COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p443 |
Resumo: | O tema violência na escola não é novo e está na ordem do dia, em nossa sociedade, por essa razão, este artigo trata de apresentar uma experiência de pesquisa-ação a partir da interlocução da Universidade e Escola Pública da Educação Básica em Belo Horizonte. Este trabalho trata de revelar o posicionamento do autor, pesquisador do Núcleo de Estudos da Linguagem, Letramento e Formação (NELLF) referente à realização de Oficinas Educativas concebidas como espaço do vínculo, da participação, da comunicação e da produção e interação social entre alunos do Ensino Médio, professores de Língua Portuguesa da Escola Pública Parceria, estudantes da Graduação e do Mestrado/Doutorado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa, da PUC Minas no Projeto Leitura e Escrita no ensino médio: demandas para a ação e a formação de professores, caminhos para novas práticas. Criou-se oficinas educativas para o combate à violência na escola a partir da escuta atenta de professores e alunos sobre a realidade socioemocional, cultural e pedagógica de uma Escola Estadual, na região oeste, da cidade de Belo Horizonte, que durante a pesquisa esteve em parceria com o curso de Letras e outros cursos de Licenciatura, da referida universidade. O resultado dessa parceria foi dar voz aos alunos do Ensino Médio que participaram das atividades das oficinas em especial a relacionada ao tema: inclusão e exclusão social. Os alunos manifestam o seu posicionamento sobre esse tema e trazem para a cena do espaço escolar como é difícil ter de lidar com as diferenças identitárias que atravessam o seu modo de pensar, agir e dizer no cotidiano escolar. PALAVRAS-CHAVE: Violência. Discurso. Identidade. Pesquisa-ação. Oficinas educativas. |
id |
PUC_MG-2_05f259b593a2334b6919635ac483530d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16351 |
network_acronym_str |
PUC_MG-2 |
network_name_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLAFilosofiaEducaçãoO tema violência na escola não é novo e está na ordem do dia, em nossa sociedade, por essa razão, este artigo trata de apresentar uma experiência de pesquisa-ação a partir da interlocução da Universidade e Escola Pública da Educação Básica em Belo Horizonte. Este trabalho trata de revelar o posicionamento do autor, pesquisador do Núcleo de Estudos da Linguagem, Letramento e Formação (NELLF) referente à realização de Oficinas Educativas concebidas como espaço do vínculo, da participação, da comunicação e da produção e interação social entre alunos do Ensino Médio, professores de Língua Portuguesa da Escola Pública Parceria, estudantes da Graduação e do Mestrado/Doutorado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa, da PUC Minas no Projeto Leitura e Escrita no ensino médio: demandas para a ação e a formação de professores, caminhos para novas práticas. Criou-se oficinas educativas para o combate à violência na escola a partir da escuta atenta de professores e alunos sobre a realidade socioemocional, cultural e pedagógica de uma Escola Estadual, na região oeste, da cidade de Belo Horizonte, que durante a pesquisa esteve em parceria com o curso de Letras e outros cursos de Licenciatura, da referida universidade. O resultado dessa parceria foi dar voz aos alunos do Ensino Médio que participaram das atividades das oficinas em especial a relacionada ao tema: inclusão e exclusão social. Os alunos manifestam o seu posicionamento sobre esse tema e trazem para a cena do espaço escolar como é difícil ter de lidar com as diferenças identitárias que atravessam o seu modo de pensar, agir e dizer no cotidiano escolar. PALAVRAS-CHAVE: Violência. Discurso. Identidade. Pesquisa-ação. Oficinas educativas.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p44310.5752/P.2177-6342.2017v8n16p443Sapere Aude; v. 8 n. 16 (2017): DOSSIÊ: VIOLÊNCIA, DISCURSO E PODER; 443-456Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 8 No 16 (2017): DOSSIÊ: VIOLÊNCIA, DISCURSO E PODER; 443-4562177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p443/12762Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Robson Figuereido2018-06-04T10:27:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16351Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2018-06-04T10:27:47Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA |
title |
COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA |
spellingShingle |
COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA Brito, Robson Figuereido Filosofia Educação |
title_short |
COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA |
title_full |
COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA |
title_fullStr |
COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA |
title_sort |
COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA |
author |
Brito, Robson Figuereido |
author_facet |
Brito, Robson Figuereido |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Robson Figuereido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Educação |
topic |
Filosofia Educação |
description |
O tema violência na escola não é novo e está na ordem do dia, em nossa sociedade, por essa razão, este artigo trata de apresentar uma experiência de pesquisa-ação a partir da interlocução da Universidade e Escola Pública da Educação Básica em Belo Horizonte. Este trabalho trata de revelar o posicionamento do autor, pesquisador do Núcleo de Estudos da Linguagem, Letramento e Formação (NELLF) referente à realização de Oficinas Educativas concebidas como espaço do vínculo, da participação, da comunicação e da produção e interação social entre alunos do Ensino Médio, professores de Língua Portuguesa da Escola Pública Parceria, estudantes da Graduação e do Mestrado/Doutorado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa, da PUC Minas no Projeto Leitura e Escrita no ensino médio: demandas para a ação e a formação de professores, caminhos para novas práticas. Criou-se oficinas educativas para o combate à violência na escola a partir da escuta atenta de professores e alunos sobre a realidade socioemocional, cultural e pedagógica de uma Escola Estadual, na região oeste, da cidade de Belo Horizonte, que durante a pesquisa esteve em parceria com o curso de Letras e outros cursos de Licenciatura, da referida universidade. O resultado dessa parceria foi dar voz aos alunos do Ensino Médio que participaram das atividades das oficinas em especial a relacionada ao tema: inclusão e exclusão social. Os alunos manifestam o seu posicionamento sobre esse tema e trazem para a cena do espaço escolar como é difícil ter de lidar com as diferenças identitárias que atravessam o seu modo de pensar, agir e dizer no cotidiano escolar. PALAVRAS-CHAVE: Violência. Discurso. Identidade. Pesquisa-ação. Oficinas educativas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p443 10.5752/P.2177-6342.2017v8n16p443 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p443 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2177-6342.2017v8n16p443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p443/12762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sapere Aude - Revista de Filosofia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sapere Aude; v. 8 n. 16 (2017): DOSSIÊ: VIOLÊNCIA, DISCURSO E PODER; 443-456 Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 8 No 16 (2017): DOSSIÊ: VIOLÊNCIA, DISCURSO E PODER; 443-456 2177-6342 2176-2708 reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MG |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MG |
institution |
PUC_MG |
reponame_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br |
_version_ |
1798042344982839296 |