OBSERVAÇÕES SOBRE A SEMIÓTICA DE SANTO AGOSTINHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kilian, Carina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Molina, Jorge Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/14574
Resumo: Neste trabalho, analisamos diferentes aspetos do conceito de signo em Santo Agostinho. Primeiramente, dissertamos sobre os sentidos que Agostinho outorgou ao termo “signo”. Depois, nos debruçamos sobre o diálogo Do Mestre, mostrando que esse contém uma teoria sobre a linguagem como sistema de signos da qual se conclui a impossibilidade de aprender ou ensinar por meio de palavras. A seguir, voltamos a Da doutrina cristã e mostramos como Agostinho, unificando diversas tradições que se ocuparam dos signos (lógico-semântica, retórica e hermenêutica) desenvolveu uma teoria geral sobre eles, dentro da qual, a linguagem verbal aparece como um sistema de signos ao lado de outros códigos semióticos como os dos gestos e das pinturas, mas que possui, no entanto, um poder de expressão maior. Por fim, exploramos, também em Da doutrina cristã, as relações entre a Semiótica contida nessa obra e a Hermenêutica dos textos sagrados, com destaque para as figuras de linguagem, tendo em vista que Santo Agostinho foi também professor de Retórica. Como resultado, observamos que Santo Agostinho foi o primeiro autor latino que se ocupou da palavra como signo, inaugurando a Semiótica no Ocidente, embora sem uma nomenclatura detalhada acerca dos conceitos que envolvem a linguagem como conhecemos hoje.
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