Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calíope, Thalita Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Paris, Ilze Eneida, Leocádio, Áurio Lúcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
DOI: 10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p44
Resumo: O ciclo de vida das roupas torna-se mais curto à medida que surgem novas tendências a preços mais baixos, podendo ocasionar o aumento do consumo e, consequentemente, de peças descartadas com mais facilidade. A escolha dos meios de descarte - vender, doar, customizar e jogar no lixo - depende de atributos e motivações. O objetivo dessa pesquisa é identificar as motivações e os atributos que influenciam no descarte de roupas. Foram aplicados questionários on-line com 257 respondentes, sendo as respostas analisadas por meio de teste de médias e ANACOR. Encontrou-se que a motivação socioambiental está associada ao descarte de roupas
id PUC_MG-1_e12fc0cc2eab5bee549df05b84f166e8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9442
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
spelling Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas UsadasRoupas. Descarte. Doação. Motivações Socialmente Orientadas. Atributos do Produto.O ciclo de vida das roupas torna-se mais curto à medida que surgem novas tendências a preços mais baixos, podendo ocasionar o aumento do consumo e, consequentemente, de peças descartadas com mais facilidade. A escolha dos meios de descarte - vender, doar, customizar e jogar no lixo - depende de atributos e motivações. O objetivo dessa pesquisa é identificar as motivações e os atributos que influenciam no descarte de roupas. Foram aplicados questionários on-line com 257 respondentes, sendo as respostas analisadas por meio de teste de médias e ANACOR. Encontrou-se que a motivação socioambiental está associada ao descarte de roupasEditora PUC Minas2018-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p4410.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44Revista Economia & Gestão; v. 17 n. 47 (2017): E&G - MAIO/AGO; 44-641984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p44/12901Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalíope, Thalita SilvaParis, Ilze EneidaLeocádio, Áurio Lúcio2018-08-14T15:34:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9442Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-08-14T15:34:38Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas
title Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas
spellingShingle Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas
Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas
Calíope, Thalita Silva
Roupas. Descarte. Doação. Motivações Socialmente Orientadas. Atributos do Produto.
Calíope, Thalita Silva
Roupas. Descarte. Doação. Motivações Socialmente Orientadas. Atributos do Produto.
title_short Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas
title_full Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas
title_fullStr Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas
Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas
title_full_unstemmed Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas
Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas
title_sort Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas
author Calíope, Thalita Silva
author_facet Calíope, Thalita Silva
Calíope, Thalita Silva
Paris, Ilze Eneida
Leocádio, Áurio Lúcio
Paris, Ilze Eneida
Leocádio, Áurio Lúcio
author_role author
author2 Paris, Ilze Eneida
Leocádio, Áurio Lúcio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calíope, Thalita Silva
Paris, Ilze Eneida
Leocádio, Áurio Lúcio
dc.subject.por.fl_str_mv Roupas. Descarte. Doação. Motivações Socialmente Orientadas. Atributos do Produto.
topic Roupas. Descarte. Doação. Motivações Socialmente Orientadas. Atributos do Produto.
description O ciclo de vida das roupas torna-se mais curto à medida que surgem novas tendências a preços mais baixos, podendo ocasionar o aumento do consumo e, consequentemente, de peças descartadas com mais facilidade. A escolha dos meios de descarte - vender, doar, customizar e jogar no lixo - depende de atributos e motivações. O objetivo dessa pesquisa é identificar as motivações e os atributos que influenciam no descarte de roupas. Foram aplicados questionários on-line com 257 respondentes, sendo as respostas analisadas por meio de teste de médias e ANACOR. Encontrou-se que a motivação socioambiental está associada ao descarte de roupas
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p44
10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p44
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p44/12901
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 17 n. 47 (2017): E&G - MAIO/AGO; 44-64
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1822181330358632448
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44