Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Glessia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dacorso, Antonio Luiz Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3929
Resumo: O caso objetiva discutir junto a alunos de graduação o modelo de inovação aberta e sua relação com a micro e pequena empresa. O público alvo são alunos dos cursos de graduação em administração, nas disciplinas de empreendedorismo e inovação. O caso escolhido foi o da empresa, de nome fictício, Metálica, especializa na área de fixadores metálicos. Atuante no mercado desde 1996, a empresa se viu ameaçada em 2005 frente a novos concorrentes. A solução encontrada foi a fabricação do material antes apenas comercializado. Como deveria lançar um produto já com baixo preço e elevada qualidade, em virtude de sua principal cliente, buscou ajuda de órgãos apoiadores e parceiros comerciais, e em 2009 começou a produzir o parafuso de fixação, principal inovação da empresa, se tornando a única autorizada a fabricar o produto no Nordeste. Desde então, a empresa tem buscado nas parcerias uma forma de viabilizar o crescimento da organização e inovar de forma contínua. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e análise documental. Espera-se que a partir desse caso, os alunos sejam estimulados a refletirem acerca do novo formato de inovação e de como esse pode trazer vantagens competitivas duradouras para as micro e pequenas empresas.
id PUC_MG-1_fa7ecfdad6a0514d9f5913840c093757
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3929
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionaisInovação AbertaMicro e Pequenas EmpresasCompetitividade.O caso objetiva discutir junto a alunos de graduação o modelo de inovação aberta e sua relação com a micro e pequena empresa. O público alvo são alunos dos cursos de graduação em administração, nas disciplinas de empreendedorismo e inovação. O caso escolhido foi o da empresa, de nome fictício, Metálica, especializa na área de fixadores metálicos. Atuante no mercado desde 1996, a empresa se viu ameaçada em 2005 frente a novos concorrentes. A solução encontrada foi a fabricação do material antes apenas comercializado. Como deveria lançar um produto já com baixo preço e elevada qualidade, em virtude de sua principal cliente, buscou ajuda de órgãos apoiadores e parceiros comerciais, e em 2009 começou a produzir o parafuso de fixação, principal inovação da empresa, se tornando a única autorizada a fabricar o produto no Nordeste. Desde então, a empresa tem buscado nas parcerias uma forma de viabilizar o crescimento da organização e inovar de forma contínua. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e análise documental. Espera-se que a partir desse caso, os alunos sejam estimulados a refletirem acerca do novo formato de inovação e de como esse pode trazer vantagens competitivas duradouras para as micro e pequenas empresas.Editora PUC Minas2013-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/392910.5752/P.1984-6606.2013v13n31p201-216Revista Economia & Gestão; v. 13 n. 31 (2013): E&G Jan/Abr; 201-2161984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3929/5361Silva, GlessiaDacorso, Antonio Luiz Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3929Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:04Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionais
title Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionais
spellingShingle Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionais
Silva, Glessia
Inovação Aberta
Micro e Pequenas Empresas
Competitividade.
title_short Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionais
title_full Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionais
title_fullStr Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionais
title_full_unstemmed Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionais
title_sort Inovação no parafuso: Indo além dos limites organizacionais
author Silva, Glessia
author_facet Silva, Glessia
Dacorso, Antonio Luiz Rocha
author_role author
author2 Dacorso, Antonio Luiz Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Glessia
Dacorso, Antonio Luiz Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação Aberta
Micro e Pequenas Empresas
Competitividade.
topic Inovação Aberta
Micro e Pequenas Empresas
Competitividade.
description O caso objetiva discutir junto a alunos de graduação o modelo de inovação aberta e sua relação com a micro e pequena empresa. O público alvo são alunos dos cursos de graduação em administração, nas disciplinas de empreendedorismo e inovação. O caso escolhido foi o da empresa, de nome fictício, Metálica, especializa na área de fixadores metálicos. Atuante no mercado desde 1996, a empresa se viu ameaçada em 2005 frente a novos concorrentes. A solução encontrada foi a fabricação do material antes apenas comercializado. Como deveria lançar um produto já com baixo preço e elevada qualidade, em virtude de sua principal cliente, buscou ajuda de órgãos apoiadores e parceiros comerciais, e em 2009 começou a produzir o parafuso de fixação, principal inovação da empresa, se tornando a única autorizada a fabricar o produto no Nordeste. Desde então, a empresa tem buscado nas parcerias uma forma de viabilizar o crescimento da organização e inovar de forma contínua. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e análise documental. Espera-se que a partir desse caso, os alunos sejam estimulados a refletirem acerca do novo formato de inovação e de como esse pode trazer vantagens competitivas duradouras para as micro e pequenas empresas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3929
10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p201-216
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3929
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p201-216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3929/5361
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 13 n. 31 (2013): E&G Jan/Abr; 201-216
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124676250697728