Corrosão da racionalidade estética em Eurípides segundo O Nascimento da Tragédia de Nietzsche
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8642 |
Resumo: | A discussão pretende analisar elementos do estetismo de Nietzsche em O Nascimento da Tragédia e sua aplicação na leitura do prólogo da Medeia de Eurípides. Trata-se de apresentar as condições de possibilidade do intercâmbio entre os domínios da arte, da cultura e do humano propriamente dito através da apreensão dos fundamentos da realidade fenomênica pela via da experiência estética. O estético é a via de compreensão do humano e de suas contradições pacificadas e/ou negadas pela cultura no seu momento genético expresso na tragédia euripidiana. The discussion aims to examine elements of Nietzsche’s aestheticism in The Birth of Tragedy and its application in reading the prologue of Euripides' Medea. It presents the conditions of possibility of the exchange between the fields of art, culture and the human itself by seizing the fundamentals of phenomenal reality through aesthetic experience. The aesthetic is a way of understanding human and its pacified contradictions and / or denied by the culture in its genetic moment expressed in Euripidean tragedy. |
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Corrosão da racionalidade estética em Eurípides segundo O Nascimento da Tragédia de NietzscheA discussão pretende analisar elementos do estetismo de Nietzsche em O Nascimento da Tragédia e sua aplicação na leitura do prólogo da Medeia de Eurípides. Trata-se de apresentar as condições de possibilidade do intercâmbio entre os domínios da arte, da cultura e do humano propriamente dito através da apreensão dos fundamentos da realidade fenomênica pela via da experiência estética. O estético é a via de compreensão do humano e de suas contradições pacificadas e/ou negadas pela cultura no seu momento genético expresso na tragédia euripidiana. The discussion aims to examine elements of Nietzsche’s aestheticism in The Birth of Tragedy and its application in reading the prologue of Euripides' Medea. It presents the conditions of possibility of the exchange between the fields of art, culture and the human itself by seizing the fundamentals of phenomenal reality through aesthetic experience. The aesthetic is a way of understanding human and its pacified contradictions and / or denied by the culture in its genetic moment expressed in Euripidean tragedy.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2014-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8642Sapere Aude; v. 5 n. 10 (2014): DOSSIÊ METAFÍSICA E CONTEMPORANEIDADE; 203-222Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 5 No 10 (2014): DOSSIÊ METAFÍSICA E CONTEMPORANEIDADE; 203-2222177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8642/pdfSantos Filho, Andrelino Ferreira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T03:04:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8642Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T03:04:50Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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