"UMA ARQUEOLOGIA QUE DESPEDAÇA SEUS ÍDOLOS": CRÍTICA À HISTÓRIA EM AS PALAVRAS E AS COISAS
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2016v7n13p289 |
Resumo: | Desde a recepção de seus primeiros escritos, a relação de Foucault com a história tem sido interpretada de modo ambíguo. Apesar de seus trabalhos filosóficos terem um caráter fortemente historiográfico, a partir da publicação de As palavras e as coisas, o filósofo é visto tanto como aquele que recusa a história quanto como aquele que a revoluciona. Esse trabalho trata da recepção que teve a obra As palavras e as coisas, quando de seu lançamento, e procura investigar qual o caráter da crítica que recai sobre a noção de história foucaultiana. Objetivamos, ainda, acentuar de que forma a arqueologia foucaultiana pôde sinalizar os limites da operação historiográfica por meio de uma análise descontínua da crítica à origem. |
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"UMA ARQUEOLOGIA QUE DESPEDAÇA SEUS ÍDOLOS": CRÍTICA À HISTÓRIA EM AS PALAVRAS E AS COISASFoucault. Historiografia. Arqueologia. Descontinuidade. Episteme.Desde a recepção de seus primeiros escritos, a relação de Foucault com a história tem sido interpretada de modo ambíguo. Apesar de seus trabalhos filosóficos terem um caráter fortemente historiográfico, a partir da publicação de As palavras e as coisas, o filósofo é visto tanto como aquele que recusa a história quanto como aquele que a revoluciona. Esse trabalho trata da recepção que teve a obra As palavras e as coisas, quando de seu lançamento, e procura investigar qual o caráter da crítica que recai sobre a noção de história foucaultiana. Objetivamos, ainda, acentuar de que forma a arqueologia foucaultiana pôde sinalizar os limites da operação historiográfica por meio de uma análise descontínua da crítica à origem. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2016-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2016v7n13p28910.5752/P.2177-6342.2016v7n13p289Sapere Aude; v. 7 n. 13 (2016): DOSSIÊ: MICHEL FOUCAULT; 289-300Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 7 No 13 (2016): DOSSIÊ: MICHEL FOUCAULT; 289-3002177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2016v7n13p289/9742Copyright (c) 2016 Sapere Aude - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBalbino, Lorena de Paula2017-12-07T17:46:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12113Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2017-12-07T17:46:02Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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