O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nino, Aldones Jonas de Lima
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Piva, Paulo Jonas de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5578
Resumo: A pedagogia tradicional é hegemonicamente heterossexista. A vivência escolar cotidiana nos fornece inúmeros e lamentáveis exemplos dessa realidade ideológica encarnada na figura do “abjeto”. Esta comunicação tem como finalidade fazer uma crítica a essa pedagogia heterossexista tendo como base a teoria queer e o seu horizonte de uma escola mais pluralista e, de uma criança, um futuro adulto mais tolerante.
id PUC_MG-2_06de997acf2919b29a87b35046033821
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5578
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexistaA pedagogia tradicional é hegemonicamente heterossexista. A vivência escolar cotidiana nos fornece inúmeros e lamentáveis exemplos dessa realidade ideológica encarnada na figura do “abjeto”. Esta comunicação tem como finalidade fazer uma crítica a essa pedagogia heterossexista tendo como base a teoria queer e o seu horizonte de uma escola mais pluralista e, de uma criança, um futuro adulto mais tolerante.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2013-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5578Sapere Aude; v. 4 n. 7 (2013): DOSSIÊ DESCONSTRUÇÃO E ALTERIDADE: DIÁLOGOS COM JACQUES DERRIDA; 501-505Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 4 No 7 (2013): DOSSIÊ DESCONSTRUÇÃO E ALTERIDADE: DIÁLOGOS COM JACQUES DERRIDA; 501-5052177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5578/5513Nino, Aldones Jonas de LimaPiva, Paulo Jonas de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T02:52:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5578Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T02:52:43Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista
title O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista
spellingShingle O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista
Nino, Aldones Jonas de Lima
title_short O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista
title_full O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista
title_fullStr O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista
title_full_unstemmed O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista
title_sort O cotidiano escolar e os impactos da teoria Queer face à pedagogia heterossexista
author Nino, Aldones Jonas de Lima
author_facet Nino, Aldones Jonas de Lima
Piva, Paulo Jonas de Lima
author_role author
author2 Piva, Paulo Jonas de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nino, Aldones Jonas de Lima
Piva, Paulo Jonas de Lima
description A pedagogia tradicional é hegemonicamente heterossexista. A vivência escolar cotidiana nos fornece inúmeros e lamentáveis exemplos dessa realidade ideológica encarnada na figura do “abjeto”. Esta comunicação tem como finalidade fazer uma crítica a essa pedagogia heterossexista tendo como base a teoria queer e o seu horizonte de uma escola mais pluralista e, de uma criança, um futuro adulto mais tolerante.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5578
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5578/5513
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 4 n. 7 (2013): DOSSIÊ DESCONSTRUÇÃO E ALTERIDADE: DIÁLOGOS COM JACQUES DERRIDA; 501-505
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 4 No 7 (2013): DOSSIÊ DESCONSTRUÇÃO E ALTERIDADE: DIÁLOGOS COM JACQUES DERRIDA; 501-505
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042343300923392