PODEMOS APRENDER COM A CONCEPÇÃO DE “SAÚDE DA ALMA” DE PLATÃO E A DE EPICURO?
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/26321 |
Resumo: | A filosofia de Platão e a filosofia de Epicuro florescem em contextos históricos distintos. Por terem abordado a “saúde da alma (psykhé)” em textos que herdamos, buscaremos explicitar o significado filosófico de saúde da alma apresentado por esses dois Filósofos. Em diálogos como República, Timeu e As Leis, Platão faz uma correlação entre Psicologia, Ética e Política e demonstra que, por meio da educação de cidadãos e governantes, do direcionamento de cada um dos três princípios da psykhé humana (apetitivo, irascível, racional) ao estado de excelência na alma, a virtude pode ser conquistada, o que será designado como saúde tanto para o indivíduo, como para a vida ético-política. Em um de seus textos, Carta a Meneceu, Epicuro propôs uma terapêutica para a saúde da alma, um exercício de tomada de consciência das várias afecções psíquicas para a aquisição do autodomínio e da boa capacidade de agir. Em ambos os Filósofos, o exercício do discernimento sobre as causas (racionais e irracionais) de nossas escolhas é condição para a conquista de um estado de saúde, equilíbrio, resistência. Pensar com os gregos, nesse momento histórico de pandemia e crise, é identificar como reagimos diante de tal realidade e como podemos agir diante dela. |
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PODEMOS APRENDER COM A CONCEPÇÃO DE “SAÚDE DA ALMA” DE PLATÃO E A DE EPICURO? Platão. Epicuro. Filosofia Antiga. Psicologia. Saúde. Educação.A filosofia de Platão e a filosofia de Epicuro florescem em contextos históricos distintos. Por terem abordado a “saúde da alma (psykhé)” em textos que herdamos, buscaremos explicitar o significado filosófico de saúde da alma apresentado por esses dois Filósofos. Em diálogos como República, Timeu e As Leis, Platão faz uma correlação entre Psicologia, Ética e Política e demonstra que, por meio da educação de cidadãos e governantes, do direcionamento de cada um dos três princípios da psykhé humana (apetitivo, irascível, racional) ao estado de excelência na alma, a virtude pode ser conquistada, o que será designado como saúde tanto para o indivíduo, como para a vida ético-política. Em um de seus textos, Carta a Meneceu, Epicuro propôs uma terapêutica para a saúde da alma, um exercício de tomada de consciência das várias afecções psíquicas para a aquisição do autodomínio e da boa capacidade de agir. Em ambos os Filósofos, o exercício do discernimento sobre as causas (racionais e irracionais) de nossas escolhas é condição para a conquista de um estado de saúde, equilíbrio, resistência. Pensar com os gregos, nesse momento histórico de pandemia e crise, é identificar como reagimos diante de tal realidade e como podemos agir diante dela.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2632110.5752/P.2177-6342.2021v12n23p41-53Sapere Aude; v. 12 n. 23 (2021): FILOSOFIA E SAÚDE; 41-53Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 12 No 23 (2021): FILOSOFIA E SAÚDE; 41-532177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/26321/18400Copyright (c) 2021 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Maria Dulce2022-02-11T14:04:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26321Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2022-02-11T14:04:23Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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