte. Doação. Motivações Socialmente Orientadas. Atributos do Produto. |
topic |
Roupas. Descarte. Doação. Motivações Socialmente Orientadas. Atributos do Produto. |
description |
O ciclo de vida das roupas torna-se mais curto à medida que surgem novas tendências a preços mais baixos, podendo ocasionar o aumento do consumo e, consequentemente, de peças descartadas com mais facilidade. A escolha dos meios de descarte - vender, doar, customizar e jogar no lixo - depende de atributos e motivações. O objetivo dessa pesquisa é identificar as motivações e os atributos que influenciam no descarte de roupas. Foram aplicados questionários on-line com 257 respondentes, sendo as respostas analisadas por meio de teste de médias e ANACOR. Encontrou-se que a motivação socioambiental está associada ao descarte de roupas |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p44 10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p44 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p44/12901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 17 n. 47 (2017): E&G - MAIO/AGO; 44-64 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1822181330358632448 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44 |