Traços derridianos que se mesclam entre as linguagens artísticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5531 |
Resumo: | A propagação das interpretações de Jacques Derrida nas expressões artísticas contemporâneas é notória. Tais perspectivas são corroboradas por seu entusiasmo pela relação entre a filosofia e a literatura, que desafiou em larga medida as análises estéticas tradicionais. Nossa intenção é perceber a extensão desse diálogo em torno de linguagens como a cinematográfica e a musical. Esses aspectos aparecem em nossa exposição na medida em que valorizam a crítica de Derrida ao logocentrismo, à centralização cultural do Ocidente, bem como, sua intolerância a todo tipo de coerção e normatividade estética e ética.The propagation of Jacques Derrida’s interpretations into contemporary artistic expressions is notorious. Such perspectives are corroborated by his enthusiasm concerning both philosophy and literature, which challenged in a large extent the traditional aesthetic analysis. Our aim is to realize the extension of this dialogue around cinematographic and musical languages. These aspects appear in our exposition as they pointed value to Derrida’s criticism to the logocentrism, to the cultural centralization of the West, as well his intolerance to all kind of coercion and aesthetic and ethic normativity. |
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Traços derridianos que se mesclam entre as linguagens artísticasA propagação das interpretações de Jacques Derrida nas expressões artísticas contemporâneas é notória. Tais perspectivas são corroboradas por seu entusiasmo pela relação entre a filosofia e a literatura, que desafiou em larga medida as análises estéticas tradicionais. Nossa intenção é perceber a extensão desse diálogo em torno de linguagens como a cinematográfica e a musical. Esses aspectos aparecem em nossa exposição na medida em que valorizam a crítica de Derrida ao logocentrismo, à centralização cultural do Ocidente, bem como, sua intolerância a todo tipo de coerção e normatividade estética e ética.The propagation of Jacques Derrida’s interpretations into contemporary artistic expressions is notorious. Such perspectives are corroborated by his enthusiasm concerning both philosophy and literature, which challenged in a large extent the traditional aesthetic analysis. Our aim is to realize the extension of this dialogue around cinematographic and musical languages. These aspects appear in our exposition as they pointed value to Derrida’s criticism to the logocentrism, to the cultural centralization of the West, as well his intolerance to all kind of coercion and aesthetic and ethic normativity.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5531Sapere Aude; v. 4 n. 7 (2013): DOSSIÊ DESCONSTRUÇÃO E ALTERIDADE: DIÁLOGOS COM JACQUES DERRIDA; 300-307Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 4 No 7 (2013): DOSSIÊ DESCONSTRUÇÃO E ALTERIDADE: DIÁLOGOS COM JACQUES DERRIDA; 300-3072177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5531/5493Paz, Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T02:52:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5531Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T02:52:43Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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