O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5578 |
Resumo: | A pedagogia tradicional é hegemonicamente heterossexista. A vivência escolar cotidiana nos fornece inúmeros e lamentáveis exemplos dessa realidade ideológica encarnada na figura do “abjeto”. Esta comunicação tem como finalidade fazer uma crítica a essa pedagogia heterossexista tendo como base a teoria queer e o seu horizonte de uma escola mais pluralista e, de uma criança, um futuro adulto mais tolerante. |
id |
PUC_MG-2_06de997acf2919b29a87b35046033821 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5578 |
network_acronym_str |
PUC_MG-2 |
network_name_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexistaA pedagogia tradicional é hegemonicamente heterossexista. A vivência escolar cotidiana nos fornece inúmeros e lamentáveis exemplos dessa realidade ideológica encarnada na figura do “abjeto”. Esta comunicação tem como finalidade fazer uma crítica a essa pedagogia heterossexista tendo como base a teoria queer e o seu horizonte de uma escola mais pluralista e, de uma criança, um futuro adulto mais tolerante.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2013-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5578Sapere Aude; v. 4 n. 7 (2013): DOSSIÊ DESCONSTRUÇÃO E ALTERIDADE: DIÁLOGOS COM JACQUES DERRIDA; 501-505Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 4 No 7 (2013): DOSSIÊ DESCONSTRUÇÃO E ALTERIDADE: DIÁLOGOS COM JACQUES DERRIDA; 501-5052177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5578/5513Nino, Aldones Jonas de LimaPiva, Paulo Jonas de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T02:52:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5578Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T02:52:43Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista |
title |
O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista |
spellingShingle |
O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista Nino, Aldones Jonas de Lima |
title_short |
O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista |
title_full |
O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista |
title_fullStr |
O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista |
title_full_unstemmed |
O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista |
title_sort |
O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista |
author |
Nino, Aldones Jonas de Lima |
author_facet |
Nino, Aldones Jonas de Lima Piva, Paulo Jonas de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Piva, Paulo Jonas de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nino, Aldones Jonas de Lima Piva, Paulo Jonas de Lima |
description |
A pedagogia tradicional é hegemonicamente heterossexista. A vivência escolar cotidiana nos fornece inúmeros e lamentáveis exemplos dessa realidade ideológica encarnada na figura do “abjeto”. Esta comunicação tem como finalidade fazer uma crítica a essa pedagogia heterossexista tendo como base a teoria queer e o seu horizonte de uma escola mais pluralista e, de uma criança, um futuro adulto mais tolerante. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5578 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5578/5513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sapere Aude; v. 4 n. 7 (2013): DOSSIÊ DESCONSTRUÇÃO E ALTERIDADE: DIÁLOGOS COM JACQUES DERRIDA; 501-505 Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 4 No 7 (2013): DOSSIÊ DESCONSTRUÇÃO E ALTERIDADE: DIÁLOGOS COM JACQUES DERRIDA; 501-505 2177-6342 2176-2708 reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MG |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MG |
institution |
PUC_MG |
reponame_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br |
_version_ |
1798042343300923392 |