TAP Portugal: o Desafio de Ser Fênix
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1459 |
Resumo: | O caso de ensino “TAP Portugal: o desafio de ser Fênix” relata a trajetória da companhia aérea a partir de 2000, ano em que quatro brasileiros foram convidados a assumir a direção da empresa. Dificuldades financeiras e operacionais, problemas organizacionais, pendências trabalhistas e baixa motivação dos empregados caracterizavam o ambiente da empresa à época. O caso detalha as estratégias adotadas para alterar o modelo de gestão da empresa de forma a torná-la mais competitiva, bem como conseguir o envolvimento dos funcionários nos projetos de reestruturação e expansão do negócio. Os resultados auferidos com a implantação dos projetos desenvolvidos pelos gestores brasileiros foram positivos, mas desafios ainda persistem para que a empresa reverta definitivamente sua situação financeira deficitária e se consolide como uma das principais companhias aéreas internacionais. O caso se destina a ilustrar conceitos e desenvolver competências gerenciais nas áreas de estratégia e gestão de pessoas, principalmente nos temas liderança e cultura organizacional. Ainda dentro dos objetivos de aprendizagem, o caso propõe que os alunos elaborem planos detalhados para fortalecimento/consolidação do modelo de gestão implantado pelo grupo de executivos brasileiros. |
id |
PUC_MG-1_ff2b56d127c6b4a97f6fe744371fc0bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1459 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
TAP Portugal: o Desafio de Ser FênixO caso de ensino “TAP Portugal: o desafio de ser Fênix” relata a trajetória da companhia aérea a partir de 2000, ano em que quatro brasileiros foram convidados a assumir a direção da empresa. Dificuldades financeiras e operacionais, problemas organizacionais, pendências trabalhistas e baixa motivação dos empregados caracterizavam o ambiente da empresa à época. O caso detalha as estratégias adotadas para alterar o modelo de gestão da empresa de forma a torná-la mais competitiva, bem como conseguir o envolvimento dos funcionários nos projetos de reestruturação e expansão do negócio. Os resultados auferidos com a implantação dos projetos desenvolvidos pelos gestores brasileiros foram positivos, mas desafios ainda persistem para que a empresa reverta definitivamente sua situação financeira deficitária e se consolide como uma das principais companhias aéreas internacionais. O caso se destina a ilustrar conceitos e desenvolver competências gerenciais nas áreas de estratégia e gestão de pessoas, principalmente nos temas liderança e cultura organizacional. Ainda dentro dos objetivos de aprendizagem, o caso propõe que os alunos elaborem planos detalhados para fortalecimento/consolidação do modelo de gestão implantado pelo grupo de executivos brasileiros.Editora PUC Minas2010-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1459Revista Economia & Gestão; v. 10 n. 23 (2010): E&G - MAIO/AGO (2010); 118-1341984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1459/2151Guimarães, Liliane de OliveiraTanure, BetâniaAlmeida, Aulus Gelius Valadares deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1459Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TAP Portugal: o Desafio de Ser Fênix |
title |
TAP Portugal: o Desafio de Ser Fênix |
spellingShingle |
TAP Portugal: o Desafio de Ser Fênix Guimarães, Liliane de Oliveira |
title_short |
TAP Portugal: o Desafio de Ser Fênix |
title_full |
TAP Portugal: o Desafio de Ser Fênix |
title_fullStr |
TAP Portugal: o Desafio de Ser Fênix |
title_full_unstemmed |
TAP Portugal: o Desafio de Ser Fênix |
title_sort |
TAP Portugal: o Desafio de Ser Fênix |
author |
Guimarães, Liliane de Oliveira |
author_facet |
Guimarães, Liliane de Oliveira Tanure, Betânia Almeida, Aulus Gelius Valadares de |
author_role |
author |
author2 |
Tanure, Betânia Almeida, Aulus Gelius Valadares de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Liliane de Oliveira Tanure, Betânia Almeida, Aulus Gelius Valadares de |
description |
O caso de ensino “TAP Portugal: o desafio de ser Fênix” relata a trajetória da companhia aérea a partir de 2000, ano em que quatro brasileiros foram convidados a assumir a direção da empresa. Dificuldades financeiras e operacionais, problemas organizacionais, pendências trabalhistas e baixa motivação dos empregados caracterizavam o ambiente da empresa à época. O caso detalha as estratégias adotadas para alterar o modelo de gestão da empresa de forma a torná-la mais competitiva, bem como conseguir o envolvimento dos funcionários nos projetos de reestruturação e expansão do negócio. Os resultados auferidos com a implantação dos projetos desenvolvidos pelos gestores brasileiros foram positivos, mas desafios ainda persistem para que a empresa reverta definitivamente sua situação financeira deficitária e se consolide como uma das principais companhias aéreas internacionais. O caso se destina a ilustrar conceitos e desenvolver competências gerenciais nas áreas de estratégia e gestão de pessoas, principalmente nos temas liderança e cultura organizacional. Ainda dentro dos objetivos de aprendizagem, o caso propõe que os alunos elaborem planos detalhados para fortalecimento/consolidação do modelo de gestão implantado pelo grupo de executivos brasileiros. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1459 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1459/2151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 10 n. 23 (2010): E&G - MAIO/AGO (2010); 118-134 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124675196878848 |