COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Robson Figuereido
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p443
Resumo: O tema violência na escola não é novo e está na ordem do dia, em nossa sociedade, por essa razão, este artigo trata de apresentar uma experiência de pesquisa-ação a partir da interlocução da Universidade e Escola Pública da Educação Básica em Belo Horizonte. Este trabalho trata de revelar o posicionamento do autor, pesquisador do Núcleo de Estudos da Linguagem, Letramento e Formação (NELLF) referente à realização de Oficinas Educativas concebidas como espaço do vínculo, da participação, da comunicação e da produção e interação social entre alunos do Ensino Médio, professores de Língua Portuguesa da Escola Pública Parceria, estudantes da Graduação e do Mestrado/Doutorado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa, da PUC Minas no Projeto Leitura e Escrita no ensino médio: demandas para a ação e a formação de professores, caminhos para novas práticas. Criou-se oficinas educativas para o combate à violência na escola a partir da escuta atenta de professores e alunos sobre a realidade socioemocional, cultural e pedagógica de uma Escola Estadual, na região oeste, da cidade de Belo Horizonte, que durante a pesquisa esteve em parceria com o curso de Letras e outros cursos de Licenciatura, da referida universidade. O resultado dessa parceria foi dar voz aos alunos do Ensino Médio que participaram das atividades das oficinas em especial a relacionada ao tema: inclusão e exclusão social. Os alunos manifestam o seu posicionamento sobre esse tema e trazem para a cena do espaço escolar como é difícil ter de lidar com as diferenças identitárias que atravessam o seu modo de pensar, agir e dizer no cotidiano escolar. PALAVRAS-CHAVE: Violência.  Discurso. Identidade. Pesquisa-ação. Oficinas educativas.
id PUC_MG-2_05f259b593a2334b6919635ac483530d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16351
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLAFilosofiaEducaçãoO tema violência na escola não é novo e está na ordem do dia, em nossa sociedade, por essa razão, este artigo trata de apresentar uma experiência de pesquisa-ação a partir da interlocução da Universidade e Escola Pública da Educação Básica em Belo Horizonte. Este trabalho trata de revelar o posicionamento do autor, pesquisador do Núcleo de Estudos da Linguagem, Letramento e Formação (NELLF) referente à realização de Oficinas Educativas concebidas como espaço do vínculo, da participação, da comunicação e da produção e interação social entre alunos do Ensino Médio, professores de Língua Portuguesa da Escola Pública Parceria, estudantes da Graduação e do Mestrado/Doutorado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa, da PUC Minas no Projeto Leitura e Escrita no ensino médio: demandas para a ação e a formação de professores, caminhos para novas práticas. Criou-se oficinas educativas para o combate à violência na escola a partir da escuta atenta de professores e alunos sobre a realidade socioemocional, cultural e pedagógica de uma Escola Estadual, na região oeste, da cidade de Belo Horizonte, que durante a pesquisa esteve em parceria com o curso de Letras e outros cursos de Licenciatura, da referida universidade. O resultado dessa parceria foi dar voz aos alunos do Ensino Médio que participaram das atividades das oficinas em especial a relacionada ao tema: inclusão e exclusão social. Os alunos manifestam o seu posicionamento sobre esse tema e trazem para a cena do espaço escolar como é difícil ter de lidar com as diferenças identitárias que atravessam o seu modo de pensar, agir e dizer no cotidiano escolar. PALAVRAS-CHAVE: Violência.  Discurso. Identidade. Pesquisa-ação. Oficinas educativas.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p44310.5752/P.2177-6342.2017v8n16p443Sapere Aude; v. 8 n. 16 (2017): DOSSIÊ: VIOLÊNCIA, DISCURSO E PODER; 443-456Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 8 No 16 (2017): DOSSIÊ: VIOLÊNCIA, DISCURSO E PODER; 443-4562177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p443/12762Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Robson Figuereido2018-06-04T10:27:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16351Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2018-06-04T10:27:47Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
title COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
spellingShingle COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
Brito, Robson Figuereido
Filosofia
Educação
title_short COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
title_full COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
title_fullStr COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
title_full_unstemmed COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
title_sort COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
author Brito, Robson Figuereido
author_facet Brito, Robson Figuereido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Robson Figuereido
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Educação
topic Filosofia
Educação
description O tema violência na escola não é novo e está na ordem do dia, em nossa sociedade, por essa razão, este artigo trata de apresentar uma experiência de pesquisa-ação a partir da interlocução da Universidade e Escola Pública da Educação Básica em Belo Horizonte. Este trabalho trata de revelar o posicionamento do autor, pesquisador do Núcleo de Estudos da Linguagem, Letramento e Formação (NELLF) referente à realização de Oficinas Educativas concebidas como espaço do vínculo, da participação, da comunicação e da produção e interação social entre alunos do Ensino Médio, professores de Língua Portuguesa da Escola Pública Parceria, estudantes da Graduação e do Mestrado/Doutorado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa, da PUC Minas no Projeto Leitura e Escrita no ensino médio: demandas para a ação e a formação de professores, caminhos para novas práticas. Criou-se oficinas educativas para o combate à violência na escola a partir da escuta atenta de professores e alunos sobre a realidade socioemocional, cultural e pedagógica de uma Escola Estadual, na região oeste, da cidade de Belo Horizonte, que durante a pesquisa esteve em parceria com o curso de Letras e outros cursos de Licenciatura, da referida universidade. O resultado dessa parceria foi dar voz aos alunos do Ensino Médio que participaram das atividades das oficinas em especial a relacionada ao tema: inclusão e exclusão social. Os alunos manifestam o seu posicionamento sobre esse tema e trazem para a cena do espaço escolar como é difícil ter de lidar com as diferenças identitárias que atravessam o seu modo de pensar, agir e dizer no cotidiano escolar. PALAVRAS-CHAVE: Violência.  Discurso. Identidade. Pesquisa-ação. Oficinas educativas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p443
10.5752/P.2177-6342.2017v8n16p443
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p443
identifier_str_mv 10.5752/P.2177-6342.2017v8n16p443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p443/12762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 8 n. 16 (2017): DOSSIÊ: VIOLÊNCIA, DISCURSO E PODER; 443-456
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 8 No 16 (2017): DOSSIÊ: VIOLÊNCIA, DISCURSO E PODER; 443-456
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042344982839296