A FUNÇÃO DA ANÁLISE OU DO CÁLCULO NA MUDANÇA DA RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2016v7n13p117 |
Resumo: | RESUMO: este artigo trata sobre o tema da transição entre a mathesis e o surgimento do sujeito através da inversão “copernicana” realizada por Kant durante a época moderna. Esta transição é central no livro As palavras e as coisas onde a preocupação com os objetos e seus signos, passa a ser uma preocupação a respeito do conhecimento do sujeito. Diante desse quadro, o foco principal da investigação remete ao cálculo matemático (a Análise) como o elemento metodológico que percorre ambas as fases. Este elemento metodológico é constatado tanto na época da mathesis, onde contribui para ordenar as coisas não-mensuráveis, quanto na época em que surge o sujeito, onde o cálculo contribui como um fator determinante da mudança. A conclusão mostra que a relação do homem com a natureza passa a ser de um mero leitor, a um sujeito ativo, provocador para que a natureza se mostre no que ela é. |
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A FUNÇÃO DA ANÁLISE OU DO CÁLCULO NA MUDANÇA DA RELAÇÃO SUJEITO-OBJETOmathesiscoisas não-mensuráveiscálculosujeitoRESUMO: este artigo trata sobre o tema da transição entre a mathesis e o surgimento do sujeito através da inversão “copernicana” realizada por Kant durante a época moderna. Esta transição é central no livro As palavras e as coisas onde a preocupação com os objetos e seus signos, passa a ser uma preocupação a respeito do conhecimento do sujeito. Diante desse quadro, o foco principal da investigação remete ao cálculo matemático (a Análise) como o elemento metodológico que percorre ambas as fases. Este elemento metodológico é constatado tanto na época da mathesis, onde contribui para ordenar as coisas não-mensuráveis, quanto na época em que surge o sujeito, onde o cálculo contribui como um fator determinante da mudança. A conclusão mostra que a relação do homem com a natureza passa a ser de um mero leitor, a um sujeito ativo, provocador para que a natureza se mostre no que ela é.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2016-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2016v7n13p11710.5752/P.2177-6342.2016v7n13p117Sapere Aude; v. 7 n. 13 (2016): DOSSIÊ: MICHEL FOUCAULT; 117-131Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 7 No 13 (2016): DOSSIÊ: MICHEL FOUCAULT; 117-1312177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2016v7n13p117/9730http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2016v7n13p117/15652Copyright (c) 2016 Sapere Aude - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Itamar SoaresMüller, Rafael2017-12-07T17:46:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12107Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2017-12-07T17:46:01Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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