CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
DOI: | 10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p168-184 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18434 |
Resumo: | As práticas da responsabilidade social corporativa podem influenciar tanto a percepção da confiança quanto a desconfiança dos consumidores, dois construtos importantes nos relacionamentos organizacionais. Nessas circunstâncias, se torna relevante a integridade que a empresa transmite para seus stakeholders, agindo como fator mediador de ambos os construtos. Diante disso, neste estudo o fenômeno acima foi analisado através de um experimento desenho fatorial 2x1. A pesquisa analisou o efeito das práticas de Responsabilidade Social Corporativa na percepção da integridade da empresa perante os consumidores, influenciando a confiança e a desconfiança dos mesmos. Os resultados inferem que as atividades de RSC geram um aumento da integridade empresarial e que a mesma atua como variável mediadora da relação entre a responsabilidade social corporativa, a confiança e a desconfiança dos consumidores. Ao demonstrar que a integridade percebida pelos clientes é o mecanismo pelo qual a responsabilidade social corporativa afeta a confiança e, também, a diminuição da desconfiança dos consumidores, o estudo vem a contribuir para a área do marketing. |
id |
PUC_MG-1_ffa9a54c0330bccb91a6cbe39f61f82e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18434 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
spelling |
CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAILRESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, CONFIANÇA E DESCONFIANÇA NO VAREJOCorporate Social Responsibility (CSR), Trust, DistrustResponsabilidade Social Corporativa (RSC)ConfiançaDesconfiança.As práticas da responsabilidade social corporativa podem influenciar tanto a percepção da confiança quanto a desconfiança dos consumidores, dois construtos importantes nos relacionamentos organizacionais. Nessas circunstâncias, se torna relevante a integridade que a empresa transmite para seus stakeholders, agindo como fator mediador de ambos os construtos. Diante disso, neste estudo o fenômeno acima foi analisado através de um experimento desenho fatorial 2x1. A pesquisa analisou o efeito das práticas de Responsabilidade Social Corporativa na percepção da integridade da empresa perante os consumidores, influenciando a confiança e a desconfiança dos mesmos. Os resultados inferem que as atividades de RSC geram um aumento da integridade empresarial e que a mesma atua como variável mediadora da relação entre a responsabilidade social corporativa, a confiança e a desconfiança dos consumidores. Ao demonstrar que a integridade percebida pelos clientes é o mecanismo pelo qual a responsabilidade social corporativa afeta a confiança e, também, a diminuição da desconfiança dos consumidores, o estudo vem a contribuir para a área do marketing.Editora PUC Minas2021-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1843410.5752/P.1984-6606.2021v21n58p168-184Revista Economia & Gestão; v. 21 n. 58 (2021): E&G - JAN/ABR; 168-1841984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18434/18165Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCararo, William RafaelBasso, Kenny2022-02-08T09:24:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18434Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-02-08T09:24:16Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, CONFIANÇA E DESCONFIANÇA NO VAREJO |
title |
CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL |
spellingShingle |
CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL Cararo, William Rafael Corporate Social Responsibility (CSR), Trust, Distrust Responsabilidade Social Corporativa (RSC) Confiança Desconfiança. Cararo, William Rafael Corporate Social Responsibility (CSR), Trust, Distrust Responsabilidade Social Corporativa (RSC) Confiança Desconfiança. |
title_short |
CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL |
title_full |
CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL |
title_fullStr |
CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL |
title_full_unstemmed |
CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL |
title_sort |
CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, TRUST AND DISTRUST IN RETAIL |
author |
Cararo, William Rafael |
author_facet |
Cararo, William Rafael Cararo, William Rafael Basso, Kenny Basso, Kenny |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Kenny |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cararo, William Rafael Basso, Kenny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corporate Social Responsibility (CSR), Trust, Distrust Responsabilidade Social Corporativa (RSC) Confiança Desconfiança. |
topic |
Corporate Social Responsibility (CSR), Trust, Distrust Responsabilidade Social Corporativa (RSC) Confiança Desconfiança. |
description |
As práticas da responsabilidade social corporativa podem influenciar tanto a percepção da confiança quanto a desconfiança dos consumidores, dois construtos importantes nos relacionamentos organizacionais. Nessas circunstâncias, se torna relevante a integridade que a empresa transmite para seus stakeholders, agindo como fator mediador de ambos os construtos. Diante disso, neste estudo o fenômeno acima foi analisado através de um experimento desenho fatorial 2x1. A pesquisa analisou o efeito das práticas de Responsabilidade Social Corporativa na percepção da integridade da empresa perante os consumidores, influenciando a confiança e a desconfiança dos mesmos. Os resultados inferem que as atividades de RSC geram um aumento da integridade empresarial e que a mesma atua como variável mediadora da relação entre a responsabilidade social corporativa, a confiança e a desconfiança dos consumidores. Ao demonstrar que a integridade percebida pelos clientes é o mecanismo pelo qual a responsabilidade social corporativa afeta a confiança e, também, a diminuição da desconfiança dos consumidores, o estudo vem a contribuir para a área do marketing. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18434 10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p168-184 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18434 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p168-184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18434/18165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 21 n. 58 (2021): E&G - JAN/ABR; 168-184 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1822181330436227072 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p168-184 |