CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cararo, William Rafael
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Basso, Kenny
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18434
Resumo: As práticas da responsabilidade social corporativa podem influenciar tanto a percepção da confiança quanto a desconfiança dos consumidores, dois construtos importantes nos relacionamentos organizacionais. Nessas circunstâncias, se torna relevante a integridade que a empresa transmite para seus stakeholders, agindo como fator mediador de ambos os construtos. Diante disso, neste estudo o fenômeno acima foi analisado através de um experimento desenho fatorial 2x1. A pesquisa analisou o efeito das práticas de Responsabilidade Social Corporativa na percepção da integridade da empresa perante os consumidores, influenciando a confiança e a desconfiança dos mesmos. Os resultados inferem que as atividades de RSC geram um aumento da integridade empresarial e que a mesma atua como variável mediadora da relação entre a responsabilidade social corporativa, a confiança e a desconfiança dos consumidores. Ao demonstrar que a integridade percebida pelos clientes é o mecanismo pelo qual a responsabilidade social corporativa afeta a confiança e, também, a diminuição da desconfiança dos consumidores, o estudo vem a contribuir para a área do marketing.
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